O melhor pedaço da Maçã.

Com o Chrome 57, Google quer reduzir o gasto de bateria do seu navegador, desacelerando as abas em segundo plano

Gráfico com o ícone do Google Chrome

A cada nova versão do Chrome, o Google apresenta um recurso que promete reduzir o consumo assustador de bateria do seu navegador. No fim das contas, o desempenho não melhora tanto assim. De qualquer forma, torcemos para que desta vez as melhorias sejam perceptíveis.

Publicidade

A gigante de Mountain View anunciou ontem uma nova funcionalidade, disponível a partir do Chrome 57, que diminui significativamente a exigência da CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. (e, consequentemente, o consumo de bateria): a desaceleração das abas em segundo plano.

De acordo com o Google, estas abas são responsáveis por até um terço do uso de energia do Chrome num computador. O principal responsável por isso são as funções temporizadoras do JavaScript, comandos que executam determinados códigos a intervalos de tempo específicos. Para um exemplo, pense nas páginas principais de alguns portais de notícias que atualizam automaticamente de tempos em tempos.

Com o Chrome 57, o Google começa a limitar a ação destes temporizadores em abas inativas (limitando a 1% de um núcleo do processador o uso do poder de processamento de uma aba inativa). A ideia é, com o tempo, desenvolver a tecnologia para que se consiga chegar a um estado de completa inatividade, ou seja, fazer com que a aba esteja lá (em segundo plano), mas sem consumir absolutamente nada dos recursos da máquina. É bom notar que abas que estejam reproduzindo som ou mantendo conexões em tempo real, como WebRTC, não sofrerão a ação do recurso e continuarão funcionando normalmente. A nova tecnologia, promete o Google, faz com que o consumo de recursos das abas inativas caia em 25% — o que todos nós só podemos esperar para que seja verdade.

Publicidade

O Chrome 57 já está disponível para todos os usuários; se você usa o navegador, é bem provável que já esteja usufruindo do novo recurso. Sentiu alguma diferença por aí?

[via MacRumors]

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple I ainda em funcionamento será leiloado com preço estimado de US$320 mil [atualizado]

Próx. Post

Ache seu par ideal… de roupas com o app Roupa Livre para iOS

Posts Relacionados