Pesquisa indica que Apple está ganhando cada vez mais terreno no mercado corporativo; 99% das empresas já usam iPhones ou iPads


Não deve ser novidade para ninguém que, desde que Tim Cook assumiu a Apple, o foco da empresa no mercado corporativo — área tradicionalmente renegada por Steve Jobs — fortaleceu-se exponencialmente: foram inúmeras parcerias e anúncios de produtos visando uma maior presença dentro do mundo empresarial.

Bom, se estes números da 2017 Jamf Trends Survey, pesquisa anual realizada pela empresa de suporte a produtos Apple no ambiente corporativo, forem verdadeiros, Cook e sua turma já podem estourar o champanhe: a adoção dos produtos da Maçã entre os engravatados está cada vez maior.

iPad no trabalho

Entre os números mais importantes da pesquisa, determinou-se que, hoje, 91% das empresas consultadas afirmaram usar Macs nas suas operações, enquanto incríveis 99% disseram que utilizam iPhones ou iPads. Boa parte das empresas relataram um crescimento na adoção dos produtos da Maçã numa comparação ano-a-ano: foram 74% delas no caso do Mac e 76% delas se falamos de dispositivos iOS.

Além disso, é interessante notar que, no universo da pesquisa, 44% das empresas já oferecem aos seus empregados a escolha entre um Mac ou um PC, enquanto 71% delas permitem aos seus empregados que escolham o seu dispositivo móvel, seja ele um iPhone ou um smartphone Android (ou Windows, ou BlackBerry — não sei se eu ainda preciso citar estes). As principais razões citadas pelas companhias pesquisadas para a adoção de produtos da Apple foram facilidade de implementação, segurança, configuração dos dispositivos, suporte, desenvolvimento de software e integração.

Mac no trabalho

Na amostra pesquisada, 62% dos profissionais afirmaram que o Mac é mais fácil de implementar que os PCs e 93% disseram que o iOS é a plataforma móvel mais fácil em termos de implementação. Se o assunto é segurança, 66% dos entrevistados acreditam que o macOS se sobressai frente aos computadores com Windows e 90% favorecem o iOS em relação aos concorrentes. O único número não tão positivo obtido pelos computadores da Maçã veio quando os pesquisadores perguntaram se eles entendiam a facilidade de integração de ecossistemas corporativos já existentes com o Mac — apenas 36% dos pesquisados responderam afirmativamente, enquanto no caso do iOS este número subiu para 79%.

A pesquisa cita ainda o caso da IBM, que já se tornou a empresa com maior adoção de Macs no mundo — já são quase 100.000 e, de acordo com uma pesquisa interna, 73% dos seus funcionários querem um Mac como o seu próximo computador.

À primeira vista, uma pesquisa relatando o crescimento do uso de produtos Apple no mercado corporativo vindo de uma empresa que lucra com o uso de produtos Apple no mercado corporativo pode soar um pouco suspeita, mas ao menos as credenciais são confiáveis: a coleta de dados foi realizada pela Dimensional Research e baseou-se nas respostas de 300 profissionais da área de tecnologia da informação, incluindo gerentes e executivos, de empresas que empreguem entre 50 a mais de 10.000 pessoas.

[via Apple World Today]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: