Eu não preciso dizer que as coisas aqui no Brasil — e não estou me referindo somente a produtos da Apple, obviamente — são caras. Em diversos casos, estamos falando do dobro ou até mais do que pagaríamos comprando nos Estados Unidos ou em algum outro país.

É claro que nem todos podem adquirir um produto no exterior, mas se você tem uma viagem planejada ou conhece alguém que vai viajar e está disposto a trazer o produto para você, é bom saber exatamente como realizar a compra. E o intuito deste artigo é exatamente esse: explicar como comprar o seu produto pelo site da Apple e mandar entregar no seu hotel/na casa de amigo/em uma casa alugada ou, então, retirá-lo pessoalmente em alguma loja da empresa.

Utilizarei a loja online americana da Apple como exemplo, mas você pode fazer o mesmo processo em qualquer outra loja online da Maçã. Também optei por fazer o passo-a-passo em um computador, para vocês poderem visualizar os formulários de uma forma mais completa, já que via mobile tudo fica limitado ao tamanho menor das telas dos iGadgets. 😉

Como comprar um produto Apple no exterior pela loja online da empresa

Escolha o produto que você quer comprar e, depois, clique em “Check out with other payment options” (finalizar a compra com outras formas de pagamento).

Como comprar um produto Apple no exterior pela loja online da empresa

Serão solicitados, então, o seu ID Apple e a sua senha — ou, se preferir, faça a compra como um convidado ao escolher a opção “Continue as Guest”. Particularmente eu prefiro entrar com o meu ID Apple pois, assim, as compras ficam registradas sob o meu cadastro e eu posso acessar as informações de uma forma mais fácil e simples.

Escolhendo como receber o seu produto

Como comprar um produto Apple no exterior pela loja online da empresa

Aqui temos a primeira decisão a ser tomada: se você quer enviar o produto comprado para algum endereço (hotel, casa de amigo, etc.) ou se quer retirar o produto em alguma loja da Apple. Neste primeiro exemplo, vamos com a forma tradicional (colocando um endereço de entrega mesmo).

Entrega no hotel, na casa de um familiar/amigo, etc.

Para isso, tudo o que você precisa escolher é a opção “Ship” (despachar) em vez de “Pick up” (pegar) e clicar em “Continue” (continuar).

Como comprar um produto Apple no exterior pela loja online da empresa

Em “Shipping Address” (endereço de entrega), preencha os campos normalmente, colocando o endereço que você deseja receber o produto:

  • First Name = Primeiro Nome
  • Last Name = Sobrenome
  • Company Name = Nome da Empresa1
  • Area Code = Código de Área (DDD)
  • Primary Phone = Telefone Principal2
  • Street Address = Endereço3
  • Apt, Suite, Bldg, Gate Code = Apartamento, Suíte, entre outras coisas4
  • Zip Code = CEP5

Se por um acaso você estiver enviado o produto para um endereço comercial (a empresa que um familiar ou amigo seu trabalha, por exemplo), não esqueça de marcar a opção “This is a business address”. Isso ajudará os entregadores a escolher um horário mais de acordo com entregas para estabelecimentos comerciais.

As “Shipping Notifications” (notificações de envio) são opcionais, mas eu recomendo você colocar ao menos o email (campo “Email Address”) para acompanhar o andamento da entrega do produto; se você tiver um número de telefone celular (adquiriu um chip de alguma operadora para usar durante a sua viagem, por exemplo), vale a pena inseri-lo (campos “Area Code” e “Mobile Phone”) pois assim você receberá SMSs6 informativos sobre a entrega.

Após isso, clique em “Continue”.

Retirar em uma loja

O Personal Pickup é um serviço muito útil para você que está hospedado em um hotel que não recebe encomendas, por exemplo, ou simplesmente prefere passar em uma determinada loja da Apple para pegar o produto.

Para comprar um produto utilizando essa forma de entrega, basta escolher a opção “Pick up” em “Delivery & Pickup Options” (opções de entrega & retirada).

Como comprar um produto Apple no exterior pela loja online da empresa

Digite então o CEP ou a cidade desejada7 para visualizar a lista das lojas próximas e a data de quando o produto que você quer comprar ficará disponível para retirada em cada uma delas. Basta então escolher uma loja e clicar em “Select” e depois em “Continue”.

Em “Pickup Details” (detalhes da retirada), você escolhe quem vai retirar o produto (você mesmo ou outra pessoa). Se for você, marque a opção “The billing contact for this order will pick up these items” (o contato de cobrança para este pedido pegará esses itens) e informe um número de telefone celular para receber as notificações sobre a disponibilidade do produto na loja. Caso não tenha um telefone celular para colocar, indique um fixo mesmo para eles entrarem em contato caso ocorra algum problema (novamente, tem que ser um número americano; coloque o do hotel, da casa que você ou o seu amigo/familiar está, etc.).

Se outra pessoa for retirar o produto na loja, clique em “Someone else will pick up these items” (outra pessoa vai pegar esses itens) e preencha os campos com as informações do seu amigo/familiar. Há ainda a opção “Send pickup notifications via text message to the phone number above” (envie notificações de recebimento via mensagem de texto para o número de telefone acima), muito útil para o seu contato acompanhar o andamento do pedido.

Ao clicar em “Continue”, você entra na seção relacionada ao pagamento em si (mais sobre isso abaixo).

Algumas observações sobre o Personal Pickup:

  • Esta informação não está disponível no site da empresa, mas segundo um empregado8, o produto ficará disponível para ser retirado na loja por 20 dias. Após esse período, a compra é cancelada (o produto volta para o estoque e o valor é estornado no cartão que você utilizou para adquiri-lo).
  • Infelizmente não há uma forma de você escolher uma data para retirar o produto na loja (por exemplo, daqui a três semanas). A melhor coisa a fazer, nesse caso, é deixar para comprar o produto numa data mais próxima à sua viagem (ou a de seu familiar/amigo).

Forma de pagamento

Aqui é onde muita gente tem dúvida e não sabe como proceder, afinal o Brasil não está listado em “Country of Billing Address” (país do endereço de cobrança). A melhor opção, então, é deixar marcado “United States” (Estados Unidos) mesmo e preencher os campos do endereço de cobrança com os mesmos dados do endereço de entrega. Outra opção é pegar os cinco primeiros dígitos do seu CEP aqui no Brasil e ver se os números batem com algum ZIP Code americano. Se sim, utilize um endereço com este ZIP Code.

Quer um exemplo? Os cinco primeiros dígitos do meu CEP são 22451; lá nos EUA, esse CEP existe e fica em Virgínia (VA). Eu então busquei um endereço com esse CEP pelo Google Maps e estou utilizando ele. 😜

Como comprar um produto Apple no exterior pela loja online da empresa

Em “Billing Contact” (contato de cobrança), preencha os campos com os seus dados pessoais — lembrando você precisará obrigatoriamente colocar algum número de telefone, seja o do chip que você está usando, o do hotel ou qualquer outro.

Já em “Payment Method” (método de pagamento), você só poderá utilizar a opção PayPal se tiver uma conta americana do serviço (nem adianta tentar usar a sua brasileira, que não funcionará). O jeito, então, é usar mesmo um cartão de crédito. A boa notícia é que, agora, mesmo quem não tem um cartão internacional pode fazer compras online em sites estrangeiros.

  • Debit/Credit Card Number = Número do Cartão de Crédito
  • Security Code = Código de Segurança
  • Expires/Month/Year = Data de validade do cartão/Mês/Ano

Pode não funcionar para você? Claro, pois isso é algo diretamente relacionado ao setor de segurança do cartão de crédito que você utilizará para fazer a compra. Caso a transação seja negada, você pode tentar entrar em contato com o suporte do seu cartão e falar que você é quem está realizando a compra. Se por um acaso o assunto do endereço de cobrança surgir, você aí explica que não existe a opção de colocar o endereço correto (do Brasil e que, por isso, teve que improvisar).

Tudo devidamente preenchido? Clique em “Continue” e, se tudo der certo, você acabou de comprar o seu produto!

Aqui vale outra observação: em muitos casos (pré-venda de produtos, lançamentos com prazo de entrega para algumas semanas, etc.) a Apple não faz a cobrança logo após a compra; ela simplesmente deixa o pedido “em aberto” e cobra quando o produto estiver bem próximo de ser despachado. Então, não estranhe se por um acaso você comprar algo e não receber nenhuma notificação do seu cartão de crédito (caso você receba este tipo de aviso) logo após a compra.

Por conta disso, pode ser que tudo siga perfeitamente bem no passo-a-passo descrito por mim acima e, depois de alguns dias/semanas, você receba um email da Apple informando que a compra foi negada no seu cartão ou algo do tipo (justamente por ela ter deixado para fazer a cobrança depois). Caso isso aconteça, não se desespere pois a empresa lhe dá a chance de ou trocar a forma de pagamento ou entrar em contato com o seu cartão para tentar autorizar o débito.

·   ·   ·

Se por um acaso alguma dúvida sua não foi respondida neste artigo, use e abuse dos comentários. Nós, no MacMagazine, teremos o maior prazer em ajudar — sem falar nos leitores que são experientes em compras internacionais e poderão complementar/dar mais dicas sobre o assunto. 😉

Notas de rodapé

  1. Algo opcional, caso você esteja enviado o produto para um endereço comercial; se você estiver hospedado em hotel, eu sugiro, por exemplo, colocar o nome dele neste campo.
  2. Trata-se de um campo obrigatório; se você por um acaso estiver com uma linha local ativa, pode colocar o telefone neste campo; se algum problema acontecer durante o processo da entrega, a empresa poderá entrar em contato; se você não tiver nenhum telefone, coloque o do hotel ou da casa onde você está/ficará.
  3. Nos EUA, o endereço começa pelo número do local seguido do nome da rua, por exemplo: 1250 Bayshore Highway.
  4. Algo opcional; se você estiver em um hotel, não é algo importante; agora, se você estiver em uma casa alugada dentro de um condomínio ou em um apartamento alugado no Airbnb, por exemplo, obviamente precisa informar o número.
  5. Ao digitar o número, muito provavelmente o sistema selecionará automaticamente o Estado americano.
  6. Short messages service, ou serviço de mensagens curtas.
  7. Muitas vezes o sistema não funciona digitando a cidade; a opção CEP é sempre garantia de sucesso.
  8. Conversamos com um empregado da Apple pelo chat que a empresa oferece em sua loja online.
  • Douglas Cauê

    Entendedores, quais sao os meios utilizados por voces para entrega no Brasil? exemplo myvipbox ou serviços do tipo….

  • Eduardo Ribeiro Bueno Netto

    Queria tanto que fosse como a Amazon (alguns itens) para as coisas da Apple… você insere tudo certinho que é daqui, entrega aqui, paga os impostos e chega tudo beleza… Comprei uma placa de som e paguei uns 400 reais à época, com entrega expressa e os impostos inclusos. Chegou em 4 dias!

    Imagina que legal comprar AirPods dessa forma?! Muita alegria!

  • Igor Kenbright

    Este artigo é tão inútil que a minha vontade de ser norte-americano se elevou à quinta potência.

  • Junior

    Cara tudo que tava precisando!! E no momento certo!! Valeu Eduardo!!

  • Junior

    Aí a Apple venderia com o mesmo preço que vc compraria lá mais o imposto!!rs.
    Por isso ela não libera pra comprar pelo site de lá…ela enfia a faca aqui!!rs

  • #myvipbox

  • 199X KID

    achei que teria sobre isso no texto, única coisa que achei que faltou mas teoricamente é só colocar o endereço do myvipbox no lugar de entregar

  • Andre Vicente da Cunha

    E se o meu CEP não existir nos EUA?

  • Juliano Galvão Gomes

    A minha dúvida é para quem não tem um cartão de crédito com limite, por exemplo, eu pretendo comprar um MacBook Pro, só que não tenho um cartão de crédito com R$ 10.000,00 de limite, estou pensando em usar um cartão de viagens pré-pago, alguém já fez isso?

    Se sim, tiveram algum problema?

  • Como eu disse, tente colocar o mesmo endereço utilizado na entrega.

  • Rodrigo Ramalho

    Eduardo, muito bom esse artigo. Sempre que compro algo pelo site da Apple americana, escolho o Store Pickup e no endereço de cobrança do cartão coloco meu endereço aqui no Brasil e o ZIP CODE do hotel onde eu fico. Nunca tive problemas.

  • Carlos Godoy

    Uma boa dica para comprar produtos que não estão em estoque em uma Apple Store e evitar o IOF do cartão de crédito é comprar um Gift Card no valor do produto que você deseja pessoalmente na loja, em cash, e depois utilizar este Gift Card como forma de pagamento online. Já comprei diversas vezes assim e pedi para retirar pessoalmente em uma Apple Store.

  • Filipe Rigolon

    Para compras de aplicativos na App Store americana, alguém da uma sugestão para compras com o cartão de crédito ? Mesmo o meu sendo Internacional, não é permitido.

  • JP

    Tem que ficar de olho nos preços e promoções, que, em alguns caso, acaba valendo a pena comprar por aqui mesmo.
    Esses dias comprei um IPhone 7 Plus de 128gb em promocao, que saiu mais barato que comprar nos EUA.

  • Raphael Luna

    post com uma semana de atraso 🙁

  • Nícolas Beretta Machado

    O que é o Myvipbox e como funciona ?

  • Felipe Scavacini Romanatto

    Fiz uma compra e enviei para o Myvipbox. A Apple cobrou, processou a compra, porem no momento de entregar cancelou e me enviou um e-mail informando que não efetua entregas para endereços de redirecionamento. Alguém tem alguma sugestão pra resolver isso?

  • Tem que fazer esse esquema de achar um CEP igual ao seu nos EUA.

  • Daniel Borges

    Na seção que fala de pegar o produto na loja diz: “Para comprar um produto utilizado essa forma de entrega”. Não seria “utilizando”?

  • Cássio Teixeira

    Pelo que sei, tem que ter um cartão de crédito americano pra comprar na App Store (via cartão, mas da pra fazer a conta com endereço de la e depois comprar via Gift card)

  • Bren

    legal

  • Victor Dias

    Compra na Best Buy, acho que eles enviam

  • Marcos Perini

    Parabéns pelo post MacMagazine, favoritado aqui! <3

  • Douglas Cauê

    é uma empresa de redirecionamento de endereço, eles enviam de la para o Brasil basicamente isso.

  • Douglas Cauê

    Na verdade gostaria de saber se o myvipbox e o melhor entre custo/beneficio ou a opções melhores que poderiam me indicar? e em quanto tempo demora +/- para chegar no BR ?

  • Viny Azevedo

    Eu uso o envio diretos, não tenho do que reclamar, e é um dos mais baratos.

  • Isabella Pedro Luiz Barchik Co

    Fiquei apenas com dúvida na parte do cep que preciso colocar , preciso fazer isso como se eu morasse no país ? Não entendi !

  • José Américo

    Valeu Edu. Me ajudou bastante essa matéria.

  • José Américo

    Aconteceu o mesmo comigo. Usei o Shipito. Eles cancelaram a compra.

  • Diogo Amaral

    O meu sempre funcionou… mesmo com endereço daqui.

  • Júlio César Battisti

    Para comprar os produtos “refurbished”, consigo pegar na loja e pagar no momento da retirada?

  • Paulo Magrani

    Já sugeriram o NuBank, mas nunca testei

  • Não. Os produtos refurbished ficam em um estoque, e não em lojas. Eles precisam ser enviados para o endereço de entrega ou para a loja escolhida por você para que a retirada seja feita.

  • Sim, como se você morasse nos EUA.

  • Sim, corrigimos.

  • Claro, é sempre válido. Mas tem aqueles momentos que o produto só está mesmo à venda lá fora (como no lançamento de um novo iPhone).

  • Na App Store americana nem tem como colocar um endereço brasileiro. Tem?

  • Existe a opção de pagar com dois cartões. Pode ser uma boa para você.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.