O melhor pedaço da Maçã.

O que é um produto da Apple recondicionado (refurbished), quais as vantagens e como comprar?

Ainda que as coisas estejam melhorando aqui no Brasil (com a “estabilização” do dólar, algumas quedas de preços…), comprar um produto Apple em nosso país não é algo fácil. Por isso, muito acabam aproveitando uma oportunidade de uma viagem — ou a de um familiar/amigo — para comprar no exterior e economizar bastante.

Publicidade

Mas você sabia que, mesmo comprando lá fora, ainda existe uma forma de comprar produtos da Apple com um bom desconto? Pois então eu lhe apresento os produtos remanufaturados (mais conhecidos como recondicionados ou, em inglês, refurbished) da Apple.

Você sabe o que é isso? De acordo com o dicionário, um produto remanufaturado é aquele que se submete a uma desmontagem, limpeza e reparação/substituição de componentes para, posteriormente, ser novamente montado e testado (para voltar ao mercado).

Apple Certified Refurbished

Família de Macs

Muitas vezes, ficamos desconfiados em comprar produtos eletrônicos recondicionados por conta da qualidade no programa de controle das empresas (alguns produtos com defeitos cosméticos, por exemplo, poderiam passar batidos e serem colocados à venda normalmente). No caso da Apple, porém, a empresa afirma com todas as letras que isso não é o caso.

Publicidade

Segundo a Apple, todos os produtos remanufaturados passam por testes completos (incluindo de burn-in); ao descobrir alguma falha, a peça em questão é devidamente identificada e trocada por uma nova; após isso, novos testes são feitos e, se tudo estiver certo, o produto é cuidadosamente limpo, inspecionado e reembalado (incluindo manuais apropriados, cabos, novas caixas, etc.).

Todos os produtos incluem o software operacional originalmente fornecido com a unidade, ganham um novo part number e número de série. Após isso, o produto é colocado em uma inspeção final de QA (quality assurance, garantia de qualidade) e então adicionado ao estoque para venda. Ainda segundo a Apple, os procedimentos de remodelação seguem as mesmas orientações técnicas básicas dos produtos novos, comercializados nas lojas.

Publicidade

Resumindo, imagine o seguinte cenário: você acaba de comprar um MacBook novo e, ao chegar em casa, repara que a tela do notebook está com uma fileira de pixels completamente queimada/apagada. O que você faz? Volta à loja da Apple e troca o MacBook por um novo, é claro. Mas o que a Apple faz com esse MacBook novinho que está com defeito? É aí que entra em cena o mercado refurbished da Maçã. Ela pega esse produto, faz os testes mencionados acima, troca a peça defeituosa e coloca o MacBook novamente à venda. A diferença é que, por não ser um produto novo e sim remanufaturado, ela oferece um bom desconto nele.

Como e por que comprar?

Esses produtos recondicionados são vendidos pela loja online da empresa; no Brasil, apesar de existir uma página dedicada à venda desses produtos, eu particularmente nunca vi nada sendo ofertado nela. Já na pagina americana as ofertas são abundantes, com descontos variados (atualmente de 11% a 38%). E, levando em conta que estamos falando do preço em dólar, o valor final do produto pode ficar muito interessante!

Ao comprar um produto remanufaturado, você tem duas opções: 1. mandar entregar o produto em algum endereço de sua escolha; ou 2. escolher a opção de buscá-lo em alguma loja (o que facilita bastante as coisas para quem está viajando e não quer se preocupar com entregas em hotel, por exemplo). Esses produtos, porém, ficam em um estoque específico da Apple e, por isso, não é possível buscá-los em uma determinada loja no dia da compra. É preciso se planejar e adquirir o produto com uma certa antecedência para dar tempo de ele ser enviado à loja em questão (normalmente uns três dias).

Por ser o destino mais comum entre brasileiros, utilizei o exemplo da loja online americana. Mas é interessante saber que a Apple comercializa produtos remanufaturados em diversos países. São eles: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Hong Kong, Irlanda, Itália, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Países Baixos, Reino Unido, Singapura, Suíça e Taiwan.

Estoque

Essas ofertas, obviamente, variam muito de acordo com o que a Apple recebe (devolução) de clientes. Dificilmente você verá produtos recém-lançados à venda na página de recondicionados — normalmente eles começam a ser oferecidos pela Apple após alguns meses. É bastante comum, também, vermos gerações de produtos atuais sendo comercializadas ao lado de produtos mais antigos, de gerações passadas (então é bom ficar atento para ver se você está mesmo escolhendo o produto que deseja).

Produtos disponíveis

iPhone 6s com Apple Watch Sport nas cores ouro rosé

Se você está buscando iPhones ou Apple Watches remanufaturados, não vai encontrar. Ao menos não oficialmente, sendo comercializados pela Apple — falaremos mais sobre isso em um outro artigo. Os recondicionados englobam apenas Macs e acessórios, iPads, iPods e Apple TVs.

Embalagem e garantia

Vale notar que a caixa dos produtos remanufaturados são diferentes das tradicionais, que acompanham os produtos novos. Elas normalmente são todas brancas, com o nome do produto e com o selo “Apple Certified Refurbished”. Tirando isso, porém, estamos falando praticamente de um produto novo, com garantia de um ano — e, caso você queria, é possível ainda adquirir a garantia estendida da Apple (AppleCare) normalmente.

·   ·   ·

Você pode até não confiar na palavra da empresa e ficar um pouco desconfiado, mas acredite: se você encontrar o produto com as características que deseja e ele estiver com um desconto interessante, pode comprar sem medo! Falo com a propriedade de quem já teve um MacBook Pro com tela Retina remanufaturado e não teve *nenhum* problema com a máquina. 😊

Caso alguma dúvida sua sobre produtos remanufaturados não tenha sido respondida no artigo, use e abuse dos comentários abaixo!

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple lidera ranking de satisfação dos computadores pessoais pelo 13º ano consecutivo, mas a Samsung está na sua cola

Próx. Post

App Store do iMessage já tem mais de 1.650 aplicativos; 75% deles, stickers

Posts Relacionados