“iPhone 8”: mais rumores apontam para uma carcaça de vidro com estrutura de aço inoxidável

Os rumores relacionados ao “iPhone 8” estão de volta — agora, o assunto é a estrutura do aparelho.

O DigiTimes está longe de ser uma fonte confiável de informações mas, desta vez, o assunto abordado por eles não é algo inviável — muito pelo contrário, afinal outros já levantaram este tema antes. A diferença entre as notícias é que, enquanto o analista Ming-Chi Kuo (da KGI Securities) falou que a estrutura de aço inoxidável estaria presente apenas no “iPhone 8” topo-de-linha, o DigiTimes dá a entender que a troca do alumínio pelo novo material será definitiva, para todos os modelos.

iPhone 4s deitado, rodando o iOS 7

De novo material, aliás, o aço inoxidável não tem nada. A prova disso está no design dos iPhones 4/4s (a estrutura lateral de aço inoxidável era responsável por juntar os painéis de vidro dianteiro e traseiro dos aparelhos).

Com a chegada do iPhone 5, a Apple passou a usar uma estrutura de alumínio (material usado também na estrutura de muitos outros produtos da empresa — Macs, iPads e Apple Watches). Por conta do #bendgate nos iPhones 6/6 Plus (polêmica envolvendo iPhones que entortavam facilmente), a Apple preferiu não arriscar no iPhone 6s/6s Plus e passou a utilizar um alumínio reforçado (o mesmo utilizado no Apple Watch, conhecido como série 7.000).

Seja para evitar oxidação ou como parte do novo projeto (quem sabe envolvendo carregamento sem fio e coisas do gênero — ou simplesmente uma redução de custos, já que este processo seria entre 30% e 50% mais em conta), os rumores do “iPhone 8” estão todos apontando para o retorno da carcaça de vidro e da estrutura de aço inoxidável.

Além da Foxconn, parceira da Maçã de longa data, a Jabil (empresa americana, com sede em St. Petersburg — cidade localizada na Flórida1) também ficaria responsável pelo fornecimento do componente à Apple.

[via AppleInsider]

Notas de rodapé

  1. Teríamos aí mais um movimento influenciado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump?
  • Rogerio Fernandes do Nasciment

    apesar da fragilidade do vidro, sou fã do design do 4/4S

  • Jaime Camargos

    Sou tão fã do design do 4S que me recuso aposenta-lo até hoje. O bichinho ainda dá no coro e nunca troquei a bateria (acredite quem quiser). E não estou sozinho não… conheço um montão de gente que é fã do aparelho.

  • João de Paula

    Ai chega setembro e lançam um Iphone de metal com gorila glass 5, 4 gigas de ram, carregamento (por indução) e os argumentos que ele é mais rápido e eficiente.

  • Rodolfo Oliveira

    Quais as chances da apple parar de nomear os IPhones com números esse ano? Afinal, não se fala MacBook Pro 8 ou iMac 12, faz todo sentido os nomes serem apenas iPhone e iPhone Plus.

  • Leon

    É >2. Design bom é o que perdura.

  • Vinicius Demski M. de Almeida

    Apesar de gostar do design atual, tenho saudades do tempo em que não precisava usar capa no iPhone.

  • Julio Cesar Mon

    concordo plenamente! Era muito mais bonito.

  • Sam86

    Contou com a participação ativíssima de Steve Jobs em sua concepção. Do modelo 5 em diante o cara estava mais pra lá do que pra cá, não apitava em mais nada.

  • Julio Cesar Mon

    Acho difícil, mas gostaria tb que solucionassem a HORRÍVEL CÂMERA PROTUBERANTE dos atuais.
    Até o modelo 5/5s/5se ainda era lente embutida e era perfeita, não precisava de capa pra iphone por causa dela. Vc usava capa se quisesse.
    Os atuais se vc usar sem capinha e apoiar na mesa toda hora, a lente vira ponto de apoio e pode riscar, uma droga! Steve Jobs faz MUITA falta!

  • Aff, você acaba de comprar o novo iPhone 7 lançamento, e dias depois já tem que conviver com notícias do próximo aparelho. Com toda essa correria para lançar mais e mais aparelhos, muito difícel você se sentir atualizado em tecnologia hoje. Haja money :/

  • Acho difícil eles voltarem para a estrutura de aço + vidro.
    Existe toda aquela questão de peso, de apresentar o iPhone mais leve e fino da galáxia e bla bla bla.

    Pensa num iPhone “8Plus” com o “mesmo” material dos iPhones 4 o peso que não seria.

    Caso isso se confirme esse é o problema da Apple, pegar design do passado e lançar como novo.

  • beeblebrox3

    Eu também. Quando o 4 saiu achei o aparelho mais bonito do momento. E até hoje acho o melhor design. Gosto muito dos aparelhos da sony, tipo o Z3, pq eles são parecidos.

  • Marcelo KG

    Bem que poderia ser verdade. Pra mim o 4S é o iPhone mais lindo de todos os tempos #saudade

  • desencana hahah
    é assim que eu consigo lidar

  • Henrry Lacsko

    Superem a Morte do Jobs….

  • Marcos Perini

    Minha aposta é que eles passarão pelo iPhone 8, iPhone 9 até chegar no iPhone X. Depois disso retirarão os números.

  • Mazz

    Desencana mesmo… qdo saiu o 7, eu comprei o 6S com um preço bom. A Apple já se ligou que da para ter uma margem de lucro absurdamente alta por aqui, e na situação que o pais se encontra, não vale a pena torrar dinheiro nisso. Agora que acabou o ano novo as pessoas vão lembrar que a crise não passou, e vão consumir com mais cuidado.

  • Elton Fabricio ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Não entendi… tenho um 7 Plus preto fosco e uso sem capa.

  • Douglas Ceretta Hamerski

    Saudades do meu 4S <3

  • Douglas Ceretta Hamerski

    Seria um sonho para mim que a Apple lançasse um iPhone 3,5 polegadas de novo, mas aparentemente é algo impossível com essa tendência de telefones com tela grande. Não custa sonhar né?

  • Jaime Camargos

    Não sabia disto. E eu que achava que por detrás de Jobs existia um Ive. Vejo que é o contrário. Kkkkkk

  • Jaime Camargos

    Com estes c..ões que ficaram na empresa está difícil. Sem ele os caras só fizeram m… até agora. Gostaria muito de já ter esquecido dele. Fazer o que, têm Sansung, tem Sony e muita empresa chinesa oferecendo ótimos produtos. A MS não está brincando também não. Já estamos com elas, é só ver os resultados de desempenho em 2016 que começam a pipocar.

  • Perinaldo Cavalcanti Silva Fil

    Fiz o mesmo cara. Quando saiu o 7 eu comprei o 6S de 32Gb e estou gostando bastante. Antes dele eu tinha o 5S, que acabei dando a minha esposa que possuía um Zenfone 5, hehe!

  • Camilla Laura

    Deu nojo de ler e ouvir o tanto que o pessoal falava da Liquidmetal®, nunca iram usar esse material que era ou é considerado um avanço tecnológico?

  • Carlos Dasmer

    O Iphone todo Preto então vai deixar de existir? – Ou existe Aço Inoxidável Preto? hehehe – Medo do Cinza Espacial voltar gritando: – “Pensaram que se veriam livres de mim”? – “Se ferrou otários”!

  • Vinícius

    O Galaxy s7 Edge usa vidro e alumínio em sua composição e é ridiculamente fino.
    Mas, eu também acho que seria melhor investirem em outra coisa.

  • Marcos

    Minha duvida é: Como eles irão criar um iPhone sem botão Home físico? Pois quando eu estou com um aplicativo aberto preciso pressionar o botão home pra voltar a tela de inicio (tem aquela função do 3D touch pras abas mas não é a mesma praticidade)… Se o botão home for digital e incluso na tela, não iria ficar um circulo desenhado na tela o tempo todo pra indicar onde é o botão home? e quando eu abrisse um aplicativo ele sumiria pra não ocupar o espaço da tela? Então como eu iria voltar pra tela inicial caso ele não ficasse presente quando um app estiver aberto (até porque se ficar não tem sentido nenhum retirar o botão home fisico, já que o digital iria ocupar a tela do mesmo jeito)

  • Conde De La Roche, o benfeitor

    A intenção da traseira de vidro é possibilitar carregamento por indução (sem fio).

  • Henrry Lacsko

    Ah cara, mas o difícil dessa questão é o seguinte: não podemos querer também produtos que estejam no mesmo formato de 2007… as “inovações” são inevitáveis, as pessoas clamam sempre por algo extraordinário que possa vir da Apple, mas pra eles, sempre vai ser o campo de teste, se for bem sucedido, deixamos, se não, tiramos… a Apple agora está rendendo as novas atualizações do mercado… não se se ela será a percursora de alguma inovação agora, vamos ficar de olho, mas em relação ao Jobs, não dá pra ficarmos lamentando ele não está lá, hoje nos consumidores temos as opções de escolha, que nem você disse… que nem diria Belchior, “o novo sempre vem” só basta estarmos dispostos a nos abrir pra isso! Abraços camarada

  • Jaime Camargos

    Concordo, é isto mesmo. Apenas me parece que os dirigentes e o corpo técnico da empresa acham estar deitados em berço esplêndido, acomodados. A empresa não caminha sem a pressão de Steve. Os caras perderam o medo de errar. Tio Cook vai lá e passa a mão na cabeça. Já teve notícia de alguma pressão do Cook? Nada. Isto salta aos olhos de todos e parece estar corroborado pelos resultados financeiros da empresa. Estão acomodados e acham que somos idiotas.

  • Wilson Faustino

    Fiz a mesma coisa. Logo após o anúncio do iPhone 7 os preços do 6S caíram bastante e aproveitei comprar um 6S 128gb. Antes tinha um 5S – fiquei uns 2 anos e meio com ele.

  • Camilo Bragatto Groberio

    Olhando nossa situação econômica, e sendo mero mortal assalariado, não tem como acompanhar. A pergunta a se fazer é sempre essa: o que (de features) tem no novo de tão importante que no meu não tem? Eu necessito muito dessas features?

    Comprar por hype ou pra ter o mais novo não é uma opção.
    Vejo muitas pessoas com um modelo 6S ou 7 mas que não utilizam nem 10% de sua capacidade produtiva: é pra face, whats e tirar fotos. O dinheiro investido nesse caso é para status.

    Eu estou com o meu 5S já faz 3 anos e é com ele que vou passar 2017.

  • Junior

    Cara…tbm estava com meu 5s até mês passado…acabou aparecendo uma oportunidade e acabei pegando o 7…mas de boa, se não fosse isso ficaria com meu 5s mais um ano fácil (já tava com ele há quase 3 anos tbm)!! Baita aparelho…lógico que o novo fez muito diferença em várias coisas que uso agora!!

  • cesar 1989

    espero que nao, celular de vidro escorrega muito, fora que o iPhone 7 é o mais lindo ja feito <3

  • Gui Pinzegher

    Deve ser por isso que a Apple ainda não lançou.

  • Hudson Schumaker

    Ainda setico

  • Gosto tanto do design do 4/4S que troquei o meu 4S velho de guerra por um Galaxy A7 2016, que tem estrutura semelhante e também é lindo. Inclusive acho mais bonito que o S7/S7 edge (acho as quinas muito redondas). Se o próximo iPhone seguir essa linha de design, além de diminuir as bordas da tela e passar a usar display OLED, pode ser que eu volte para o iOS.

    https://uploads.disquscdn.com/images/e6c394ae523f1c5a22b463927ed00f1bf118cf80dc77ddc73e5566d07ddfc4b1.jpg

  • Marcvs Antonivs

    A Apple está parecendo aquele cachorro que da voltas feito louco, perseguindo seu próprio rabo. Esse filme se chama A Volta do Que Não Foi versão 2017.

  • Welington

    Cara pensso assim também, o meu 5s me serve bem aqui e vai ficar na minha mão por um bom tempo ainda, sou usuário normal, nem jogar em smart eu curto

  • Pra mim, disparado, o 4/4S é (e ainda continua sendo) o aparelho celular mais bonito que eu já tive! Lembro quando comprei o meu e o mesmo chegou uma tarde de terça-feira. Fiquei horas “namorando” o mesmo. Só fui ligar para começar o uso umas 5 horas depois, quando cheguei em casa e então iniciei a configuração para começar o uso! Nostalgia é pouco! 🙂

  • Carioca32

    Não, tem que falar fala-se MacBook Retina 15″ Mid-2015 pra saber de qual produto estamos falando. Pessoalmente acho que o número é mais fácil e mais intuitivo, e funciona bem melhor para o marketing e para os consumidores.

  • Carioca32

    Tremendo golpe de marketing da Apple. O Liquidmetal já é usado há anos em material esportivo e outras empresas de celular já usavam para pequenas peças e dobradiças na época dos flips. Não é nada de mais, uma liga como muitas outras. É tão revolucionário que a Apple só usou pro clips de luxo que abre a bandeja do SIM card.

  • Sam86

    Meu caro, Jobs não só orientava quanto ao design quanto dava o apito final.

  • Carioca32

    O vidro em tese era frágil, mas o celular em sí era muito mais resistente ao uso diário do que o design atual baseado em alumínio. O 4/4S podia andar no bolso de tras ou da frente da calça sem medo de amassar.

  • Diane Spagnuelo

    Só Deus sabe quantas vezes derrubei meu 4S e o vidro tá lindo até hoje.

  • Kloeckner

    Não tem nada de pegar design do passado, ser composto de vidro e aço não quer dizer que será cópia do 4. Sem falar que são 10 anos de evolução, pode-se usar vidro bem mais resitente atualmetne.

  • Kloeckner

    Não só a Apple, ninguém usou, deve ter algum problema ou é muito caro, pois não foi lançado nada com esse material, a não ser pequenas peças com vc citou.

  • Yuri Ruiz

    Fica assim não, amigo! Agora que lançaram o 7 que eu comprei meu 5S. E só devo trocar por um 8 ou algo do tipo se tiver uma boa promoção ou eu ver muita vantagem na troca de aparelho.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

O MacMagazine faz parte do grupo iMasters, mantido pelas seguintes empresas: