O sucesso mundial do jogo Pokémon GO foi realmente assustador. Para alguns, a febre só contribuiu: movimentou a App Store e a Play Store (se tornando o app mais rentável), motivou muitos jogadores a saírem de casa e socializar (quando isso era um mega desafio) e até aumentou as visualizações de muitos canais no YouTube só por falarem dos monstrinhos. Quem aí não caçou o anime para ver no Netflix? 😝
Já na esfera da tecnologia, parece que esse fenômeno atrapalhou um pouco o “andar da carruagem”. Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat — entre outros — ficaram preocupados com o tempo que os usuários permaneciam no jogo e não em seus aplicativos. Mas, ao que parece, eles já podem respirar aliviados. De acordo com dados do Axioma Capital Management publicados pela Bloomberg, o número de usuários ativos mundialmente, assim como o de engajamento, tem diminuído neste mês de agosto.
Como os gráficos acima mostram, este mês já mostra uma certa queda — ainda que o total seja bastante expressivo. O analista sênior Victor Anthony declara que, se esse declínio continuar, vai afetar não só a viabilidade e a popularidade do jogo mas também a procura por realidade aumentada em geral, como mostra no gráfico abaixo retirado do Google Trends.
Apesar do que indica o analista, como bem lembrou o MacRumors, muitos (e me arrisco dizer “a maioria”) dos jogadores sequer utilizam a realidade aumentada presente no jogo por deixá-lo lento e consumir muito dados/bateria do celular.
Como já citamos no MacMagazine no Ar #194, a queda era até esperada, mas isso não significa que ele não continuará com um grande público.
Pessoalmente, eu acredito que o aplicativo tem muito potencial para ser uma montanha-russa: a cada nova e grande atualização, ele escala ao topo de novo. Até porque, não podemos ignorar que o anime já tem quase 20 anos e para lá de 700 monstrinhos (já no jogo, temos atualmente menos de 150 disponíveis)!
Que venham as atualizações — e haters gonna hate. 😎