Amazon Chime é lançado e chega para competir diretamente com o Skype for Business

Imagem de destaque


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
14/02/2017 às 18:44

Num passado não muito distante, vimos uma guerra de clientes de email se proliferar por aí — tanto para sistemas operacionais móveis quanto desktops. Pois agora eu diria que estamos vendo algo parecido, só que para o mercado de comunicadores empresariais.

Existem muitas opções disponíveis atualmente: há os que se focam mais em comunicação escrita — ainda que ofereçam recursos de áudio e/ou vídeo —, como o HipChat e o Slack (este último utilizado atualmente por nós, aqui no MacMagazine); há, também, aqueles focados em conversas por áudio ou vídeo — e que oferecem recursos simples de bate-papo —, como o Skype por Business. Sem falar, é claro, de outras soluções ainda mais focadas em empresas, como GoToMeeting e WebEx (da Cisco). Hoje, mais um integrante de peso foi lançado para competir neste mercado: o Amazon Chime.

Com apps disponíveis para iOS, macOS, Windows e Android, o Amazon Chime oferece a possibilidade de usuários se comunicarem de diversas formas, seja por uma ligação em áudio, videochamada, reunião virtual (com diversas pessoas) ou bate-papo, podendo também compartilhar conteúdo e telas.

O principal diferencial do Chime é mesmo a simplicidade (ainda que muitos, como eu, possam achar a interface de mau gosto) e o foco na qualidade da conversa. Segundo a empresa, o serviço usa tecnologia de banda larga com cancelamento de ruído para fornecer áudio cristalino, o qual é melhor do que uma típica chamada de telefone celular; já o vídeo em alta definição é otimizado para o dispositivo que você está usando, a fim de fornecer imagens nítidas e fáceis de serem visualizadas.

Interface do Amazon Chime para macOS

Quando há uma reunião, os participantes são notificados e, ao clicar/tocar no botão, são imediatamente conectados (sem a necessidade de digitar senhas ou coisas do tipo). Há ainda a opção de avisar que você está atrasado para a reunião, clicando/tocando no botão “Running Late”.

A Amazon também aposta numa organização visual simples, facilitando o gerenciamento das reuniões. Você pode ver quem se juntou à reunião, quem está atrasado e quem não poderá participar; o app indica, ainda, se existe algum ruído de fundo sendo captado pelo microfone de algum participante — qualquer pessoa pode, então, silenciar o participante em questão para não atrapalhar o andamento da reunião.

O serviço também permite que você crie e use a sua própria URL de reunião personalizada para todas as suas reuniões online. Como ela fica sempre acessível, você pode utilizá-la para iniciar uma reunião de forma instantânea; você também pode se juntar a uma reunião utilizando um número de telefone padrão, gravar as reuniões (áudio, vídeo e até os compartilhamentos de tela) na nuvem, agendar uma reunião pelo Outlook ou adicionado o email [email protected] no convite para que a reunião se inicie de forma automática no horário marcado, entre outras coisas.

O Amazon Chime tem três opções de planos: o Basic (bate-papo, salas de bate-papo e videochamadas com duas pessoas; gratuito), o Plus (idem ao Basic com compartilhamento de tela e utilização do diretório corporativo; US$2,50 mensal por pessoa) e Pro (reuniões com até 100 pessoas e URLs personalizadas; US$15 mensal por pessoa).

[via PCWorld]

Posts relacionados
Comentários
  • João Ninguém

    Se depender da propaganda, me convenceu…

  • Bráulio Nienow

    Inútil

  • Leopoldo Pereira

    Sim. Seu comentário.

  • eubruno

    A função Dial-in, no plano Pro, pra fazer reuniões ligando pra um 0800 é MUITO boa, principalmente pra quem mora em regiões com internet ruim ou pra fazer fora de casa.

  • Bráulio Nienow

    Seu tb

  • Leopoldo Pereira

    Pelo visto, continua inútil.

  • Bráulio Nienow

    O comentário é um opção pessoal, e faço portanto do tamanho que julgo necessário, ditadura já passou


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: