O melhor pedaço da Maçã.

IBM já é a empresa com maior adoção de Macs do mundo, com mais de 90.000 unidades; anuncia seu primeiro app educativo para iOS

Vamos pensar neste título por um segundo, e em seguida voltar 32 anos no tempo para concluir: três décadas no mundo tecnológico equivalem a três milênios do mundo real, não é mesmo? O fato é que a IBM anunciou ontem que os frutos da parceria com a Apple vão muito bem, obrigado, e a empresa já é a maior do mundo em termos de adoção de Macs.

Publicidade

Apple e IBM

Em palestra na Jamf Nation User Conference, o vice-presidente de Workplace as a Service (WaaS) da IBM, Fletcher Previn, afirmou que a gigante da computação já emprega mais de 90.000(!) Macs ao redor da empresa, e o número chegará aos 100.000 antes do fim do ano — com isso, a IBM tem, de longe, a maior concentração de computadores da Apple no mundo empresarial. E, considerando que em outubro do ano passado este número estava na casa dos 30.000, podemos ver como as coisas estão andando a passos largos por lá.

Mas números por números não dizem muita coisa: a verdadeira satisfação da IBM é constatar que os Macs são muito mais baratos de manter e proporcionam uma experiência melhor aos seus empregados, como já foi constatado antes. Considerando todo o universo de produtos Apple pertencentes aos seus funcionários (ou seja, incluindo iPhones e iPads no bolo), o número de unidades chega a 217.000; ainda assim, uma equipe de apenas 50 pessoas presta suporte a todos esses produtos no mundo inteiro.

Publicidade

A coisa vai além: entre os tíquetes solicitando assistência técnica para PCs, 27% deles acabaram requerendo uma visita presencial dos profissionais; já no universo dos Macs, apenas 5% dos tíquetes apresentaram essa necessidade. E, aparentemente, os empregados também estão progressivamente aprendendo a se dar melhor com suas máquinas da Maçã: no primórdios da parceria, 7,6% dos 8.758 funcionários com Macs pediram assistência; em setembro passado, apenas 3,2% dos 85.000 funcionários equipados com eles precisam de ajuda do pessoal da TI.

No geral, a IBM precisa prestar suporte a Macs 104 vezes menos(!) que a máquinas com Windows. Dentro da companhia, 33% dos Macs já estão rodando o macOS Sierra, enquanto 47% estão no OS X El Capitan e outros 20% ainda permanecem com o OS X Yosemite.

Segundo Previn, um cálculo preliminar da IBM estimou que o custo de manter 100.000 Macs por quatro anos é três vezes menor que o de manter a mesma quantidade de PCs no mesmo período. Sorte deles, então, que 91% dos empregados estão satisfeitos com seus dispositivos Apple e menos de 1% trocaram seus Macs por PCs; mais sorte ainda constatar que 73% da força de trabalho quer que seu próximo computador seja um Mac. E na IBM do Japão, por exemplo, o Mac já se tornou o computador padrão — para receber uma máquina com Windows, é necessário abrir um pedido de exceção.

Publicidade

Imagina quando vierem os novos?

·   ·   ·

Outro fruto bem interessante da parceria da Apple com a IBM está sendo anunciado nesta semana: o aplicativo para iPad IBM Watson Element for Educators, o primeiro app educativo da iniciativa MobileFirst for iOS.

Publicidade

O aplicativo, destinado a professores, é dedicado a oferecer uma visão personalizada e holística dos seus estudantes, oferecendo informações que vão além da performance quantificada e entram em áreas como interesses, realizações e comportamento.

https://www.youtube.com/watch?v=WV3xuGXeYN4

É possível entrar com informações personalizadas que poderão ser compartilhadas com outros professores, permitindo um acompanhamento pessoal mais eficaz. Há ainda, no app, a ajuda da ferramenta cognnitiva Watson Enlight, da própria IBM, que ajudará os professores a criar materiais específicos para cada estudante com base no seu perfil.

O IBM Watson Element for Educators já está em uso numa escola do Texas, e a partir de agora passará a ser incluído no portfólio de ferramentas educacionais da Apple para ser oferecido a escolas no mundo inteiro. Interessante, não?

[via Apple World Today, 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Anatel homologa o iPhone 7 Plus e os diversos modelos de Apple Watches (Series 1 e Series 2)

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Life Cycle, dB Decibel Meter, Quicker Picker e mais!

Posts Relacionados