Chegou aquela hora de olharmos como está o desempenho (em vendas) dos dispositivos da Apple em seus mercados.
Ontem, ficamos sabendo que os novatos AirPods já têm ótimos números e que estão saindo na frente até dos fones de ouvido sem fio da Beats. Já a corrida no mercado de smartphones e computadores é um pouco mais complicada, mas parece que a Apple se saiu bem neles também nos últimos meses.
De acordo com uma pesquisa do Kantar Worldpanel, o mercado do iPhone cresceu 6,4% de setembro a novembro de 2016 nos Estados Unidos. A presença do iOS continua sendo menor que a dos aparelhos com o sistema Android nos lugares onde a pesquisa foi feita, porém houve crescimento do iOS na maioria deles, principalmente no período “pré-Natal”, quando três modelos de iPhones alcançaram o topo das vendas.
O iPhone 7, o iPhone 7 Plus e o iPhone 6s foram os três smartphones mais populares nos EUA no início do período de férias, totalizando uma participação de 31,3%. O Samsung Galaxy S7 e S7 edge foram o quarto e o quinto mais vendidos nos EUA, com a Samsung capturando 28,9% das vendas de smartphones.
Já na Grã-Bretanha, os números de vendas de iPhones dispararam, chegando a aumentar 9,1% em comparação ao mesmo período de 2015. Ainda por lá, o Windows Phone teve uma queda de 7%, o que pode ter relação direta com o aumento do iOS pela região.
Entretanto, apesar de o mercado ter favorecido o iPhone nos EUA, na Grã-Bretanha, na França e na Austrália, houve queda na Alemanha e na China. Neste último, os aparelhos com Android conseguiram um crescimento de 7,2%, mesmo estando o iPhone 7 no topo da lista de aparelhos mais vendidos na China urbana — seguido pelo Oppo R9.
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Se o iPhone está entre altos e baixos nos países, as vendas de Macs parecem estar segurando firme, ainda que o mercado como um todo esteja na corda bamba.
A Gartner informou que, durante o quarto trimestre de 2016, a Apple conseguiu vender cerca de 5,4 milhões de Macs no mundo inteiro. Comparando esse número com o do ano anterior, quando a empresa vendeu 5,3 milhões, houve um crescimento estimado de 2,4%. Neste último trimestre de 2016, a Maçã conseguiu abocanhar 7,5% do mercado, um pouco mais do que em 2015, quando ela chegou a 7%.
Lenovo, HP e Dell continuam no topo de vendas mundiais — e continuam crescendo, assim como no ano anterior. Já a ASUS ficou à frente da Apple por uma pequena diferença em número de vendas; na porcentagem, ela se igualou à Maçã com 7,5% do mercado, uma queda de 8,5% em relação a 2015.
As vendas globais de computadores chegaram a 72,6 milhões de unidades durante o quarto trimestre de 2016, uma queda de 3,7% em relação ao quarto trimestre do ano anterior. As vendas totais do ano ficaram em 269,7 milhões, uma queda de 6,2% comparando com 2015. A Apple estima ter vendido por volta de 18,6 milhões de Macs em 2016, contra 20,3 milhões em 2015. Isso significa que todo o mercado de computadores está em queda — e parece que existe uma explicação plausível para isso.
A estagnação no mercado de computadores continuou no quarto trimestre de 2016, uma vez que as vendas “pré-Natal” foram fracas devido à mudança no comportamento dos compradores. O amplo mercado de computadores tem estado estático, já que as melhorias tecnológicas não foram suficientes para proporcionar um crescimento real do mercado.
Até apareceram inovações nos formatos como notebooks 2-em-1 e alguns mais finos e leves; também houve melhorias tecnológicas como aumento na duração da bateria. Esse mercado cresceu rapidamente até por seus comprometidos usuários. No entanto, o aumento proporcionado pelos entusiastas não é grande o suficiente para impulsionar o crescimento do mercado global.
—Mikako Kitagawa, analista principal do Gartner.
Já nos Estados Unidos, são outros quinhentos; a Apple consegue se sair muito bem por lá. No quarto trimestre de 2016, a empresa conseguiu vender 2,1 milhões de computadores, atingindo 12,8% do mercado. Em comparação com o ano anterior, houve um crescimento de 6,4%.
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Em relação às vendas mundiais, ainda há uma pequena diferença nos números de outra firma de análise de dados, a IDC. De acordo com ela, o número referente ao quarto trimestre de 2016 para a venda de PCs é de 70,2 milhões e, de Macs, 5,26 milhões. Diferentemente da Gartner, a IDC computou uma queda de 0,9% no mercado para a Apple.
Os números reais sobre a performance da Apple, nós ficaremos sabendo assim que ela revelar seus próximos resultados financeiros, no dia 31 de janeiro.