O melhor pedaço da Maçã.

Google lança versão da sua nova Assistente em português, já disponível no mensageiro Allo

Se vocês querem mais uma prova de que o Google precisa dar urgentemente umas aulas de regionalização rápida e valorização de mercados internacionais à Apple, tá aí: a gigante de Mountain View anunciou hoje que o seu bem-sucedido Assistente Google, a nova versão da tecnologia de inteligência artificial que “conversa” com o usuário, já está disponível em português do Brasil no aplicativo de mensagens instantâneas Allo.

Publicidade

Além do português, também foi lançado o suporte ao hindi — com isso, os dois idiomas são os terceiros a ganhar suporte na plataforma, depois do inglês e do alemão. É bom notar que este não é um trabalho simplesmente de tradução, como nota o Google: há todo um processo de regionalização, de adaptação das respostas à cultura do país. Ponto para a empresa, portanto, em vislumbrar a importância do mercado brasileiro.

Com a novidade, é possível conversar em nossa língua pátria sobre uma série de assuntos, fazer perguntas, pedir indicações, realizar solicitações avançadas/segmentadas, e ainda evocar o Assistente Google dentro de uma conversa com uma pessoa real para compartilhar informações com a pessoa do outro lado da linha.

Eu testei rapidamente o recurso e a assistente abrasileirada realmente não deve em nada à sua contraparte original — a fala é compreendida com perfeição, a capacidade de entender perguntas complexas é bem calibrada e o suporte a solicitações contextuais é o melhor do segmento (desculpa, Siri). Também está disponível o recurso de respostas inteligentes, que sugere respostas comuns com base no contexto da mensagem anterior; este infelizmente eu não pude testar simplesmente por ainda não conhecer nenhuma pessoa real que use o Allo.

Publicidade

Ah, tem mais: para aprofundar-se nas vicissitudes da cultura popular brasileira, o Google contratou um grupo de designers gráficos para criar stickers específicos para o mercado nacional, a maioria inspirada nos memes em voga no momento — sim, você encontrará figurinhas com “miga, sua loka” ou “sambou na cara da sociedade”. A perspectiva é que estes stickers vão se atualizando com o tempo e a constante metamorfose do nosso vocabulário corrente.

O Allo com o novo Assistente Google em português, as respostas inteligentes e os incrivelmente maravilhosos novos stickers já podem ser utilizados neste exato momento — se você ainda não tem o aplicativo, pode baixá-lo gratuitamente na App Store ou no Google Play.


Desculpe, app não encontrado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Os testes continuam: Apple libera iOS 10.2 beta 6, macOS Sierra 10.12.2 beta 5 e watchOS 3.1.1 beta 5 [atualizado 3x: tvOS 10.1 beta 5 + iOS 10.2 beta 7 + macOS Sierra 10.12.2 beta 6]

Próx. Post

Ofertas Fast da semana: iPad Air 2 Wi-Fi + Cellular de 16GB por R$2.399,00 e iPhone 5s de 16GB por R$1.377,51!

Posts Relacionados