Confira detalhes interessantes dos AirPods que surgiram após a chegada do produto ao mercado [atualizado]


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
22/12/2016 às 15:44

Os AirPods finalmente chegaram às mãos de consumidores. É hora, então, de mostrar alguns detalhes dos fones de ouvido que ainda não são amplamente conhecidos, que não foram comentados pela Apple na apresentação do produto nem na página oficial dele.

AirPods e Apple Watch

Ao emparelhar os AirPods com o iPhone, os fones automaticamente se conectam também ao seu Apple Watch para você poder alternar entre eles de uma forma muito fácil. Aliás, ao emparelhar os AirPods com o iPhone, ele já aparece também no iPad e no Mac1 graças à sincronização pelo iCloud — ainda que em tablets e computadores você tenha que selecionar os fones nas configurações para utilizá-lo.

Mas voltando à relação dos AirPods com o Apple Watch, se você recebe uma ligação enquanto está andando na rua com o seu iPhone no bolso, por exemplo, pode atender pelo relógio. Isso, obviamente, todo mundo já sabia.

Usando os AirPods com o Apple Watch

A novidade, aqui, é que o Apple Watch mostra um ícone de AirPod em vez do tradicional ícone verde de atender o telefone. Outro detalhe é que, ao deslizar o seu dedo de baixo para cima na tela inicial do Apple Watch (no mostrador) e tocar no ícone da bateria, o watchOS mostra não apenas as informações da bateria do relógio como também das duas unidades AirPod.

Informações no iPhone

No iPhone, é claro, também é possível checar de uma forma bem simples e rápida como estão as baterias dos AirPods e do seu estojo de carga.

Imagens: ChrisMorrisOrg, no Reddit

O legal é que o iOS mostra o estado das baterias de diversas formas quando os AirPods estão emparelhados; quando você abre o estojo com os AirPods dentro (primeira e segunda imagem); quando você mantém o estojo aberto mas retira dos fones dele (terceira imagem); e quando você está com os fones nos ouvidos e o estojo está fechado.

Informações da bateria dos AirPods no iOS

Imagem: 9to5Mac

Você pode, também, perguntar à Siri o status da bateria dos fones que ela responde.

Uma coisa que o iOS não mostra é o nível da bateria dos AirPods na “barra de status”, como faz com outros fones Bluetooth:

Talvez seja porque seria necessário mostrar até três níveis de bateria (cada AirPod e o estojo), mas essa teoria logo foi derrubada ao constatarem que o nível de bateria do Powerbeats3 Wireless também não é mostrado. Será que tem a ver com uma limitação/caracteristica do chip W1, utilizado tanto nos AirPods quanto no Powerbeats3? Fica a dúvida.

Usando apenas um AirPod

Um usuário descobriu algo legal. As baterias dos AirPods estavam terminado quando ele recebeu uma ligação e atendeu pelos fones. O que ele fez? Tirou um deles e colocou no estojo carregador (caso você não saiba, 15 minutos de recarga fornecem 3 horas de uso, então alguns poucos minutos carregando já são suficientes para você usar os fones para terminar uma ligação, por exemplo). Quando a bateria do outro fone começou a morrer, ele simplesmente trocou pelo que estava parcialmente recarregado e continuou falando ao telefone (tudo sem desligar e sem a pessoa do outro lado da linha perceber algo). 😊

Se você decidir, por alguma razão, usar apenas um fone em vez dos dois para escutar músicas (se você está correndo na rua e quer escutar o trânsito também, para não sofrer um acidente) ou assistir a um vídeo, o sinal é automaticamente transformado em mono para que você aproveite tudo de uma forma melhor.

Controle de reprodução

Imagine que os AirPods (sem fio) funcionam da mesma forma que os EarPods (com fio). O que acontece se você já está reproduzindo uma música no iPhone e conecta os EarPods com cabo Lightning no conector? A música passa automaticamente a ser reproduzida nos fones; se tirar o cabo do conector, ela para.

A mesmíssima coisa acontece com os AirPods: se você já estiver reproduzindo algo no iPhone, no iPad ou no Mac e conectar os fones, tudo passa a ser reproduzido nos AirPods; se por um acaso a conexão se encerrar, o conteúdo para.

As diferenças entre os AirPods e os EarPods são duas: por conta dos sensores dos fones sem fio, se você estiver escutando algo e momentaneamente tirar um dos fones da orelha, o conteúdo é pausado; se colocar de volta, ele volta a reproduzir. Como você não tem mais um fio com um botão para pausar/dar play, essa foi a forma (inteligente, a meu ver) de a Apple solucionar o problema. O que nos leva à segunda diferenciação: se você der dois toques em qualquer um dos AirPods, a Siri é evocada e você pode interagir da forma que quiser com a assistente (incluindo pedir para ela aumentar/diminuir o volume).

Caso você queira, pode ir em Geral » Bluetooth (nos Ajustes) e desabilitar esse recurso de chamar a Siri com dois toques, trocando-o por pausar/dar play; se quiser, também pode desabilitar a função de pausar/continuar a reprodução de algo ao tirar um AirPod da orelha.

A parte chata é que esse controle de voz feito com a ajuda da Siri exige constante conexão com a internet (se você estiver sem, nada de conseguir aumentar o volume por ela já que todo e qualquer tipo de requisição à assistente passa pelos servidores da Maçã). Sem falar, obviamente, na falta de uma forma simples seja por gestos (ou por toques nos fones) de ajustar o volume sem ter que recorrer à Siri ou a um dispositivo (iPhone ou Apple Watch, por exemplo).

Estoque nos EUA

Se você tem uma viagem marcada ou conhece alguém que vai para os Estados Unidos e está planejando adquirir os AirPods, saiba que o site iStockNow agora mostra a disponibilidade dos fones de ouvido nas lojas da Apple espalhadas pelo país.

Estoque dos AirPods na Apple VillageMall

Imagem: Igor Torres

No Brasil, ao menos na Apple VillageMall, os estoques estão ótimos — conforme nos informou o leitor Igor Torres.

[via MacRumors: 1, 2; Six Colors, 9to5Mac, The Loop]

Atualização · 22/12/2016 às 20:09

Recebemos informações de que os AirPods estão completamente esgotados nas duas lojas brasileiras da Apple. No VillageMall, eles chegaram ontem e sumiram das prateleiras hoje; no Morumbi, aparentemente eles chegaram no dia 20 mas ainda ontem já não havia mais fones disponíveis.

Notas de rodapé

  1. Em Macs mais novos, com suporte ao recurso Handoff; em máquinas mais antigas, você terá que emparelhar os AirPods da forma tradicional, pelo Bluetooth (em Preferências do Sistema).
Posts relacionados
Comentários

Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: