A Apple dedicou bons minutos da sua keynote hoje para a demonstração de uma nova versão do seu software profissional de edição de vídeos, o Final Cut Pro X — que integra-se muito bem com a Touch Bar do novo MacBook Pro para um processo simplificado de trabalho. (Ok, quando a poeira baixar vamos discutir mais profundamente a real utilidade desta barrinha — por enquanto, atenhamo-nos aos fatos.)
O fato é que a Apple acaba de liberar esta nova versão na Mac App Store, bem como updates para seus dois aplicativos complementares, o Motion e o Compressor.
Além da adição de controles dinâmicos contextuais na Touch Bar (para os felizardos que comprarem o novo MacBook Pro com ela, naturalmente), o Final Cut Pro 10.3 traz novidades como a Magnetic Timeline (linha do tempo magnética), onde é possível interagir com as diferentes formas de conteúdo — trilhas sonoras, efeitos, diálogo — destacando-as, atribuindo cores e símbolos a cada uma delas, ou arrastando-as para mudar o layout da edição.
Outras boas novas incluem uma leve remodelação da interface, que está um pouco mais escura e flat, com espaços de trabalho personalizáveis — inclusive através de múltiplos monitores —, além da adição de suportes a mais esquemas cromáticos. Também está incluída a capacidade de transmitir vídeo diretamente via Thunderbolt 3 e novos recursos como um novo tipo de transição (Flow) para a criação de jump cuts suaves.
O Motion 5.3 traz, também, integração com o Touch Bar e uma interface remodelada com suporte a novos esquemas cromáticos, além de melhorias no sistema de textos 3D e adição de pequenos novos recursos. Por fim, o Compressor 4.3 igualmente muda de leve a interface, um pouco mais escura, traz suporte à Touch Bar e novos esquemas cromáticos, além de vir com novas opções de exportação à iTunes Store.
O Final Cut Pro 10.3 já está disponível na Mac App Store pelos usuais US$300 para novos usuários, mas é uma atualização gratuita para quem já possui o software. Da mesma forma, o Motion 5.3 e o Compressor 4.3 já podem ser gratuitamente atualizados por quem já possui versões anteriores; novos usuários devem desembolsar US$50 por cada um deles.