O melhor pedaço da Maçã.

Apple contrata executivo da BlackBerry para trabalhar no “Projeto Titan”; novo foco também seria inteligência artificial de auto-condução

Mais um dia, mais notícias diretamente dos autódromos de Cupertino — que provavelmente ainda não existem, mas se o ritmo por lá estiver semelhante ao da máquina de rumores, certamente existirá em breve.

Publicidade

Mockup/render 3D do "Apple Car"

A última novidade no “Projeto Titan”, cortesia da Bloomberg, é a contratação de Dan Dodge (não, não confunda com a famosa montadora americana homônima), fundador e CEO da QNX, empresa responsável por desenvolver o sistema operacional de mesmo nome que equipou — e ainda equipa até hoje — os sistemas de controle de uma série de carros das mais diversas marcas. Em 2010, a QNX foi comprada pela Research In Motion BlackBerry e desde então Dodge vinha ocupando um alto cargo na então criada divisão de tecnologias automotivas por lá.

Dodge vem, relata-se, para integrar a equipe de alto nível que Bob Mansfield, recentemente reintegrado à Apple, está montando para dar uma reviravolta completa no projeto do “Apple Car” e finalmente fazer as coisas andarem, no maior estilo Jobsiano. Outro nome que desembarcou recentemente em Cupertino para juntar-se à iniciativa vingadores é o de Todd Gray, ex-Ford.

Publicidade

Segundo a reportagem, uma série de veteranos da Apple estão sendo recrutados para liderar diferentes frentes de desenvolvimento do projeto: John Wright na equipe de software, Benjamin Lyon liderando um grupo dedicado aos sensores e D. J. Novotney responsável pelo time de engenheiros de hardware.

Falando em “Apple Car”, aliás, um outro detalhe da matéria da Bloomberg merece atenção: supostamente, um dos focos da nova direção do projeto é um sistema de auto-condução, nos mesmos moldes (ou quem sabe até mais além) do polêmico Autopilot, da Tesla.

Apesar de isso não significar que o projeto do carro próprio da Maçã estaria sendo descartado, uma investida destas certamente traria um leque de opções à empresa: usar a inteligência artificial no seu automóvel ou, caso os planos venham a mudar daqui para 2021, lançá-lo em parceria com alguma outra montadora. É sempre bom cercar-se de cuidados, afinal.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aparentemente, as táticas de negociação “linha-dura” da Apple a impediram de construir um serviço de TV online

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: PicShop HD, Tadaa SLR, Run In Crowd e mais!

Posts Relacionados