Pesquisa da McAfee mostra que malwares para Macs aumentaram 744%(!) em 2016


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
06/04/2017 às 14:47

Softwares maliciosos aparecem por aí toda hora e, infelizmente, usuários de Macs não estão livres disso. Pelo contrário: como mostra o último McAfee Threat Report, os malwares focados no macOS cresceram mais de 744% em 2016, com aproximadamente 460 mil ameaças detectadas.

Malwares para macOS

Apesar disso, o panorama não é tão ruim quanto parece ser. Mesmo sendo um número bastante expressivo, ele chega a ser reconfortante se compararmos com o dos sistemas Windows e Android. Somente no ano passado, foram detectados *600 milhões* de ameaças, das quais por volta de 15 milhões eram malwares para dispositivos móveis — quase todos sendo para Android.

Outro fator que nos acalma é que a maioria dos novos malwares encontrados são os chamados adwares, aqueles softwares que tornam as máquinas mais sucetíveis a anúncios mas não oferecem riscos reais a elas. Ainda assim, é claro, existem aqueles mais graves como o que apareceu em janeiro infectando máquinas pelo Safari e pelo Mail, o malware que se aproveitava dos macros do Microsoft Word, entre outros.

Como sempre é bom lembrar, a recomendação é que você instale aplicativos e baixe arquivos apenas de fontes confiáveis (como a Mac App Store, o próprio site oficial dos desenvolvedores/empresas, etc.). Não é algo imprescindível, mas também é uma opção ter algum aplicativo que faça uma varredura e detecte malwares/outros programas maliciosos.

·   ·   ·

Aliás, logo mais nós teremos mais uma ajuda para reforçar na segurança. Isso porque a empresa de segurança cibernética F-Secure acabou de adquirir o aplicativo Little Flocker, criação do recém-contratado pela Apple, Jonathan Zdziarski.

A empresa anunciou a compra em seu site, afirmando que o aplicativo agora fará parte de um novo produto de segurança chamado XFENCE.

O Little Flocker protege os Macs usando análises avançadas de comportamento e monitora aplicativos que tentam acessar arquivos confidenciais e recursos do sistema. Ele também detecta e bloqueia ransomwares para Macs. A F-Secure construirá a próxima geração do Little Flocker em sua nova tecnologia XFENCE, que complementará as soluções de endpoint existentes na F-Secure para oferecer proteção avançada para usuários corporativos e domésticos de Macs.

Com o Little Flocker, a empresa espera melhorar ainda mais os seus produtos para que possam prevenir ataques de forma mais efetiva.

[via 9to5Mac, MacRumors]

Posts relacionados
Comentários
  • Vito O.

    “Little Flocke” Que nome fofinho kkk Tudo pra Apple, ate os nomes de coisas que pouca gente tem acesso ou chega a ver, tem um apelo de marketing né? Acho incrível esse compromisso…

  • Bruno Araujo de Oliveira

    Na verdade o que aumentou foi phishing, recebo direito email falso pelo querendo obter meus dados pelo o iCloud.

  • Bruno Araujo de Oliveira

    kkkkkk


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: