O melhor pedaço da Maçã.

Vendas de Macs continuam a cair enquanto a Apple faz vista grossa para suas atualizações

Se os números divulgados na semana passada por duas firmas de análise diferentes não forem o suficiente para convencer a Apple de que já passou da hora de botar a mão na massa e dar um pouquinho de muito-necessitada atenção à sua linha de computadores, eu não sei mais o que vai. A Gartner e a IDC divulgaram seus relatórios periódicos do mercado de computadores pessoais e a Maçã, como clara consequência do descaso com os Macs, está perdendo ainda mais terreno.

Publicidade

Análise do mercado de computadores pessoais no terceiro trimestre de 2016

De acordo com ambas as empresas, a Apple despachou globalmente 5 milhões de Macs no terceiro trimestre de 2016, uma queda de mais ou menos 13,4% em relação às 5,4 (segundo a Gartner) ou 5,8 milhões de unidades (segundo a IDC) enviadas no mesmo período do ano passado.

Com isso, dados da Gartner mostram que a gigante de Cupertino mantém um desonroso quinto lugar no market share mundial do segmento — a porcentagem, entretanto, caiu de 7,8% para 7,2%, atrás de Lenovo (20,9% e 14,4 milhões de computadores despachados), HP (20,4%), Dell (14,7%) e ASUS (7,8%).

Análise do mercado de computadores pessoais no terceiro trimestre de 2016

Concentrando-se apenas no mercado dos Estados Unidos, a Apple continua com o quarto lugar em participação, mas foi a única das cinco principais empresas a cair na comparação ano-a-ano: se em 2015 ela detinha 14,3% do segmento, agora são 12,9%, com aproximadamente 2 milhões de Macs enviados para os EUA no último trimestre. Desta forma, a Maçã fica atrás de HP (29,7% do mercado e 4,7 milhões de PCs despachados), Dell (24%) e Lenovo (14,1%), mas à frente da ASUS (5,1%).

Publicidade

Considerando o segmento como um todo, as vendas de computadores caíram 5,7% na comparação ano-a-ano do último trimestre, marcando a oitava queda consecutiva de um ramo que cada vez mais dá sinais de estagnação — vejam bem, a culpa é principalmente da Apple, mas não é da Apple. É bom notar que estes dados referem-se apenas a computadores propriamente ditos, sem levar em conta os despachos de tablets.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple atualiza sua lista de produtos clássicos/obsoletos, adicionando itens como o iPhone 4

Próx. Post

Apple está testando deixar produtos sem travas de segurança em suas lojas

Posts Relacionados