O melhor pedaço da Maçã.

iPhones 7/7 Plus de 32GB se mostram mais lentos do que os modelos com maior capacidade

Há alguns dias, o GSMArena publicou um teste que causou muito alvoroço pela internet. Resumidamente, eles mostraram que o iPhone 7 de 32GB era menos veloz do que um iPhone 7 de 128GB ou 256GB. Os comentários variavam, alguns culpando o app responsável pelo benchmark enquanto outros falando que a Apple utiliza peças mais baratas com um preço alto e coisas do tipo. O real motivo apareceu, mas as pessoas continuavam se perguntando o quão ruim isso poderia ser e o que poderia afetar na vida da usuário.

Publicidade

Para os céticos de plantão, o YouTuber Lew Hilsenteger, do canal Unbox Therapy, fez testes com dois iPhones 7 (um de 32GB e outro de 256GB) e constatou o mesmo problema. Confira o vídeo:

YouTube video

Primeiramente, Hilsenteger testou a performance dos dois aparelhos com um app gratuito chamado PerformanceTest Mobile. Houve uma diferença no resultado de leitura, mas não foi tão drástica: o modelo de 32GB conseguiu 656Mbps e o de 256GB ficou com 856Mbps. Até aí, tudo bem. Já quando a velocidade de escrita foi testada, a diferença foi exorbitante: o aparelho de 32GB alcançou apenas 42Mbps contra 341Mbps do modelo de 256GB — ou seja, o modelo com a capacidade menor seria 8x mais lento!

Para muitos, talvez esses números não configurem nada. Então ele fez um teste real, de uma situação que o usuário poderia passar no dia-a-dia. Hilsenteger cronometrou o tempo que um filme demoraria para ser transferido de um MacBook para os iPhones em questão. O resultado foi um longo minuto de diferença: enquanto o MacBook transferiu todo o conteúdo (um filme em Full HD) para o iPhone 7 de 32GB em 3 minutos e 40 segundos, para o iPhone 7 de 256GB o tempo total foi de 2 minutos e 34 segundos.

O grande problema, aqui, é que os dois aparelhos deveriam ter a mesma velocidade pois a única coisa que os diferencia é o tanto de espaço para guardar arquivos — o que, teoricamente, não deveria afetar a performance. Será que a Apple está escondendo algo dos usuários? Bem, certamente os componentes internos não diferem de acordo com a capacidade, como alguns podem alegar, então qual seria o real problema?

O fato é que os SSDs1Solid-state drives, ou unidades de estado sólido. com capacidades menores de armazenamento tendem a ser, sim, mais lentos. Este processo é *normal* e acontece com todos os dispositivos — seja smartphone ou computador — que possuem SSD. Assim como foi explicado pelo How-To Geek, SSDs com mais capacidade têm um maior número de canais (os chips de memória flash NAND) que os de menor capacidade. Deste modo, os iPhones com uma capacidade maior são capazes de acessar mais canais em paralelo, o que torna a experiência mais veloz.

Por se tratar de um processo normal dos SSDs, não há necessariamente uma “culpa” da Apple — mesmo que seja uma situação meio chata. Porém, quando você for escolher um modelo para comprar, analise o que mais pesa para você: se é o bolso — quanto menor o armazenamento, menor o preço — ou a velocidade do aparelho.

[via MacRumors]

Notas de rodapé

  • 1
    Solid-state drives, ou unidades de estado sólido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 7, AirPods e novos fones da Beats são homologados pela Anatel

Próx. Post

Apple libera as quintas versões beta do iOS 10.1 e do macOS Sierra 10.12.1 [atualizado: tvOS 10.0.1 beta 4]

Posts Relacionados