Desenvolvedor encontra teclado específico para digitação com apenas uma mão nas entranhas do iOS


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
20/10/2016 às 16:08

Quem tem um iPhone Plus e não possui mãos enormes vai concordar comigo que digitar no aparelho utilizando apenas uma mão é uma tarefa árdua, demorada. Não é fácil fazer a ginástica de estender o dedão até as pontas para conseguir alcançar as extremidades do teclado virtual.

Existem algumas soluções de terceiros disponíveis na App Store, como o teclado da Microsoft, que tentam resolver esse problema. Mas convenhamos que se algo nativo não for implementado pela Apple, dificilmente a grande massa de usuários de iPhones Plus (ou até de iPhones com tela de 4,7 polegadas, no caso de pessoas que realmente têm as mãos pequenas) desfrutará de tal benefício.

O hack divertido de hoje (que está no iOS desde a versão 8, ao menos); o teclado do iOS tem um modo de uma mão esquerda/direita não utilizado. Ele é ativado por gestos na borda.

O desenvolvedor Steve T-S, que adora fuçar as entranhas do iOS, descobriu nesta semana algo muito curioso: um teclado criado especificamente para digitação com uma mão só (tanto esquerda quanto direta). De acordo com o desenvolvedor, esse recurso está presente do iOS desde a versão 8 (no mínimo) e seria ativado simplesmente fazendo um gesto na tela (puxando a borda esquerda/direita em direção ao centro do aparelho com o teclado normal ativado).

O vídeo abaixo mostra melhor o processo (ainda que utilizando o Simulator em um Mac, o que tornou a tarefa de ativar o teclado bem mais “complicada”).

O que esse teclado faz é concentrar/espremer as teclas em uma região onde o seu dedão consegue alcançar tudo de forma mais fácil. Como isso acaba criando uma área vazia no lado oposto, a Apple aproveitou e tratou de colocar alguns atalhos os quais atualmente ficam disponíveis quando estamos utilizando o teclado virtual no modo paisagem (já que, na horizontal, o teclado também ganha mais espaço).

Teclado escondido no iOS para digitar com apenas uma mão

Esse teclado, se Steve estiver certo, foi implementado pela Apple na época do lançamento dos iPhones 6/6 Plus, quando a empresa jogou a ideia de uma tela única de 4 polegadas pela janela e tratou de lançar os dois tamanhos que conhecemos hoje (4,7″ e 5,5″). Pelo visto ela sabia que muitos teriam problemas com digitação nos aparelhos e implementou algo nativo no sistema — sabe-se lá o motivo, porém, de esse teclado não ter sido disponibilizado (quem sabe a experiência nele não seja lá essas coisas…).

[via 9to5Mac]

Posts relacionados
Comentários
  • Carlos Muniz

    Canhoto também tem vez

  • Gabriel Guimarães

    por que a apple não ativou essa função, gente!?

  • hecnpo

    Provavelmente está trabalhando nessa função ainda.

  • Luis Gustavo

    porque vai lançar essa feature R E V O L U C I O N Á R I A no iphone 10 anos

  • Luis Gustavo

    a passos de tartaruga então… já existe isso a anos em outro sistema…..

  • Luis Gustavo

    não vai para os dois lados??? no outro sistema sim….

  • Jayme Prado

    Gostaria de ter essa função disponível, acabei de trocar meu 6 por um 6s Plus e o teclado está um pouco incômodo.

  • Alexandre Faryah

    Não consigo!!!

  • Isso já tem no Android acho que desde o 5. É uma função bastante útil e seria muito bem-vindo ao iOS em próximas atualizações!

  • Luiz

    Ainda quero a digitação por “desenho”, tipo Swype, no teclado nativo do iOS. #Aguardemos. hehe

  • Gabriel Guimarães

    deve ser mesmo, eles acharam melhor guardar essa função pq o ios10 já veio com função nova demais!!! ¬¬

  • Bruno Vieira

    Por favor Apple, implemente o “Swype” nesse teclado! Deslizar pra digitar é muito bom.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: