O cabo do seu iPhone estragou? Entenda como funciona a garantia de acessórios da Apple!

Está circulando no Facebook uma matéria a qual fala que a Apple troca, gratuitamente, carregadores e cabos de clientes que estragaram. E se está na internet no Facebook é verdade, não é mesmo? Calma lá, meu povo. Não é bem assim!

Nós investigamos a fundo e tiramos todas essas dúvidas. Confira:

Acessórios e cabos possuem garantia?

Sim. De forma simples e direta, todos os acessórios (carregadores de notebooks, iPads e iPhones, cabos, fones de ouvido, teclados, mouses mice, etc.) também contam com garantia de um ano após a data da compra/ativação do produto.

Há, porém, dois cenários diferentes: aqueles acessórios que acompanham um produto (pensando em iPhone, por exemplo, temos o carregador de parede, os EarPods e o cabo Lightning/USB-A) e aqueles comprados individualmente (por exemplo, um cabo Lightning/USB-C ou um Magic Trackpad 2).

Como eu faço para trocar um acessório defeituoso?

Continuando nos exemplos acima, se o seu carregador de parede, os seus EarPods ou o seu cabo Lightning/USB-A que veio dentro da caixa do iPhone parar de funcionar, você deve ir a uma loja da Apple ou a um Centro de Serviço Autorizado levando tanto o acessório defeituoso quanto o smartphone em si. Isso porque o atendente precisará do número de série do seu iPhone para comprovar que o acessório veio mesmo dentro da caixa do aparelho e que ele ainda está dentro da garantia.

No exemplo do cabo Lightning/USB-C ou do Magic Trackpad 2, comprado individualmente, você precisa levar a nota fiscal de compra dele para comprovar que ainda está na garantia.

O que a garantia cobre

Assim como a garantia de Macs, iGadgets, Apple TVs e Apple Watches, a de acessórios só cobre defeitos de fábrica. Se o seu cachorro mordeu o cabo Lightning/USB-A do iPhone ou o carregador de parede do seu MacBook… bem, a culpa é sua e a Apple não tem nada a ver com isso.

Agora, se o seu cabo Lightning/USB-A simplesmente parou de funcionar ou começou a apresentar aquela mensagem de erro de compatibilidade com o iOS, você pode — e deve — trocá-lo em uma loja/assistência. Desde que, obviamente, ele ainda esteja na garantia.

Cabo Lightning torto

Um passarinho nos contou, também, que aquele problema bem típico dos cabos da Apple (que começam a romper torcer bem próximo aos conectores) também é encarado internamente como um defeito de fábrica. Então, se tudo estiver dentro da garantia, trate de trocar o seu!

Algumas pessoas espalharam a notícia de que mesmo fora da garantia a Apple troca esses cabos defeituosos de graça. Isso, como dá para imaginar, *não* é verdade.

Dica: é verdade que os cabos da Apple, por exemplo, não são nada resistentes — e, consequentemente, são danificados com bastante facilidade justamente nas pontas. Se você sempre tem problemas com os cabos originais da Apple, é melhor então partir para uma solução mais robusta, como alguns cabos que vendemos na MM Store. 😊

Troquei um produto/acessório defeituoso; como fica a garantia dele, agora?

Uma outra dúvida constante que surge é sobre a garantia de produtos trocados. Imagine o seguinte cenário: falta um mês para acabar a garantia do seu iPhone 6s (consequentemente, a dos acessórios que vieram junto dele) e o seu cabo Lightning/USB-A, sem mais nem menos, para de funcionar. Você vai à uma loja da Apple/assistência e troca por um novo. E agora, como fica a garantia?

A lei no Brasil exige que produtos comercializados tenham, no mínimo, 90 dias de garantia. Então, num reparo/troca, se a sua garantia estiver inferior a esse prazo (no exemplo acima está, já que falta apenas um mês para ela vencer), o produto reparado/trocado vem com 90 dias de garantia. Se o seu cabo parou de funcionar e você tem seis meses de garantia pela frente, esta garantia de 180 dias continua valendo.

Ou seja, se a garantia do seu produto/acessório estiver com mais de 90 dias, vale esse período; se estiver com menos, os 90 dias entram em vigência. Portanto, engana-se quem acha que o aparelho/acessório reparado ou substituto vem com um “novo” ano de garantia ou que esses 90 dias exigidos por lei devem ser somados ao período restante da garantia do produto.

Eu tenho AppleCare; a garantia dos acessórios também é estendida?

Acessórios do MacBook

Sim. Se você comprou um MacBook e estendeu a garantia dele ao adquirir um AppleCare, isso também vale para o Carregador USB-C de 29W e para o Cabo carregador USB-C de 2m que vieram dentro da caixa. A mesma coisa vale para os acessórios de um iMac (Magic Keyboard, Magic Mouse 2, cabo de alimentação, etc.), de um iPad, etc.

Se você estender a garantia do produto, os acessórios vão junto!

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Eu sei que você sabe, mas não custa avisar: não acredite em tudo o que saí por aí nas interwebs, ainda mais quando a coisa foge do bom senso. 😉

  • Fernando

    Bom.. o que o passarinho te contou não vale sempre então..

    Fui a Apple trocar meu cabo que estava com este problema, dentro da garantia, e foi alegado mau uso. Tentei duas vezes..

    Só consegui trocar quando meu iPhone deu problema (dentro da garantia) e fui trocar na iPlace do shopping Ibiraquera.. eles me falaram que desde que o cabo não estivesse rompido por dentro (apenas a borracha) eles trocavam apenas junto com o iPhone..

  • Anderson Silva

    Seria legal se terceiros tivessem autorização para fabricar carregadores MagSafe pros MacBooks. O carregador original do MacBook estourou o cabo, comprei um novo e agora este também tá indo pro mesmo lugar – e pra ajudar, meu MacBook é geração MagSafe 1 e essa foi descontinuada agora com o nova geração 2016.

    Se quebrar, adivinha? Já era! 😛

  • Anderson Silva
  • Nunca quebrei um cabo de iPhone/ipod/ipad.
    Já minhas filhas, um por semana.
    Não sou cuidadoso tanto assim e isso se deve ao fato de so carregar o telefone enquanto durmo. E outra. Minha bateria dura em media 48h, mesma duração do meu apple watch. Sou exatamente o oposto do que todo mundo fala quando reclama da qualidade dos cabos e da bateria. Mas digo, não tenho WhatsApp, facebook e essas coisas que faz você ter o telefone na mão o dia inteiro.

  • Alguém sabe me dizer se pra trocar o fone preciso daquela caixinha que vem com ele?

  • Felipe

    É complexa essa questão da garantia do aparelho dado em substituição ser até completar um ano ou 90 dias. Se é fornecido um novo aparelho, este deve ter a mesma garantia de fábrica. A Apple tenta se esquivar disso, mas já consegui a troca de um 5C que já havia sido trocado em garantia após os 90 dias que eles dão. Segundo o atendente o “suporte avançado” liberou.

  • Julio Bonato

    Bem, então se eu recorrer a Apple Store aqui em SP e apresentar meu EarPods, eles vão trocar? Ainda funciona, mas a parte plástica que cobre parte da camada interna do pino se soltou e com quase toda certeza, logo vai dar problema de pifar o áudio. Alguém sabe me responder isso?
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  • Carlos Maya

    Imagino que não, somente o fone em si e o iPhone.

  • Ajustes

    Meu cabo ficou sujo ainda em garantia, quero um novo. Ô trem que suja…

  • Ajustes

    Fecha essas pecinhas do carregador, menino! TOC.

  • cada um que aparece.

  • O meu ficou do mesmo jeito, só que só ta funcionando um lado. Vou tentar levar pra trocar.

  • Ronaldo Silva

    “Um passarinho nos contou, também, que aquele problema bem típico dos cabos da Apple (que começam a romper bem próximo aos conectores) também é encarado internamente como um defeito de fábrica. Então, se tudo estiver dentro da garantia, trate de trocar o seu!”

    Tirem isto da materia. Cabo rasgado ou qualquer dano fisico nao é coberto. Se contatarem a Apple com um problema deste, só vão tomar um grande “NÃO É COBERTO”.

  • rodrigojs

    O meu dura a vida toda. Talvez porque use sempre com a extensão. E tenho alguns de reserva pros camarada aqui no precin

  • Alexander

    Esse branco fosco é assim, a apple tá guardando a inovação dos cabos pretos pro vigésimo aniversário do iphone, em três sabores: fusain, deep black e vantablack

  • Anderson Silva
  • Wilan

    É coberto sim amigo, mas essa informação não é divulgada, lógico que em algum lugar pode acontecer de ser recusado, se isso acontecer ligue no 0800 ou procure outro centro de serviço autorizado. Fica a dica!

  • Wilan

    Na verdade apesar da troca completa não é considerado um “aparelho novo” e sim um reparo, logo a garantia de 90 dias. Alguns defeitos não são passíveis de reparo logo exigem a troca completa, mas isso não descaracteriza o fato de ter ocorrido um reparo. Outro fator a se prestar atenção é no detalhe abaixo da lei:

    ****EXISTEM 2(DOIS) TIPOS DE GARANTIAS, A GARANTIA LEGAL(ESTA AMPARADA POR LEI, UM PRAZO DE 90 DIAS QUE, SE INICIAM A PARTIR DA COMPRA DO PRODUTO, ISSO CLARO DO PRODUTO COM NOTA FISCAL), E A GARANTIA CONTRATUAL (ESTA GARANTIA É AQUELA QUE, INICIA-SE APÓS OS 90 DIAS DE GARANTIA LEGAL, SERIA A GARANTIA DO FABRICANTE DO PRODUTO, COM PRAZO CONTRATUAL DE GERALMENTE 9 (NOVE) MESES).

  • Wilan

    Apenas o fone, geralmente o novo vem sem a caixa também, apenas o plástico.

  • Wilan

    Como não é um procedimento divulgado, acontece isso mesmo de alguns negarem, quando for assim ligue no 0800 e tente outra autorizada que você uma hora consegue, igual conseguiu.

  • Rodrigo Siqueira

    Caro Ronaldo porque tanta ignorância? Só por que está na internet?

    Bom, de qualquer forma, tenho uma má notícia para você, “SIM, É COBERTO”. Troquei o meu semana passada, o técnico apenas avalia se não foi mal uso, até mesmo como o exemplo citado acima de cachorro, puxões e etc… mas se o caso foi do cabo apresentando sinais de fadiga por sí só, ele é trocado por outro, que por sinal,é aparentemente igual, mas de material diferente e mais resistente. Abraços!

  • Julio Bonato

    O meu deu umas falhas estes dias, mas parou por enquanto. Se trocarem, me avisa?

  • Rodrigo Siqueira

    Pessoal, venho aqui dar o meu relato especificamente sobre o cabo lightning. Meu macbook pro está nesse momento no Village Mall enfrentando pela segunda vez o recall da placa lógica e quem me atendeu foi um engenheiro brasileiro que trabalha em Infinite Loop e venho dar treinamento para alguns Genius novos. Ficamos conversando por um bom tempo, papo vai, papo vem, chegamos no assunto do cabo, reclamei sobre a qualidade do lightning, e ele me perguntou quantas vezes eu já tinha ouvido falar de pessoas reclamando da má qualidade do cabo, respondi, várias, depois me fez uma outra pergunta: quantas vezes eu tinha ouvido falar de pessoas que foram na assistência técnica reclamar do cabo, respondi, nenhuma. Ele falou que do ponto de vista de empresa, eles “ouvem falar” que a qualidade não atende, mas não existem dados de reclamações que confirmem, então, a Apple como empresa não filantrópica que é, não só não tem interesse em melhorar a qualidade, como vende na loja diversos cabos melhores, pois as pessoas preferem ir na loja e comprar outro.
    No dia seguinte fui na autorizada e dei entrada na reclamação, meu cabo estava com sinais de desgastes de uso comum, rachado e não de mal uso, 3 dias depois me ligaram para ir buscar o novo, que tem a mesma aparência do que vem de fábrica, mas para pessoas com Olhos de Lince, como esse que vos escreve, se percebe que o material é diferente e de maior qualidade. Portanto, sejam honestos, se o seu cabo não serviu para puxar cavalo ou para pular corda rs rs, se realmente foi apenas desgaste, reclame.

    Btw, ao final da conversa ele me deu o cartão dele e disse para quando eu voltar à califórnia dar uma ligada para eu visitar o campus *-* Como não amar esse atendimento?

  • pra que serve essas pecinhas do carregador que nunca entendi??

  • Ajustes
  • Ajustes

    Para enrolar o cabo. Sério que não sabia? É a melhor invenção de todos os tempos.
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  • Renato Miranda Gonçalves

    Rodrigo, que demais! Realmente nunca me dei o trabalho de fazer uma reclamação à apple em si.

    Mano, gostaria mto de ter o contato dele (ಥ﹏ಥ) Faz tempo que vc conheceu ele aki? Se ele estivesse ainda no brasil tlgd.

  • Ajustes

    Eu acho que fica bem organizado e dá pra guardar em qualquer lugar. A pecinha na ponta do cabo prende o fio.

    https://uploads.disquscdn.com/images/3c0ecef4019f143962f65908cba7046563b62d9a9abdc8f2c920611d869682de.jpg

  • Rodrigo Siqueira

    Fala Renato!
    Conheci nesse dia em que fui levar o mac, em um agendamento como outro qualquer, mas como o movimento estava tranquilo e eu tinha acabado de voltar da califórnia, visitado as casas do jobs, infinite loop 1st e etc, não faltou assunto rs rs rs.
    Abraços

  • Nunca usei porque sempre achei que era isso que arrebentava o isolamento do cabo. Bom, nenhum dos meus carregadores deu problema no revestimento até o atual. Nesse, está todo cagado… Vou esperar quando faltar uns 2 meses para acabar o AppleCare e solicitar a troca.

  • PedroGearhead

    O cabo do meu iPad Pro partiu justamente perto da porta Lightning, o que é uma pena, pois ele é mais prático do que o iPhone por ter mais extensão. Vou agilizar essa semana.

  • Ajustes

    Comigo nunca quebrou, mesmo enrolando desta forma.

  • Mapas, email, Reminders, câmera, táxi/Über, Evernote, Slack, banco, conversores, iWork… entre outros.
    Não sou nem um pouco fã de interações entre pessoas.
    hahahahah

  • FábioSilva Oficial

    Nada como ser prevenido. Afinal, o seguro morreu de velho.
    Mas na boa, mesmo antes dessas medidas preventivas que descobri, nunca antes os meus cabos, seja do MacBook ou do iPhone os vi sendo “deteriorados” com o passar do tempo e se adotei é justamente por saber do quanto malditos são pelas fontes como essa que volte e meia publica materias em que assunto não seja outro se não tratar dos revestimento dos cabos dos produtos, acessórios da Apple. https://uploads.disquscdn.com/images/c3f856a207ea4f1ffe6bb8f217dd19eb2bf6501aa7eff41f19a08f5ec7be1e2c.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/341a48166ca50c9907a95d8cbe2ab9c5724079e5a8c11f93a17991317459c01d.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/e6171d71f85a767bbda5c274df9b0be386cfe83bce9324af11165bd8ff167ad8.jpg

  • FábioSilva Oficial

    Tah? Você estaria acompanhado de sua amiga isso?

  • Guilherme

    Resumindo, eu tenho um macbook pro com apple care e o meu cabo do carregar apresentou esse problema de rachar e ficar esfarelando, consigo trocar ele graças ao apple care?

  • Laylson Alves

    Tenho iPhone desde de 2010. Ando com meu cabo 24 horas na mochila, junto a mim. Nunca danifiquei meu cabo. Mas sempre puxo pela parte rígida, nunca deixo ele ficar pendurado com o iPhone. Meu MacBook também nunca de problemas, apesar da parte fina parecer ser bem fraca. Mas de igual modo, mesmo comigo 24 horas, nunca deu problemas

  • OverlordBR

    Desculpe, mas na minha humilde opinião, ter que comprar um negocinho destes para que o cabo não quebre é o fim da picada!

    A Apple que trate de produzir cabos decentes.
    Tem uma área de P&D gigantesca, com dinheiro de sobra para desenvolver um cabo iRevolucionário!

  • FábioSilva Oficial

    Sim, não lhe tiro razão pelo contrario: concordo. Mas se existe essa “solução” é porque certamente se sabe que é feito vista grossa por parte da Apple quanto a esses pequenos incidentes que acomete uns e outros cabos, uma vez que segundo informações (aqui mesmo relatada por um leitor que teve um exelentissimo encontro com um engenheiro) porque o seu cliente não leva tais queixas (em grande escala, número) e se levam é minoria o que faz com que vista grossa se mantenha sendo feita. Mas concordo plenamente com vossa humilde opinião. Assim sendo, continuo certo de que tais problemas não acontecerá na base dos meus cabos. Pra que transtornos futuro se posso… —Remediar?

  • Deep.Blue

    Aconteceu o mesmo comigo na AppleStore do Morumbi.

    Voce esta tomando muitas drogas e alucinando para conseguir falar com passarinhos

  • WhatsApp é veiculo de comunicação. Se for levar a pé da letra, vc deveria ter só um iPad então rsrs

  • Fernando

    Ah.. a iPlace só trocou pq tava trocando o iPhone junto.. Só o cabo eles não iam trocar, o atendente me disse..

    Eu também quando disse que fui a Apple era a Apple do Morumbi Shopping mesmo, não uma autorizada..

  • Infelizmente isso só “troca” o problema. Pessoas cujo hábito costuma gerar quebra do cabo próximo ao conector eventualmente encontram o mesmo problema, só que dessa vez o cabo quebra logo antes desse “revestimento de proteção”.

    Também tem aqueles tubinhos termo-sensíveis que encolhem quando devidamente aquecidos e servem pra reforçar cabos. Se você fizer um reforço grande o bastante, deve amenizar o problema. Esses revestimentos mostrados são muito pequenos pra “resolver” o problema.

    Uma terceira alternativa ainda mais barata e comum é o uso de uma mola (daquelas de caneta) em volta do cabo. A mola garante alguma resistência a dobras com ângulos acentuados no cabo o que por consequência diminui a incidência do problema.

  • Também nunca troquei ou perdi um cabo por quebra/defeito/fragilidade. Tenho o cabo do meu iPad 4 já faz mais de 3 anos e continua impecável.

    Ele só está com a cor levemente diferente, o que normalmente eu limparia com álcool ou querosene, mas devido a não ter certeza de como o material deste cabo (e levando em consideração seu preço) reagiria em contato com um solvente como querosene optei por ficar com ele amarelado e íntegro.

  • Paulo de Tarso Luchesi Coelho

    Outra informação relevante, é que se o seu cabo der problema e você trocar na garantia, em uma autorizada, pode vir a receber um novo em até 10 dias.
    Conclusão: tenha um cabo reserva ou você não poderá carregar teu aparelho.

  • Leonardo Sá Pereira

    Como a apple consegue saber que aquele cabo é exatamente o que veio na caixa junto do iPhone? Uma pessoa de má-fé poderia levar um cabo antigo danificado e um iphone novo (na garantia) e tentar a troca, não é?

  • Bosco_

    Já tive 3 iphones e nunca tive problemas com cabos, e eu nem sou tão cuidadoso assim com eles. Não entendo como a galera consegue “descascar” tanto esses cabos assim. Já vi amigos meus com cabos cheios de fita isolante e não sei como conseguem chegar nesse estado de conservação… (ou falta de…).

  • Bosco_

    A galera puxa o conector pelo cabo, só isso explica. Suas filhas, imagino, são adolescente e nessa idade a gente não cuida muito bem das coisas hehehe

  • Bruno O. Barros

    Liguei para o 0800 falando que o cabo do meu iPad Pro está praticamente DESTRUÍDO com apenas 8 meses de uso. Nunca fiz mau uso do cabo. Ele foi se deteriorando sozinho.

    A Apple pediu várias fotos. Mandei. Analisaram o caso durante um mês inteiro e a resposta final foi que eles não fazem troca de cabos, pois na maioria dos casos os cabos estragam por mau uso. Fiquei puto. Aí o cara que estava no telefone disse: experimenta trocar numa autorizada que às vezes eles trocam.

    Eu acho uma pouca vergonha uma empresa que vende um iPad por 12.000 reais colocar dentro da caixa do produto um cabo que não dura nem 1 ano e depois querer vender o mesmo cabo por quase 200 reais.

  • João Ninguém

    Se você aparecer com isso lá vão tem mandar comprar um earphone wireless para não acontecer mais isso. Isso é muito 2015.

  • Renato Miranda Gonçalves

    sim, sou tipo o amigo que sabe das tecnologias haha

  • Julio Bonato

    Ah claro…

  • Janailson

    Então no caso, se meu cabo der aquela velha entortadazinha no roda pé do plug, eu tenho direito a troca ? Foi o que eu li.

  • Janailson

    Bom na minha opinião, cada um usa da forma que lhe convém.

  • Thiago Buccos

    Comigo foi diferente, justamente após fugir dos cabos horrorosos da Apple, comprei um no site deles da Native Union. Na época por se tratar de uma novidade, comprei pensando estar fazendo um bom negócio, afinal porque ela botaria algo ruim no site? Enfim, 5 meses depois o mesmo deu defeito, liguei para o 0800 e eles me falaram que a garantia dos produtos “não-apple” é direto com os fabricantes e não com a Apple Brasil. Prontamente fui no site do fabricante e vi que eles não só vendem em terras tupiniquins, como não dão garantia aqui. Liguei de novo, após ver os reviews negativos do cabo e relatei isso a atendente. Depois de muita conversa a mesma disse esse papo de não-apple, mas que eu poderia entrar em contato com uma assistência, levar a NF do produto, no caso eletrônica e pedir para avaliarem. Mas o cabo teria que estar em PERFEITO estado. Fui no site Reclame Aqui e vi pessoas reclamando do mesmo cabo e que mesmo levando na AT, eles nada fariam. É padrão eles recusarem logo. Fui em uma ex AT em um shopping perto de casa e me falaram que realmente cabo nem adianta tentar levar, ainda mais não sendo da Apple. Enfim, estou criando coragem para levar essa $&($ˆ! lá e ver o que acontece.

  • Thiago Buccos

    Na boa, nunca vi não alegarem mal uso. Assim como a maioria das pessoas que conheço odeiam os cabos da Apple.

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