Tutorial detalhado: como comprar um produto pela loja online da Apple no exterior


Eu não preciso dizer que as coisas aqui no Brasil — e não estou me referindo somente a produtos da Apple, obviamente — são caras. Em diversos casos, estamos falando do dobro ou até mais do que pagaríamos comprando nos Estados Unidos ou em algum outro país.

É claro que nem todos podem adquirir um produto no exterior, mas se você tem uma viagem planejada ou conhece alguém que vai viajar e está disposto a trazer o produto para você, é bom saber exatamente como realizar a compra. E o intuito deste artigo é exatamente esse: explicar como comprar o seu produto pelo site da Apple e mandar entregar no seu hotel/na casa de amigo/em uma casa alugada ou, então, retirá-lo pessoalmente em alguma loja da empresa.

Utilizarei a loja online americana da Apple como exemplo, mas você pode fazer o mesmo processo em qualquer outra loja online da Maçã. Também optei por fazer o passo-a-passo em um computador, para vocês poderem visualizar os formulários de uma forma mais completa, já que via mobile tudo fica limitado ao tamanho menor das telas dos iGadgets. 😉

Como comprar um produto Apple no exterior pela loja online da empresa

Escolha o produto que você quer comprar e, depois, clique em “Check out with other payment options” (finalizar a compra com outras formas de pagamento).

Como comprar um produto Apple no exterior pela loja online da empresa

Serão solicitados, então, o seu ID Apple e a sua senha — ou, se preferir, faça a compra como um convidado ao escolher a opção “Continue as Guest”. Particularmente eu prefiro entrar com o meu ID Apple pois, assim, as compras ficam registradas sob o meu cadastro e eu posso acessar as informações de uma forma mais fácil e simples.

Escolhendo como receber o seu produto

Como comprar um produto Apple no exterior pela loja online da empresa

Aqui temos a primeira decisão a ser tomada: se você quer enviar o produto comprado para algum endereço (hotel, casa de amigo, etc.) ou se quer retirar o produto em alguma loja da Apple. Neste primeiro exemplo, vamos com a forma tradicional (colocando um endereço de entrega mesmo).

Entrega no hotel, na casa de um familiar/amigo, etc.

Para isso, tudo o que você precisa escolher é a opção “Ship” (despachar) em vez de “Pick up” (pegar) e clicar em “Continue” (continuar).

Como comprar um produto Apple no exterior pela loja online da empresa

Em “Shipping Address” (endereço de entrega), preencha os campos normalmente, colocando o endereço que você deseja receber o produto:

Se por um acaso você estiver enviado o produto para um endereço comercial (a empresa que um familiar ou amigo seu trabalha, por exemplo), não esqueça de marcar a opção “This is a business address”. Isso ajudará os entregadores a escolher um horário mais de acordo com entregas para estabelecimentos comerciais.

As “Shipping Notifications” (notificações de envio) são opcionais, mas eu recomendo você colocar ao menos o email (campo “Email Address”) para acompanhar o andamento da entrega do produto; se você tiver um número de telefone celular (adquiriu um chip de alguma operadora para usar durante a sua viagem, por exemplo), vale a pena inseri-lo (campos “Area Code” e “Mobile Phone”) pois assim você receberá SMSs6 informativos sobre a entrega.

Após isso, clique em “Continue”.

Retirar em uma loja

O Personal Pickup é um serviço muito útil para você que está hospedado em um hotel que não recebe encomendas, por exemplo, ou simplesmente prefere passar em uma determinada loja da Apple para pegar o produto.

Para comprar um produto utilizando essa forma de entrega, basta escolher a opção “Pick up” em “Delivery & Pickup Options” (opções de entrega & retirada).

Como comprar um produto Apple no exterior pela loja online da empresa

Digite então o CEP ou a cidade desejada7 para visualizar a lista das lojas próximas e a data de quando o produto que você quer comprar ficará disponível para retirada em cada uma delas. Basta então escolher uma loja e clicar em “Select” e depois em “Continue”.

Em “Pickup Details” (detalhes da retirada), você escolhe quem vai retirar o produto (você mesmo ou outra pessoa). Se for você, marque a opção “The billing contact for this order will pick up these items” (o contato de cobrança para este pedido pegará esses itens) e informe um número de telefone celular para receber as notificações sobre a disponibilidade do produto na loja. Caso não tenha um telefone celular para colocar, indique um fixo mesmo para eles entrarem em contato caso ocorra algum problema (novamente, tem que ser um número americano; coloque o do hotel, da casa que você ou o seu amigo/familiar está, etc.).

Se outra pessoa for retirar o produto na loja, clique em “Someone else will pick up these items” (outra pessoa vai pegar esses itens) e preencha os campos com as informações do seu amigo/familiar. Há ainda a opção “Send pickup notifications via text message to the phone number above” (envie notificações de recebimento via mensagem de texto para o número de telefone acima), muito útil para o seu contato acompanhar o andamento do pedido.

Ao clicar em “Continue”, você entra na seção relacionada ao pagamento em si (mais sobre isso abaixo).

Algumas observações sobre o Personal Pickup:

Forma de pagamento

Aqui é onde muita gente tem dúvida e não sabe como proceder, afinal o Brasil não está listado em “Country of Billing Address” (país do endereço de cobrança). A melhor opção, então, é deixar marcado “United States” (Estados Unidos) mesmo e preencher os campos do endereço de cobrança com os mesmos dados do endereço de entrega. Outra opção é pegar os cinco primeiros dígitos do seu CEP aqui no Brasil e ver se os números batem com algum ZIP Code americano. Se sim, utilize um endereço com este ZIP Code.

Quer um exemplo? Os cinco primeiros dígitos do meu CEP são 22451; lá nos EUA, esse CEP existe e fica em Virgínia (VA). Eu então busquei um endereço com esse CEP pelo Google Maps e estou utilizando ele. 😜

Como comprar um produto Apple no exterior pela loja online da empresa

Em “Billing Contact” (contato de cobrança), preencha os campos com os seus dados pessoais — lembrando você precisará obrigatoriamente colocar algum número de telefone, seja o do chip que você está usando, o do hotel ou qualquer outro.

Já em “Payment Method” (método de pagamento), você só poderá utilizar a opção PayPal se tiver uma conta americana do serviço (nem adianta tentar usar a sua brasileira, que não funcionará). O jeito, então, é usar mesmo um cartão de crédito. A boa notícia é que, agora, mesmo quem não tem um cartão internacional pode fazer compras online em sites estrangeiros.

Pode não funcionar para você? Claro, pois isso é algo diretamente relacionado ao setor de segurança do cartão de crédito que você utilizará para fazer a compra. Caso a transação seja negada, você pode tentar entrar em contato com o suporte do seu cartão e falar que você é quem está realizando a compra. Se por um acaso o assunto do endereço de cobrança surgir, você aí explica que não existe a opção de colocar o endereço correto (do Brasil e que, por isso, teve que improvisar).

Tudo devidamente preenchido? Clique em “Continue” e, se tudo der certo, você acabou de comprar o seu produto!

Aqui vale outra observação: em muitos casos (pré-venda de produtos, lançamentos com prazo de entrega para algumas semanas, etc.) a Apple não faz a cobrança logo após a compra; ela simplesmente deixa o pedido “em aberto” e cobra quando o produto estiver bem próximo de ser despachado. Então, não estranhe se por um acaso você comprar algo e não receber nenhuma notificação do seu cartão de crédito (caso você receba este tipo de aviso) logo após a compra.

Por conta disso, pode ser que tudo siga perfeitamente bem no passo-a-passo descrito por mim acima e, depois de alguns dias/semanas, você receba um email da Apple informando que a compra foi negada no seu cartão ou algo do tipo (justamente por ela ter deixado para fazer a cobrança depois). Caso isso aconteça, não se desespere pois a empresa lhe dá a chance de ou trocar a forma de pagamento ou entrar em contato com o seu cartão para tentar autorizar o débito.

·   ·   ·

Se por um acaso alguma dúvida sua não foi respondida neste artigo, use e abuse dos comentários. Nós, no MacMagazine, teremos o maior prazer em ajudar — sem falar nos leitores que são experientes em compras internacionais e poderão complementar/dar mais dicas sobre o assunto. 😉

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: