O melhor pedaço da Maçã.

Diretamente do futuro: conheça o Opera Neon, um novo conceito de navegador

A Opera Software acaba de anunciar o que chamou de “o navegador do futuro”: o Opera Neon.

Publicidade

YouTube video

Na empresa, nós criamos navegadores já faz mais de 20 anos. Estamos muito conscientes de que algumas partes dos navegadores que conhecemos hoje não passam de homenagens ao último milênio — uma época em que a web era composta principalmente de documentos e páginas. Mas a web está mudando rapidamente, assim como as expectativas das pessoas sobre como aplicativos e páginas devem se comportar.

O visual do Opera Neon é bastante peculiar. A página inicial mostra uma barra de endereço e os sites recentemente visitados ou favoritos, porém em forma de “bolhas” — com a mesma imagem de fundo usada em sua Mesa (Desktop). Da mesma forma, os sites aparecem como essas bolhas divertidas no lado direito, mostrando cada aba aberta e ativa no momento — aparentemente fica bem bonitinho e divertido, mas isso toma muito espaço da tela e pode comprometer a produtividade. Com um “sistema inteligente”, as abas mais usadas ficam no topo da lista.

O diferencial — além do seu design — é a grande atenção que ele dá a mídias. Como a nota oficial explica, estamos na era não só de “documentos e páginas”, ou seja, áudios, vídeos e imagens são tão importantes quanto. Na barra lateral esquerda, além do ícone para abrir uma nova página (+), ele tem um de play, onde mostra todas as possíveis mídias (vídeos e áudios) que estejam sendo reproduzidos no momento, permitindo que você pause e continue a reprodução diretamente daquela aba ou a deixe em modo PiP1Picture-in-Picture.. Há ainda um ícone para você ver os downloads feitos, além de uma opção para capturar tela (que é automaticamente salva no navegador).

Opera Neon

Algo super-interessante é a possibilidade de dividir a tela nativamente, dentro do navegador. Basta arrastar a bolha do site para cima da página aberta e aparece a opção de escolher a esquerda ou a direita para abrir a nova página, sendo possível ajustar o seu tamanho.

Publicidade

Tudo é bastante interessante mas, se você não curtiu, não se assuste. O Opera Neon é apenas um navegador *conceitual*. Dependendo do recebimento do público, muitas das suas funcionalidades poderão ser levadas ao atual navegador Opera, mas não o substituirá (pelo menos, por enquanto). Isso quer dizer que ele é realmente apenas um protótipo e está longe de ter todas as funções que estamos acostumados a ver (por exemplo, extensões ainda não funcionam nesta versão). Sendo gratuito, qualquer usuário de Mac ou Windows pode baixar diretamente do site e experimentá-lo.

[via MacRumors]

Notas de rodapé

  • 1
    Picture-in-Picture.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera a quarta versão de testes do macOS Sierra 10.12.3 [atualizado: iOS 10.2.1 também]

Próx. Post

Apple estaria mesmo interessada em produzir séries e até filmes originais

Posts Relacionados