O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor encontra teclado específico para digitação com apenas uma mão nas entranhas do iOS

Quem tem um iPhone Plus e não possui mãos enormes vai concordar comigo que digitar no aparelho utilizando apenas uma mão é uma tarefa árdua, demorada. Não é fácil fazer a ginástica de estender o dedão até as pontas para conseguir alcançar as extremidades do teclado virtual.

Publicidade

Existem algumas soluções de terceiros disponíveis na App Store, como o teclado da Microsoft, que tentam resolver esse problema. Mas convenhamos que se algo nativo não for implementado pela Apple, dificilmente a grande massa de usuários de iPhones Plus (ou até de iPhones com tela de 4,7 polegadas, no caso de pessoas que realmente têm as mãos pequenas) desfrutará de tal benefício.

O hack divertido de hoje (que está no iOS desde a versão 8, ao menos); o teclado do iOS tem um modo de uma mão esquerda/direita não utilizado. Ele é ativado por gestos na borda.

O desenvolvedor Steve T-S, que adora fuçar as entranhas do iOS, descobriu nesta semana algo muito curioso: um teclado criado especificamente para digitação com uma mão só (tanto esquerda quanto direta). De acordo com o desenvolvedor, esse recurso está presente do iOS desde a versão 8 (no mínimo) e seria ativado simplesmente fazendo um gesto na tela (puxando a borda esquerda/direita em direção ao centro do aparelho com o teclado normal ativado).

Publicidade

O vídeo abaixo mostra melhor o processo (ainda que utilizando o Simulator em um Mac, o que tornou a tarefa de ativar o teclado bem mais “complicada”).

O que esse teclado faz é concentrar/espremer as teclas em uma região onde o seu dedão consegue alcançar tudo de forma mais fácil. Como isso acaba criando uma área vazia no lado oposto, a Apple aproveitou e tratou de colocar alguns atalhos os quais atualmente ficam disponíveis quando estamos utilizando o teclado virtual no modo paisagem (já que, na horizontal, o teclado também ganha mais espaço).

Teclado escondido no iOS para digitar com apenas uma mão

Esse teclado, se Steve estiver certo, foi implementado pela Apple na época do lançamento dos iPhones 6/6 Plus, quando a empresa jogou a ideia de uma tela única de 4 polegadas pela janela e tratou de lançar os dois tamanhos que conhecemos hoje (4,7″ e 5,5″). Pelo visto ela sabia que muitos teriam problemas com digitação nos aparelhos e implementou algo nativo no sistema — sabe-se lá o motivo, porém, de esse teclado não ter sido disponibilizado (quem sabe a experiência nele não seja lá essas coisas…).

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Kap é uma forma simples e funcional de capturar a tela do seu Mac

Próx. Post

Command-Tab Plus lhe ajuda a trocar de apps no macOS mais eficientemente

Posts Relacionados