O melhor pedaço da Maçã.
Cafeteira Nespresso Prodigio

Review: Nespresso Prodigio, uma cafeteira conectada

colaborou: Eduardo Marques

Publicidade

Eu amo café há mais tempo do que consigo lembrar. Não dispenso um bom café com leite logo pela manhã e é raro não tomar um espresso após o almoço e o jantar. Por vontade tomaria ainda mais, mas considero essa uma boa quantidade diária para o meu consumo.

Há cerca de cinco anos, adquiri a minha primeira Nespresso numa viagem aos Estados Unidos — uma Pixie vermelhinha que até hoje funciona muito bem, obrigado, e atualmente vive na casa dos meus pais. Isso porque sou agora o feliz dono de uma Prodigio, o primeiro modelo conectado da marca.

YouTube video

Publicidade

Pode ser um pouco “inusitado” o review de uma cafeteira num site como o MacMagazine, mas o fato de ela se comunicar com um app para iOS torna a coisa bem interessante para nós.

A cafeteira

A cor vermelha da minha antiga Pixie certamente dava um charme especial ao buffet aqui de casa, mas a Prodigio não faz feio no design. A minha é na cor Titânio (Titan), mas ela também possui um modelo Prata (Silver) — que, além da cor diferente, também conta com um bico frontal um pouco diferente.

A Nespresso também comercializa uma versão um pouco mais cara chamada Prodigio&Milk, a qual vem com um Aeroccino integrado para quem curte cappuccinos, lattes machiattos, etc.

Publicidade

A base para apoio da xícara é toda em plástico preto, o que disfarça bem os respingos de café. Ela também pode ser facilmente levantada para o posicionamento de recipientes maiores (como as canecas que vendemos na MM Store), caso necessário.

Cafeteira Nespresso Prodigio

A parte superior não poderia ser mais simples: três botões de quantidade (lungo, espresso e ristretto — variam de 25mL a 110mL) e uma alavanca de metal para abrir/fechar o compartimento da cápsula. Não há botão de liga/desliga; basta apertar um dos botões ou abrir o compartimento que ela liga automaticamente; após 9 (ou 30, configurável) minutos de inatividade, ela desliga1Se quiser, você pode apertar ao mesmo tempo os botões de café lungo e espresso para desligá-la imediatamente — antes dos 9/30 minutos..

O tempo de aquecimento estimado é de até 25 segundos, o que não é muito diferente da minha Pixie. Mas a Prodigio faz bem menos barulho ao preparar o café, o que é um ótimo ponto positivo. E, quando termina, ela mesma descarta automaticamente a cápsula.

O reservatório de água comporta aproximadamente 800mL e é rotativo. Você pode mantê-lo centralizado bem atrás da cafeteira ou um pouco deslocado para qualquer um dos lados, para acesso facilitado. Isso também serve para direcionar melhor o cabo de energia que fica enrolado debaixo dela.

Publicidade

Como toda máquina Nespresso, na caixa da Prodigio você ganha um kit de 16 cápsulas para conhecer os vários grand crus oferecidos por ela. A qualidade do café, obviamente, é padrão Nespresso. Quem gosta, como eu, não irá se decepcionar.

O app


Ícone do app Nespresso
Nespresso de Nespresso
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 5.34.4 (117 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app NespressoScreenshot do app NespressoScreenshot do app Nespresso

O app oficial da Nespresso está disponível na App Store há anos, muito antes de a Prodigio ser lançada. Mas estranhamente foi só agora, com a máquina em casa, que eu conheci ele.

A área “Minha Máquina” é apenas uma pequena parte do aplicativo. A sua tela inicial traz notícias relacionadas à marca, há um localizador de boutiques embutido, você pode fazer pedidos diretamente por ele (tanto de cápsulas quanto de máquinas e acessórios) e ainda conferir todo o histórico da sua conta. Muito bacana e completo.

Ah, uma ótima dica: se você fizer o pedido de cápsulas pelo app, ele é faturado na hora e o seu pedido é despachado bem rápido, normalmente um dia após a compra; já pelo site, muitas vezes o processo pode demorar até 72 horas para ser concluído e o seu pedido ser efetivamente enviado.

Tocando no ícone localizado no canto superior direito do app, você obtém informações sobre a(s) sua(s) máquina(s). Qualquer uma pode ser registrada/incluída nessa área, mas só a Prodigio conta com recursos especiais de conectividade.

O emparelhamento via Bluetooth não poderia ser mais simples: só ligar a máquina, tocar no botão “Emparelhar uma máquina Nespresso com conectividade” (no app) e aguardar alguns segundos. Depois, você só precisa responder algumas perguntas rápidas num assistente inicial de configuração — incluindo informar a dureza da sua água (na caixa da máquina vão dois medidores para isso) e a quantidade de cápsulas que você possui.

A partir daí, a Prodigio fará o seu gerenciamento de cápsulas (e você pode ser notificado quando o seu estoque estiver inferior a 10, 15, 20, 25, 30, 35 ou 40 cápsulas) bem como lhe informará se houver algo de errado com a água (nível baixo, necessidade de descalcificação ou dureza imprópria).

E aqui vai a minha primeira crítica: achei superlegal a ideia de a máquina me informar quando devo pôr mais água, porém a coisa não funciona como deveria. Pelo que percebi, a máquina só avisa se estiver mesmo sem água, enquanto na minha opinião o certo seria ela alertá-lo a partir do momento em que não houver mais água suficiente para um lungo2Quem sabe isso possa ser corrigido com um update do app, mas não tenho tanta esperança já que provavelmente depende de um sensor (hardware) diferente do que equipa a Prodigio..

O outro recurso “conectado” que à primeira vista parece sensacional é o de preparar cafés remotamente. Você pode fazer isso no exato momento em que estiver mexendo no app ou agendar um horário futuro (independentemente do tamanho do café). O problema, claro, é que para isso funcionar você precisa ter a cápsula inserida na máquina e uma xícara posicionada. Considerando que a Nespresso também não irá levar o café até onde você estiver, é uma funcionalidade um tanto descartável. Na prática, ao fazer o café pelo app, o que você economiza são os ~25 segundos que ela demora para aquecer.

Por outro lado, para quem for usar isso eventualmente a boa notícia é que a máquina não precisa estar ligada para isso funcionar. Além disso, o contador de cápsulas é sempre atualizado mesmo se você não prepara o café usando o app.

Conclusão

Para mim certamente passar da Pixie para a Prodigio foi uma boa evolução. Tenho agora uma máquina mais silenciosa, automatizada, conectada e com a opção de preparar cafés ristretto — que não dispunha antes.

Cafeteira Nespresso Prodigio

Acho toda a ideia de ela se comunicar com o app fantástica, mas certamente há pontos a se evoluir. Eu preferiria, por exemplo, que pudesse cadastrar minhas cápsulas por tipo, para um gerenciamento ainda mais preciso — o grande problema, aqui, está na forma como a máquina faria o cálculo de qual café foi feito.

Preciso notar aqui, também, que o formato de tomada da cafeteira é o padrão de três pinos brasileiro porém de 20A (mais grosso). A tomada que fica atrás do meu buffet já era no padrão “novo”, mas de 10A. Porém é uma troca simples3Se a fiação da sua casa ou do seu apartamento for adequada. e, na minha opinião, necessária — melhor do que correr o risco de usar um adaptador para isso, e eles nem são tão fáceis de se achar por aí.

A Nespresso Prodigio é comercializada no Brasil por R$850, em ambas as cores Titan e Silver. Já a versão Prodigio&Milk sai por R$1.000.

Notas de rodapé

  • 1
    Se quiser, você pode apertar ao mesmo tempo os botões de café lungo e espresso para desligá-la imediatamente — antes dos 9/30 minutos.
  • 2
    Quem sabe isso possa ser corrigido com um update do app, mas não tenho tanta esperança já que provavelmente depende de um sensor (hardware) diferente do que equipa a Prodigio.
  • 3
    Se a fiação da sua casa ou do seu apartamento for adequada.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Outro hacker se declara culpado no caso de invasão a contas do Google/iCloud que culminou no vazamento de fotos de celebridades nuas

Próx. Post

Dica: como mostrar o tamanho de pastas na visualização por Lista do Finder

Posts Relacionados