O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: três modelos de iPads serão lançados em 2017, incluindo um sem bordas (com tela entre 10″ e 10,5″) [atualizado]

Se levarmos em conta o histórico de lançamentos de iPads, são grandes as chances de vermos um novo modelo de tablet sendo lançado pela Maçã no primeiro semestre deste ano. Muito já se falou sobre esses novos iPads que deverão ser lançados. O que me parece certo é que veremos três novos modelos; o que ainda não está claro, porém, são os tamanhos das suas telas.

Publicidade

O analista Ming-Chi Kuo (da KGI Securities), que costuma acertar bastante, havia dito lá em agosto de 2016 que a Apple substituiria o atual iPad de 9,7 polegadas por um de 10,5 polegadas. A novidade, porém, é que este novo modelo seria totalmente sem bordas. Pouco tempo depois, o site japonês MACお宝鑑定団のBlog disse que veríamos três novos modelos para os três iPads que temos hoje (7,9″, 9,7″ e 12,9″). Já os analistas da Barclays Research falaram que os três novos modelos seriam de 9,7″, 10,9″ e 12,9″ — ou seja, não teríamos novidades para o iPad mini, além de termos dois tablets com telas de tamanhos relativamente próximos.

iPad nos negócios

Nesta semana, Kuo voltou para alterar um pouco as suas previsões — que ficaram mais de acordo com o pessoal da Barclays, é bom notar. Segundo o analista, a Apple lançará três novos iPads em 2017: uma nova geração do iPad Pro de 12,9 polegadas, um de 9,7 polegadas (que seria uma espécie de “iPad de baixo custo”) e um novíssimo iPad sem bordas que teria uma tela entre 10″ e 10,5″. Enquanto o iPad de baixo custo de 9,7″ teria o chip A9, o de 12,9″ e o sem bordas viriam equipados com o chip A10X.

No mais, Kuo acha que as vendas dos iPads continuarão em declínio; por outro lado, que a Apple conseguirá uma margem de lucro maior na linha por conta do ASP1Average selling price, ou preço médio de venda. maior.

O “impasse” parece estar mesmo apenas no tamanho da tela desse novo iPad sem bordas. O que é estranho, a meu ver, é a bagunça que a linha está — e ficará. Quando a Apple lança um novo iPad, ela costuma manter o “antigo” à venda por um preço mais em conta. Ainda que eu não concorde muito com isso pela bagunça que se instala na linha de produtos (confusão nunca é bom para o cliente), é interessante ter uma opção mais barata para quem não quer pagar tanto ou não precisa de um iPad tão potente/moderno.

Publicidade

Caso esse novo iPad de 9,7″ (de baixo custo) seja mesmo lançado, imagino que o iPad Pro de 9,7″ sairá de linha para que este assuma a sua posição. E aí, uma nova bagunça será instaurada já que no modelo maior, de 12,9″, a Apple provavelmente manteria a linha atual à venda por um preço mais em conta, como sempre tem feito. E mesmo não lançando um iPad mini novo, eu aposto as minhas fichas que o mini 4 continuará disponível.

Publicidade

Apple, Apple… Está na hora de arrumar a casa e criar uma grade de produtos fácil, para que qualquer pessoa que entrar nas suas lojas consiga escolher um produto sem muita dificuldade.

[via MacRumors]

Atualização · 12/01/2017 às 17:56

Dan Provost, cofundador do Studio Neat, analisou os possíveis tamanhos da tela desse suposto novo iPad sem bordas e chegou à conclusão de que ele terá mesmo 10,5 polegadas.

Mockup do iPad de 10,5"

A matemática funciona perfeitamente. Este novo iPad de 10,5″ teria a mesma resolução que o iPad Pro de 12,9″ (2732×2048 pixels), mas a mesma densidade de pixels do iPad mini (326ppp em vez de 264ppp). Triture os números, faça um pequeno Teorema de Pitágoras e você acabará com uma tela de 10,5″ na diagonal (10,47″ para ser preciso, mas nenhum dos tamanhos declarados de tela da Apple são exatos). Em termos de dimensões físicas, a largura desta tela de 10,5″ seria exatamente a mesma que a altura da tela do iPad mini.

Este, para mim, é um dispositivo muito atraente. A resolução do iPad Pro de 12,9″, mas o formato do iPad Pro de 9,7″. Vamos apenas esperar que a Apple não o chame de “iPad Pro mini de 10,5 polegadas”.

É, parece que mataram a charada…

[via Daring Fireball]

Notas de rodapé

  • 1
    Average selling price, ou preço médio de venda.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Carpool Karaoke”, no Apple Music, terá um apresentador diferente para cada episódio

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Super Vectorizer 2, TwistedWave Audio Editor, Icon Plus e mais!

Posts Relacionados