Apple muda a Recuperação do macOS na versão 10.12.4 e facilita as coisas para quem quer reinstalar o sistema


A Recuperação do macOS existe desde o lançamento do OS X Lion (10.7). O recurso faz parte do sistema de recuperação integrado ao Mac e está lá, disponível, para que você possa rodar os utilitários para recuperar o computador em caso de determinados problemas de software.

Quando você quer fazer uma reinstalação limpa do sistema operacional, por exemplo, é pela Recuperação do macOS. Mas por que eu estou falando isso? Por um motivo simples: no macOS Sierra 10.12.4, a Apple implementou uma pequena, porém importante mudança no comportamento do recurso.

Recuperação do macOS

Antes, ao pressionar as teclas ⌘R durante a inicialização do sistema, você poderia fazer a reinstalação do macOS instalado no Mac. Por exemplo: se você tem um Mac rodando o OS X El Capitan (10.11) e pressionar essas teclas ao iniciar o computador, poderá, dentre outras coisas, reinstalar o próprio El Capitan.

Ao pressionar a combinação ⌥⌘R, você abre a Recuperação pela Internet, o que possibilita restaurar o seu Mac para o sistema operacional original, que veio com ele. Se você tem um MacBook Pro de meados de 2015, por exemplo, ele veio com o OS X Yosemite (10.10); ao reinstalar o sistema utilizando a Recuperação pela Internet, você terá acesso novamente a esta versão do OS X macOS.

Agora, com a liberação do macOS 10.12.4, a Apple mudou isso — conforme informou Thomas Brand. Eis o que ela diz:

A Recuperação do macOS instala diferentes versões do macOS dependendo da combinação de teclas que você pressiona durante a inicialização. Mantenha pressionada uma dessas combinações imediatamente após pressionar o botão liga/desliga para ligar o Mac. Solte quando visualizar o logotipo da Apple ou um globo giratório.

  • ⌘R: reinstale o macOS mais recente que foi instalado no seu Mac, sem atualizar para uma versão mais nova.
  • ⌥⌘R: atualize para o macOS mais recente que seja compatível com o seu Mac.
  • ⇧⌥⌘R: reinstale o macOS fornecido com o seu Mac ou a versão mais próxima dele ainda disponível.

As mudanças no comportamento das duas primeiras combinações de teclas descritas acima e esta nova combinação (⇧⌥⌘R), obviamente, só estão disponíveis para quem já está rodando o macOS 10.12.4.

Sem dúvida nenhuma, a Recuperação pela Internet ficou agora muito mais conveniente ao dar a opção de você atualizar para a versão mais nova e compatível com a sua máquina; paralelamente, é legal ver que, ao menos no macOS (já que no iOS não funciona assim), a Apple ainda permite que instalemos versões mais antigas1 do sistema as quais vieram instaladas de fábrica nos computadores.

Os artigos de suporte da Apple em português que abordam o assunto (Sobre a Recuperação do macOS e Como reinstalar o macOS) ainda não estão atualizados com o novo comportamento implementado no macOS 10.12.4. Então, caso precise de alguma instrução, é melhor seguir mesmo as versões em inglês dos documentos (About macOS Recovery e How to reinstall macOS).

[via AppleInsider]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: