Presidente da “Anatel dos EUA” sugere a ativação de receptores de rádio FM embutidos em iPhones


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
17/02/2017 às 13:29

Aqui vai uma notícia que você provavelmente não imaginou ler em 2017.

Em um simpósio sobre o futuro do rádio e áudio em Washington (nos Estados Unidos), o presidente da Comissão Federal de Comunicações1, Ajit Pai, se pronunciou [PDF] a favor da ativação dos transmissores de rádio FM de todos os smartphones.

Não, você não leu errado: rádio FM. Hoje em dia, todos os smartphones (incluindo o seu iPhone) têm a capacidade de oferecer transmissões de rádio FM através de receptores embutidos no modem LTE. Todavia, as operadoras e as fabricantes preferem deixar este recurso desativado, deixando apenas a opção de ouvir rádio via streaming (online).

Pai citou um estudo da NAB2 o qual mostra que apenas 44% dos smartphones mais vendidos nos EUA têm os receptores FM desativados e que a maioria (94%) destes aparelhos seriam iPhones.

Pesquisa da NAB sobre smartphones com rádio FM

A ideia de ter receptores desativados não é atraente para Pai, que acredita que eles “poderiam estar muito melhores”. Em uma fala bastante risível, ele argumenta que “é estranho que todos os dias ouvimos falar sobre um novo aplicativo para smartphones que permite fazer algo inovador, mas esses milagrosos aparelhos móveis modernos não permitem uma função-chave oferecida por um Walkman da Sony de 1982”.

De acordo com ele, há uma gama de benefícios em ativar os receptores, como economizar tanto bateria quanto os dados do celular, além de também poder utilizar em situações de emergências quando não há sinal.

Apesar de reforçar a ideia da importância desse recurso, ele acredita em “mercados livres” e nas leis; portanto, não apoia um mandato do governo exigindo a ativação desses chips, tampouco acredita que a FCC tem o poder de emitir o referido mandato.

Mesmo se algo for feito em relação a isso e os receptores forem ativados, quantas pessoas realmente utilizariam essa função em 2017?

[via MacRumors]

Notas de rodapé

  1. Federal Communications Commission, ou FCC.
  2. National Association of Broadcasters, ou Associação Nacional de Radiodifusores.
Posts relacionados
Comentários

Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: