Corram para as colinas: o calendário do iCloud está sendo invadido por spam (mas há maneiras de contorná-lo) [atualizado: declaração da Apple]


Por
28/11/2016 às 18:47

Se você costuma usar o calendário do iCloud para gerenciar seu dia-a-dia, as chances são grandes de você ter percebido nos últimos tempos alguns convites estranhos em meio às usuais marcações de reuniões, eventos e consultas médicas — até eu, que não sou usuário do serviço, abri o aplicativo no Mac e me deparei com isto:

Spam no calendário do iCloud

E aparentemente não somos só eu e você: muitos usuários do calendário do iCloud estão relatando níveis intensos de spam ultimamente, basicamente através de convites para falsos eventos de liquidação da Black Friday, da Cyber Monday e de outras coisas do tipo. Os convites são sempre provenientes da China e são enviados para uma lista enorme de emails em ordem alfabética, como vocês podem ver acima.

Se você tem as notificações do calendário ativadas no seu Mac/iGadget, as coisas ficam ainda piores, uma vez que todos estes convites serão notificados prontamente no seu computador ou dispositivo móvel. Sim, é um saco e absolutamente contraprodutivo.

O pior de tudo é que, no presente momento, não há formas de se acabar totalmente o recebimento desses convites indesejados — ao menos não até que a Apple pense numa solução para o problema. Há, entretanto, formas de contornar a situação para minimizar a dor de cabeça e ser incomodado(a) o mínimo possível.

A primeira coisa que deve ser dita é: nestes casos, não clique em nenhuma das três opções disponibilizadas pelo convite (aceitar, talvez ou recusar). Qualquer uma destas, mesmo a de recusar o convite, enviará uma notificação para o spammer, sinalizando a ele que a sua conta está ativa e tem um ser humano recebendo com sucesso os convites do outro lado do planeta – ou seja, mais lixo para você.

Dito isto, há duas ações que você pode realizar para minimizar o problema: a primeira delas é adicionar um novo calendário, com um nome “Spam” ou coisa do tipo, e mover todos os convites que aparecerem para ele, deletando-o logo em seguida — não se esqueça de clicar na opção “apagar e não avisar”. O problema óbvio desta solução é que, se os convites persistirem, será necessário realizá-la de tempos em tempos para livrar-se do spam, mas pode servir como um alívio a curto prazo.

A segunda opção é mudar uma configuração pouco conhecida do calendário do iCloud e fazer com que todos os convites direcionados a você cheguem primeiro ao seu email — a lógica aqui é que o sistema de email tem ferramentas anti-spam mais robustas que o calendário, evitando que os convites indesejados cheguem aos seus olhos.

Alterando as configurações de convites no calendário do iCloud

Para isto, é necessário ir ao iCloud.com no navegador e, nas preferências do calendário, dirigir-se à aba “Avançado” e marcar a opção “Enviar e-mail para [sua conta]” dentro de “Convites”. A desvantagem aqui é que qualquer convite — inclusive aqueles que de fato lhe interessem — irá a partir de agora primeiramente para o seu email e não diretamente ao calendário, mas pode ser uma forma de conter o problema.

Alternativamente, você pode abraçar o inimigo e ir aproveitar as incríveis ofertas da Cyber Monday do Michael Kors ou da Oakley. Neste caso, entretanto, o autor da matéria não se responsabiliza por prováveis fraudes de cartão de crédito e encomendas com pedras no lugar de perfumes.

[via OS X Daily]

Atualização, por Rafael Fischmann · 30/11/2016 às 20:27

Rene Ritchie, do iMore, recebeu uma declaração da Apple sobre o problema:

Pedimos desculpas que alguns dos nossos usuários estão recebendo convites de calendário como spam. Estamos trabalhando ativamente para resolver esse problema identificando e bloqueando remetentes suspeitos e os próprios spams nos convites que estão sendo enviados.

Bom saber, Apple.

Posts relacionados
Comentários
  • Fernando

    Eita! Achei que era só eu…

  • Lucas Ribeiro

    Tem acontecido com certa frequência. Essa semana mesmo de Black Friday foi complicado. Pensei que tinha algo relacionado com os eventos do Facebook sincronizados. Desativei e de certa maneira não tenho recebido mais spam.

  • Adriano Mendes

    Tem chegado vários desses convites e tenho recusado todos 😡

  • Pensei que era culpa do Facebook também, mas quando fui ver eu não tinha a sync ativado. Sorte que não recusei nenhum, apenas deletei o evento.

  • Cyber Monday me encheu as paciências hoje o dia todo!!!!

  • Alexandre

    Sofro sempre com isso. É um saco!

  • Daniel Alencar

    Ah. Mesma solução que encontrei na internet ;( Maldição, recebi isso aí sexta feira no meu. Um evento de sexta q vai até amanhã. Nem respondi aceitando nem rejeitando pra não confirmar q o e-mail existe pro cara não me lotar mais ainda… deve ter vazado de algum site aí… e foi igualzinho aí das fotos do post. O cara tentou um monte de variação do e-mail até q achou do iCloud :/ e o pior é q essa opção de apagar e não sinalizar não existe no iOS :/ da nem pra apagar um convite assim, não da pra editar… :/

  • Vitor Freire

    Não encontrei nenhum desses convites. Nem pelo Mail e nem pelo Calendário. Tem algum jeito de eles mandarem e eu não receber a notificação? E/ou de ocultarem no Calendário?

  • Thiago Lopes

    Uai… nunca recebi… =P

  • Rai Medeiros

    Tarde demais Bruno, recebi um desses e recusei hahaha
    Eu simplesmente detesto quando os serviços que uso escrevem dados pra mim sem minha permissão. O iCloud simplesmente deixa esse evento ser adicionado à minha agenda (e consequentemente às notificações) sem perguntar antes se conheço o remetente, se quero abrir esse convite ou algo do tipo… deveria ser barrado antes de ser adicionado na agenda de alguma forma. O mesmo ocorre com o whatsapp, por exemplo, que deixa incluir os usuários nos grupos sem sequer perguntar se a pessoa deseja entrar.

  • Fábio ZC

    Ta um inferno isso dai!

  • Matheus Siqueira Moreno

    Recebi essas porcarias e cliquei em recusar :'(

  •  Thy Fernandes

    O mais legal é que eu vou para deletar e não tem a opção apagar e não notificar….só tem o apagar e notificar.

  • Raniere Dantas Valença

    Noob. Somos dois.

  • Anderson Maciel

    Putz eu estava recusando todos, me ferrei.

  • Já recebi pelo menos três, tá um saco…

  • Anderson_br1

    Também fui sorteado… haha! Valeu pela ótima dica… agora vai tudo para o e-mail!

  • Ricardo Isidoro

    value pela dica Bruno, passei a semana (infelizmente), recusando essas porcarias…, segui o esquema de mandar direto para meu email, vamos ver se resolve :(.

  • Uso bastante o calendário e não recebi nada. Não devem ter meu e-mail…

  • MagicCarpetDriver

    tirei a opcao “todos os iCloud”… ja tem alguns dias q nao recebo nada… coincidencia?

  • J_Eduardo

    Putz, recusei os dois que recebi….

  • Saulo Tadeu

    Valeu pela dica! Um recebi um da Black Friday mas deletei na hora.

  • Rey

    Pra mim não aconteceu nada… Não uso o calendário no iCloud, porem uso o Handoff. Quando recebo algum convite, vem sempre por e-mail. Ai eu só aceito. Ainda não vi vantagem em usar o calendário no iCloud…

  • Henrique

    malditos chineses

  • Paulo Teixeira

    É só ir no calendário e deletar o evento, recebi somente 2.

  • Matheus

    Não está sozinho nisso!

  • Andre Ribeiro

    Socorro, estão aparecendo uma atrás da outra :'(
    Eu fiz a configuração para ir para e-mail, assim como constava aqui, mas fiquei com uma dúvida @Bruno Santana, os que eu já recebi e agora não recusei mais, dá pra excluir ou eles ficarão direto ali aguardando?

  • paulobr

    “não se esqueça de clicar na opção “apagar e não avisar””

    O meu Calendário não tem a opção “não avisar” 🙁 https://uploads.disquscdn.com/images/98a9c43f85c47fe69fba0ba9a5aa7a6e7752d65611b3339407bab7a86d1f6cb0.png

  • Jaime Camargos

    Já recebi vários e recusei. Fiquei p… e agora mais ainda sabendo que fiz besteira. Vamo nós. Esta é a Apple pós Steve.

  • Jayme Prado

    Não tenho e nunca tive facebook e to recebendo, pior que tbm tava clicando em recusar :S o jeito é esperar um update da Apple resolvendo o caso.

  • Elton Cavalcanti

    Nao corro nem para melhorar o condicionamento físico, quanto mais por causa de spams…

  • Rodrigo Siqueira

    Pois é, pego desprevenido. Recebi, dei print e corri para o reddit, chegando lá já tinham dezenas reportando e sugerindo esse procedimento de não clicar…. too late…

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.


Carregar mais posts recentes