Está circulando no Facebook uma matéria a qual fala que a Apple troca, gratuitamente, carregadores e cabos de clientes que estragaram. E se está na internet no Facebook é verdade, não é mesmo? Calma lá, meu povo. Não é bem assim!
Nós investigamos a fundo e tiramos todas essas dúvidas. Confira:
Acessórios e cabos possuem garantia?
Sim. De forma simples e direta, todos os acessórios (carregadores de notebooks, iPads e iPhones, cabos, fones de ouvido, teclados, mouses mice, etc.) também contam com garantia de um ano após a data da compra/ativação do produto.
Há, porém, dois cenários diferentes: aqueles acessórios que acompanham um produto (pensando em iPhone, por exemplo, temos o carregador de parede, os EarPods e o cabo Lightning/USB-A) e aqueles comprados individualmente (por exemplo, um cabo Lightning/USB-C ou um Magic Trackpad 2).
Como eu faço para trocar um acessório defeituoso?
Continuando nos exemplos acima, se o seu carregador de parede, os seus EarPods ou o seu cabo Lightning/USB-A que veio dentro da caixa do iPhone parar de funcionar, você deve ir a uma loja da Apple ou a um Centro de Serviço Autorizado levando tanto o acessório defeituoso quanto o smartphone em si. Isso porque o atendente precisará do número de série do seu iPhone para comprovar que o acessório veio mesmo dentro da caixa do aparelho e que ele ainda está dentro da garantia.
No exemplo do cabo Lightning/USB-C ou do Magic Trackpad 2, comprado individualmente, você precisa levar a nota fiscal de compra dele para comprovar que ainda está na garantia.
O que a garantia cobre
Assim como a garantia de Macs, iGadgets, Apple TVs e Apple Watches, a de acessórios só cobre defeitos de fábrica. Se o seu cachorro mordeu o cabo Lightning/USB-A do iPhone ou o carregador de parede do seu MacBook… bem, a culpa é sua e a Apple não tem nada a ver com isso.
Agora, se o seu cabo Lightning/USB-A simplesmente parou de funcionar ou começou a apresentar aquela mensagem de erro de compatibilidade com o iOS, você pode — e deve — trocá-lo em uma loja/assistência. Desde que, obviamente, ele ainda esteja na garantia.
Um passarinho nos contou, também, que aquele problema bem típico dos cabos da Apple (que começam a romper torcer bem próximo aos conectores) também é encarado internamente como um defeito de fábrica. Então, se tudo estiver dentro da garantia, trate de trocar o seu!
Algumas pessoas espalharam a notícia de que mesmo fora da garantia a Apple troca esses cabos defeituosos de graça. Isso, como dá para imaginar, *não* é verdade.
Dica: é verdade que os cabos da Apple, por exemplo, não são nada resistentes — e, consequentemente, são danificados com bastante facilidade justamente nas pontas. Se você sempre tem problemas com os cabos originais da Apple, é melhor então partir para uma solução mais robusta, como alguns cabos que vendemos na MM Store. 😊
Troquei um produto/acessório defeituoso; como fica a garantia dele, agora?
Uma outra dúvida constante que surge é sobre a garantia de produtos trocados. Imagine o seguinte cenário: falta um mês para acabar a garantia do seu iPhone 6s (consequentemente, a dos acessórios que vieram junto dele) e o seu cabo Lightning/USB-A, sem mais nem menos, para de funcionar. Você vai à uma loja da Apple/assistência e troca por um novo. E agora, como fica a garantia?
A lei no Brasil exige que produtos comercializados tenham, no mínimo, 90 dias de garantia. Então, num reparo/troca, se a sua garantia estiver inferior a esse prazo (no exemplo acima está, já que falta apenas um mês para ela vencer), o produto reparado/trocado vem com 90 dias de garantia. Se o seu cabo parou de funcionar e você tem seis meses de garantia pela frente, esta garantia de 180 dias continua valendo.
Ou seja, se a garantia do seu produto/acessório estiver com mais de 90 dias, vale esse período; se estiver com menos, os 90 dias entram em vigência. Portanto, engana-se quem acha que o aparelho/acessório reparado ou substituto vem com um “novo” ano de garantia ou que esses 90 dias exigidos por lei devem ser somados ao período restante da garantia do produto.
Eu tenho AppleCare; a garantia dos acessórios também é estendida?
Sim. Se você comprou um MacBook e estendeu a garantia dele ao adquirir um AppleCare, isso também vale para o Carregador USB-C de 29W e para o Cabo carregador USB-C de 2m que vieram dentro da caixa. A mesma coisa vale para os acessórios de um iMac (Magic Keyboard, Magic Mouse 2, cabo de alimentação, etc.), de um iPad, etc.
Se você estender a garantia do produto, os acessórios vão junto!
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Eu sei que você sabe, mas não custa avisar: não acredite em tudo o que saí por aí nas interwebs, ainda mais quando a coisa foge do bom senso. 😉