10 anos de iPhone: protótipo com base no iPod e histórias dos bastidores da famosa apresentação

Há dez anos o iPhone foi apresentado por Steve Jobs no palco da Macworld 2007 e mudou completamente a história dos telefones celulares. Na keynote Jobs chegou a brincar, mostrando a imagem abaixo como sendo o iPhone.

Steve Jobs na apresentação do iPhone, em 2007

Mas se você acha que a Apple não testou todas as possibilidades possíveis e imagináveis antes de lançar um aparelho com tela de 3,5 polegadas sensível ao toque — incluindo uma que trilhava justamente este caminho —, está enganado.

Sonny Dickson, famoso pelos contatos que tem com fornecedores da Apple na Ásia, compartilhou um protótipo de uma interface Click Wheel para o iPhone original — abordada inclusive na patente 2006008349 da empresa.

Estamos falando de uma sistema operacional sensível ao toque mas que, na verdade, praticamente reproduzia as ações da Click Wheel, a qual, junto do iPod, revolucionou o mercado de MP3 players. Chamado internamente de “Acorn OS”, ele mostrava uma Click Wheel virtual que ocupava a parte de baixo da tela e era responsável por controlar as opções mostradas na parte superior, como “Dial” (“Discar”), “SMS”, “Music” (“Música”), “Contacts” (“Contatos”) e “Recents” (“Recentes”) — não havia ainda, porém, uma opção de navegador.

Ainda segundo Dickson, não há muitas informações sobre o dispositivo. Tudo que se sabe é que existem muito poucas unidades de protótipos rodando o “Acorn OS” — há, dentro da Apple, um cargo criado especificamente para dar fim a protótipos justamente para que algo assim não caia em mãos alheias.

Agora, imagine usar algo desse tipo! 😝 Felizmente a Apple mudou completamente o projeto e, no dia 9 de janeiro de 2007, nós fomos apresentados a algo muito superior e que revolucionou o mercado.

Por falar na apresentação em si, sugiram algumas informações interessantes, conseguidas pelo The Internet History Podcast, sobre a preparação de Jobs e sua equipe.

A apresentação do iPhone foi em janeiro 2007 e o produto só chegaria ao mercado no meio daquele ano. Era de se esperar, então, que o projeto não estivesse finalizado — e por isso, muita coisa “improvisada” para que parecesse perfeita na apresentação. Depois de seis dias intensos de treinamentos em cima da apresentação e faltando horas para subir ao palco, Jobs e sua equipe ainda não conseguiam fazer o telefone funcionar 100% do tempo das demonstrações. Em alguns momentos, o aparelho perdia a conexão; em outros, a ligação não era feita ou o telefone até mesmo desligava sozinho.

Os engenheiros, então, identificaram um caminho perfeito para que a demonstração transcorresse sem dores de cabeça. Mas para isso, Jobs tinha que seguir à risca esse roteiro (por exemplo: o falecido ex-CEO da Apple poderia enviar um email e depois abrir o Safari para navegar na internet; se o contrário fosse feito, o telefone travava).

iPhone original

Eles também fizeram de tudo para que o iPhone utilizado por Jobs tivesse conexão em todos os momentos. Para isso, contaram com a colaboração da Cingular AT&T (que levou uma torre de celular portátil para garantir um sinal forte durante a demonstração); além disso, os engenheiros codificaram os iPhones utilizados na demo para que mostrassem as barrinhas de sinal cheias durante 100% do tempo, independentemente de a conexão estar realmente assim. Em se tratando de Wi-Fi, eles optaram por esconder uma rede que só foi utilizada pelos iPhones em questão, garantido a qualidade do sinal.

Outra curiosidade tem a ver com a conectividade do iPhone em si. Como sabemos, a primeira geração não tinha conexão 3G (apenas EDGE), algo que era plausível já que o desenvolvimento do aparelho começou quando os chips 3G ainda não estavam disponíveis. Contudo, isso também foi uma decisão deliberada da Apple e da AT&T, que já previam o sucesso do iPhone.

A verdade é que a operadora não estava pronta para a quantidade de banda que os usuários de iPhones utilizariam se ele tivesse conectividade 3G logo na primeira geração. Lançar apenas com conexão 2G (EDGE), então, foi uma forma de ganhar tempo para construir uma rede forte o suficiente a fim de aguentar o tranco no iPhone 3G (segunda geração).

Essas e outras histórias você pode conferir no The Internet History Podcast

[via The Verge, 9to5Mac]

  • Anderson Vaz

    #nostalgia
    BTW: “Mas para isso, Jobs tinha que seria a risca esse roteiro…” está estranho! 🙂

  • Uelton

    Tá com cara de que foi redigido no iphone, em um carro em movimento rsrs

  • Alvaro

    o que mais me deixa triste e que 10 anos depois nunca tivemos o tal visual voice mail… alias o que me irrita ate hoje e ter essa porcaria primitiva e que as operadoras não deixam vc desativar ficando aquele ícone vermelho MALDITO

  • Marcos

    Pelo video da keynote dava para ver que o iPhone utilizado era mais parrudo atrás, não sei se era devido à conexão com a projeção ou pq ainda era protótipo.

  • A Claro oferece aqui no Brasil. Eu tenho.

  • Fábio Oliveira

    Eu desativei na claro e na vivo. Só ligar no suporte e pedir.

  • MagicCarpetDriver

    os caras criaram um cargo pra destruir prototipos? fala serio! me contrata q faco pela metade! trabalho facil danado…

  • Paulo Roberto Ramos de Andrade

    E pelo fato de existir este vídeo, eu diria o sujeito falhou 😀

  • Samir Melo

    “Felizmente a Apple mudou completamente o projeto”

    Steve Jobs era um cara muito exigente. Tanto que enquanto estava vivo não deixou nenhuma “caneta” ser vendida junto com seus aparelhos.

    Faz muita falta nos dias de Hoje.

  • Paulo Roberto Ramos de Andrade

    E ainda não são (e é uma pena, um iPad pro COM a apple pencil seria uma mão na roda para anotações)

  • Alvaro

    Boa então vou atras da Vivo para ver se tem

  • Alvaro

    Liguei em dezembro me disseram que não era possível até mesmo fui a
    Uma loja e tb me informaram que não era possível vou ver de novo

  • paulobr

    “mostrava uma Click Wheel virtual que ocupava a parte debaixo da tela”
    Tenho certeza que esse protótipo era só para testes.
    E no produto final a Apple usaria a Click Wheel física do iPod.

    Mas mesmo assim seria ruim.
    A Click Wheel é o sistema mais perfeito já criado para um tocador de áudio. Mas para outras funções fica claro que excede a sua capacidade de interação.

  • MagicCarpetDriver

    na Oi, pedi pra desativar a caixa postal e volta e meia aparece o icone vermelho, mas qd ligo, a ligacao cai e o icone desaparece. Nao sei se é coincidencia ou nao, mas foi depois dessas ultimas versoes do iOS 10 q isso vem acontecendo…

  • Alvaro Guatura

    Eu tenho, na Claro.

  • faz uma p$%# falta mesmo!

  •  Rodrigo – Bodi

    Na Vivo tem também.

  • Alvaro

    acabei de ligar na vivo e desconhecem o serviço totalmente… e obviamente ao me jogarem na área técnica pela 10x desligaram na minha cara… mas pelo menos desativei a caixa postal comum inutil

  • Alvaro

    hoje desativaram… vamos ver se vai sumir o ícone fdp

  •  Rodrigo – Bodi

    Callcenter da Vivo eu já desisti a tempos… Quando desativei a minha, fiz em uma loja física da Vivo.

  • Fui pra Claro so por causa desse serviço, fiquei 2 anos tentando ativar e nunca conseguiram, aí voltei pra Vivo.

  • Alvaro

    Então… em dezembro fui em uma loja física e disseram que não era possível… hoje consegui desativar pelo call… agora quando perguntei sobre o visual voice Mail…. haaaa aí era era o alienígena perguntando coisas absurdas… MAAAAS eu xinguei no tuiter e pediram mais detalhes por DM… desenhei o fato é mandei screenshots do serviço… vamos ver o que vira a seguir dessa novela…

  • Renan Cabral

    não é tão facil quanto você imagina, ele tem que apagar todos os arquivos de todos os protótipos em todos os computadores e servidores da Apple, ah isso sem contar os rabiscos de design feitos em papel e os protótipos em si, imagino que demore um tempo pra sumir com tudo

  • Rodrigo Siqueira

    Pensar assim é sempre o caminho mais fácil, mas garanta que ninguém tirou uma fotinho de longe, que aquele computador que você plugou o protótipo para dar uma carga de 10% não fez um backup, que aquele fornecedor de case que você mandou sketch não tem mais o arquivo. Olha aí, já tem 10 anos que saiu o modelo definitivo e agora saiu um vídeo de um protótipo. Os caras responsáveis pelos protótipos são os mais caçados para propinas MILIONÁRIAS pelos jornais. Tenho uma amiga de infância que em 2010 trabalhou na equipe de desenvolvimento do logo das olimpíadas rio 2016, ela dizia que passava o dia em uma sala offline, que tinha bloqueadores de sinais, não tinha cabo de rede, eram revistados na entrada e na saída e todos tinham contrato de confidencialidade com multas altíssimas. Se coloque no lugar de um engenheiro, que está empolgado com o projeto novo que está nas mãos e não pode contar nem para a esposa, segurar um segredo industrial é uma batata quente na mão hoje em dia, é algo que você pensaria duas vezes antes de aceitar rs rs rs

  • Igor Silva Barros

    tragam mais histórias sobre a Apple como esta, muito bom 🙂

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.