O melhor pedaço da Maçã.

O inimigo agora é outro: Rússia e Turquia querem que a Apple desbloqueie o iPhone 4s do assassino do embaixador russo

Se você estava com saudades das disputas da Apple com uma força nacional poderosa por conta de um iPhone bloqueado, pode apertar os cintos, porque lá vamos nós de novo — e agora, o outro lado do cabo-de-guerra não é conterrâneo da Maçã, ou seja, as coisas poderão ser no mínimo um pouco mais espinhosas.

Publicidade

Mevlut Mert Altıntas, assassino do embaixador russo na Turquia Andrei Karlov

Explica-se: todos nós ficamos chocados, na última segunda-feira (19/12), com o assassinato do embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, em frente a câmeras do mundo todo durante discurso em uma galeria de arte em Ancara. O ato, perpetrado por um policial fora de serviço chamado Mevlut Mert Altıntas, foi descrito pela Rússia e pela Turquia como uma tentativa de desestabilizar a relação entre os dois países num momento em que ambos tentam conciliar suas diferenças acerca do conflito na Síria — o atirador, relata-se, gritou “não esqueçam Alepo” entre suas palavras após o crime.

Altıntas, de 22 anos, foi morto posteriormente pelas forças especiais turcas, e em sua posse foi encontrado um iPhone 4s bloqueado com um código de quatro dígitos. O governo da Turquia requisitou, então, ajuda da Apple para desbloquear o aparelho na esperança de encontrar alguma informação referente ao crime ou a quaisquer ligações com grupos terroristas.

Publicidade

Como todos bem sabemos, a instância da Maçã nestes casos é inflexível: na disputa com o FBI que se prolongou por boa parte do último ano, não houve jeito de convencer Cupertino a criar uma versão especial do iOS (informalmente batizada de “govtOS”) com uma brecha de segurança que permitisse o acesso de governos e agências de segurança a aparelhos bloqueados — a Apple alegou que a criação de tal sistema representaria uma ameaça real à segurança e à privacidade dos seus usuários caso ele caísse em mãos erradas. Com o governo turco, a posição de Tim Cook e sua turma não deverá ser diferente.

Entretanto, um grande nome está prestes a entrar na conversa: a Rússia planeja mandar uma equipe de especialistas no assunto à Turquia para ajudar na empreitada do desbloqueio do iPhone, segundo informações de um oficial turco concedidas ao site MacReports. Sendo um 4s, neste caso, o trabalho não deverá ser tão complicado assim e talvez nem dependa da ajuda da Apple.

Não sabemos ainda como esta história terminará — caso vocês não estejam bem lembrados, o FBI conseguiu desbloquear o iPhone deles com a ajuda de um grupo israelense —, mas o fato é que certamente ainda veremos muitas parecidas enquanto a Apple mantiver-se rígida na proteção dos seus smartphones. O que esperamos, naturalmente, que mantenha-se verdade por bastante tempo.

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confira detalhes interessantes dos AirPods que surgiram após a chegada do produto ao mercado [atualizado]

Próx. Post

A franquia Angry Birds ainda vive: chegou Blast!

Posts Relacionados