O melhor pedaço da Maçã.
App Store num iPhone segurado por mãos

Confira mais detalhes sobre o novo sistema de reviews da App Store (iOS e macOS) que será lançado em breve

Desde que a App Store foi criada pela Apple que desenvolvedores sonham com a possibilidade de responder comentários/reviews de usuários. Seja por uma avaliação errada (dar uma nota baixa por uma suposta falta de recurso que está lá, mas o usuário não achou; ou reclamar de algum bug que já foi corrigido, por exemplo) ou simplesmente para agradecer pelo apoio, sem dúvida nenhuma essa interação entre desenvolvedores e clientes é essencial.

Publicidade

O Google tratou de incorporar essa possibilidade na sua loja de aplicativos em maio de 2013; a Apple, mesmo com os insistentes pedidos de desenvolvedores, não havia acenado para esta possibilidade. Até ontem, quando lançou a primeira versão beta do iOS 10.3.

Uma das novidades do iOS 10.3 é justamente uma mudança na App Store — e na Mac App Store também, diga-se — a qual finalmente implementará a possibilidade de desenvolvedores responderem reviews de usuários. Mais do que isso, estamos falando de uma nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. que facilita muito as coisas para usuários já que aplicativos poderão ser classificados/avaliados sem que você tenha que ir para a App Store — tudo poderá ser feito em uma tela popup dentro do próprio aplicativo!

Há, porém, mais detalhes sobre esse aguardadíssimo recurso que valem a pena serem compartilhados aqui, como o fato de desenvolvedores só poderem pedir por reviews em um app, no máximo, três vezes num período de um ano (se a pessoa negar pela terceira vez ou já tiver feito um review, não será mais “importunada”).

Publicidade

Essa nova API se tornará, em algum momento, a única forma possível de um aplicativo solicitar um review. Contudo, a Apple ainda não falou nada sobre uma possível data-limite para que todos os desenvolvedores incorporem a API em seus apps — ao menos neste início, não há obrigatoriedade na utilização dela (ainda que o recurso facilite muito as coisas para usuários), provavelmente apenas em novos apps.

Como sabemos, sempre que um aplicativo ou jogo é atualizado na App Store, a nota/avaliação dele é zerada. Isso se dá basicamente para que nós, usuários, possamos enxergar a avaliação de um aplicativo de duas formas: a geral e a da versão específica. A nota geral, por exemplo, poder ser ótima enquanto a da última versão pode estar baixa por conta de um bug sério; ao disponibilizar uma nova versão com o bug corrigido, essa avaliação ruim é “zerada” para que outra comece — ainda que todas as classificações sejam levadas em consideração no somatório geral.

Esse limite de 3 vezes num período de 12 meses vale, inclusive, para diferentes versões. Do contrário, seria fácil para um desenvolvedor mal intencionado burlar o sistema (bastaria lançar uma nova versão do app para ter mais três tentativas de conseguir uma classificação/review do usuário.

Publicidade

Outra novidade é que, ao pressionar com mais força (3D Touch) um review deixado por um cliente, o usuário poderá marcá-lo como “Útil” — algo parecido com o que usuários podem fazer no iTunes, marcando um review como útil ou não. Sobre os reviews em si, desenvolvedores poderão responder cada review apenas uma vez (a resposta ficará de alguma forma ligada ao review, para termos o senso de continuidade); tanto o usuário quanto o desenvolvedor poderão editar o review/a resposta, mas a ideia de limitar a um review e uma resposta é justamente para não tornar esse espaço uma área de chat/suporte/bate-papo.

Ainda há muita coisa que pode ser melhorada na [Mac] App Store — como por exemplo a possibilidade de testarmos um app por um período de tempo (determinado pelo desenvolvedor) antes de decidirmos ou não pela compra, e upgrades mais em conta para quem já tem uma versão antiga do app. Mas sem dúvida responder reviews era algo muito, muito esperado por desenvolvedores e que vai tornar o espaço de avaliações de apps ainda melhor.

[via The Loop, Daring Fireball]

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tim Cook vende mais US$3,6 milhões em ações da Apple, totalizando US$7,2 milhões só em 2017

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: RollerCoaster Tycoon 3, Space Trek, PDF Reader Premium e mais!

Posts Relacionados