iPhones 7/7 Plus oferecem uma alternativa via software caso o botão de Início quebre


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
17/10/2016 às 19:22

O botão de Início (Home) dos iPhones 7/7 Plus é, sem dúvida, uma grande novidade de engenharia. Para o usuário pouco mudou, com exceção de uma coisa: quando você aperta/pressiona o botão, não há movimento físico; o que temos é um feedback do motor de vibração do iPhone (Taptic Engine) para simular esse clique — exatamente a mesma coisa que temos nos trackpads da Apple (presente no MacBook, no MacBook Pro e no Magic Trackpad 2).

Por dentro, porém, estamos falando de algo completamente novo — principalmente por não termos mais tantas peças móveis, o que ajuda a garantir a resistência à água do aparelho. De tabela, como temos um número menor de peças, o botão de Início conta com uma maior robustez, o que com certeza evita quebras. Isso não quer dizer, porém, que ele é imune a problemas.

Um usuário dos fóruns do MacRumors, por exemplo, notou que o seu iPhone 7 reiniciou do nada, de forma automática, enquanto estava recarregando. Ao ligar, ele se deparou com a seguinte mensagem:

Botão de Início na tela do iPhone

O Botão de Início Pode Precisar de Reparo
Enquanto isso, você pode usar o botão de Início abaixo na tela.

Como o feedback tátil do aparelho não estava funcionando direto, automaticamente o sistema operacional identificou isso e tratou de oferecer uma alternativa (via software) para o botão de Início.

Muitos de vocês devem conhecer essa “bolinha” no meio da tela: trata-se do AssistiveTouch, um recurso que pode ser ativado em Geral » Acessibilidade. Digo que muitos devem conhecer pois, num passado distante, usuários de iPhones 4 sofreram com problemas no botão de Início do iPhone e tiveram que usar o AssistiveTouch para contornar a situação até que o botão fosse reparado. Pois é basicamente isso o que a Apple está fazendo agora, só que de forma automática: se o sistema identificar um problema no botão, oferece a alternativa acima até que tudo seja resolvido.

Mais do que isso: como agora temos um botão de Início capacitivo que não se movimenta (tudo o que temos é um feedback tátil do Taptic Engine), a resposta que temos ao utilizar esse botão na tela é exatamente a mesma — com exceção da ausência do sensor de reconhecimento de impressões digitais, é claro.

Vale notar que muitas pessoas utilizam o AssistiveTouch atualmente de forma desnecessária, apenas para evitar uma possível quebra do botão de Início (algo que dificilmente acontecerá com modelos pós-iPhone 4, já que a Apple tratou de corrigir esse defeito).

Conceito de iPhone sem botão de Início

Ao menos de acordo com os rumores, o iPhone 7 será o último modelo do smartphone da Apple com a presença de um botão de Início. A ideia, segundo o que andam dizendo por aí, é que esse botão/sensor de impressões digitais seja levado para a tela do aparelho, permitindo um design muito mais interessante (sem margens, com o display ocupando praticamente toda a parte frontal).

Posts relacionados
Comentários
  • Lucas Henrique

    Muito bom!

  • Não faz nenhum sentido esse rumor informado no final. Para quê lançar um home button totalmente novo agora para sair de linha em 1 ano? Nada a ver.

  • João Vianini

    Na verdade faz muito sentido. Ao que parece, esse botão home novo é um teste para a coisa final que vai vir ano que vem. Desse jeito, a transição ainda fica mais suave.

  • Pleno século 21 e ainda há problemas nos botões dos iPhones

  • Cássio Teixeira

    Mas o iPhone foi lançado no século XXI…

  • Cássio Teixeira

    Exatamente

  • Mero detalhe…

  • ricardopilatti

    Interessante pensar nas tecnologias que a Apole usa hoje em dia como o novo botão e o 3D Touch, não deve ser tão difícil pra ela incrementar essa possível novidade de um botão Home diretamente na tela. Só acho que o botão vem a ser uma “marca registrada” dos iPhones.

    Ontem fui no shopping e acabei entrando na loja da Samsung e dando uma olhada no Galaxy S7 Edge. Que smartphone bonito! Que tela! Achei incrível aquela tela curva. O visual do iPhone 6/6s/7 com o detalhe do vidro da tela que se junta com o resto do corpo do aparelho já é lindo e lembra uma tela curva, imaginem se ela fosse realmente curva, com continuidade da tela. Que fantástico!

    Mas sinceramente, eu acho desnecessário uma possível tela ocupando toda a frente. E aquele buraco de fone, os sensores e a câmera frontal também? Sério, nada a ver!

  • Vc não entendeu minha ironia kkkkkkk

  • Carlos Eduardo Coradini

    Botão é a coisa mais antiga que pode existir nos dias atuais

  • Diogo Amaral

    Eu espero que as telas nunca sejam curvas e que as bordas sempre continuem! Não gosto do meu dedo atrapalhando o que eu vejo… e na margem do jeito que está, já me incomoda bastante…

  • Cloud_edge

    Acho muito limitado a pessoa pensar que o Botão Home passou a ser capacitivo por conta que o iPhone passou a ser a prova D’Água
    Pensar assim porque o Power / Volume + e – / Silenciar… também não são capacitivo
    E qual a mágica dos Galaxys que tem o Botão de Início Mecânico e a prova D’Água ?

  • cesar 1989

    RT. Bordas Edge só são bonitas. Manuseio Horrível

  • Jeferson Santos

    Só um reparo: exceção é com “ç”…

  • Mubarak Nunes Machado

    Ele só quis descontrair. Kkkkk.

  • Mubarak Nunes Machado

    No dia-a-dia, o uso da tela curva ainda não atingiu seu potencial. O resultado é um aparelho bonito (muito, por sinal) e uma experiência de usuário bem limitada. A Samsung ainda não acertou a mão nisso.

  • Paulo Fonseca

    Eu acho que é só uma introdução ao que vem por aí: ausência do botão.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: