O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisa da McAfee mostra que malwares para Macs aumentaram 744%(!) em 2016

Softwares maliciosos aparecem por aí toda hora e, infelizmente, usuários de Macs não estão livres disso. Pelo contrário: como mostra o último McAfee Threat Report, os malwares focados no macOS cresceram mais de 744% em 2016, com aproximadamente 460 mil ameaças detectadas.

Publicidade

Malwares para macOS

Apesar disso, o panorama não é tão ruim quanto parece ser. Mesmo sendo um número bastante expressivo, ele chega a ser reconfortante se compararmos com o dos sistemas Windows e Android. Somente no ano passado, foram detectados *600 milhões* de ameaças, das quais por volta de 15 milhões eram malwares para dispositivos móveis — quase todos sendo para Android.

Outro fator que nos acalma é que a maioria dos novos malwares encontrados são os chamados adwares, aqueles softwares que tornam as máquinas mais sucetíveis a anúncios mas não oferecem riscos reais a elas. Ainda assim, é claro, existem aqueles mais graves como o que apareceu em janeiro infectando máquinas pelo Safari e pelo Mail, o malware que se aproveitava dos macros do Microsoft Word, entre outros.

Publicidade

Como sempre é bom lembrar, a recomendação é que você instale aplicativos e baixe arquivos apenas de fontes confiáveis (como a Mac App Store, o próprio site oficial dos desenvolvedores/empresas, etc.). Não é algo imprescindível, mas também é uma opção ter algum aplicativo que faça uma varredura e detecte malwares/outros programas maliciosos.

·   ·   ·

Aliás, logo mais nós teremos mais uma ajuda para reforçar na segurança. Isso porque a empresa de segurança cibernética F-Secure acabou de adquirir o aplicativo Little Flocker, criação do recém-contratado pela Apple, Jonathan Zdziarski.

Publicidade

A empresa anunciou a compra em seu site, afirmando que o aplicativo agora fará parte de um novo produto de segurança chamado XFENCE.

O Little Flocker protege os Macs usando análises avançadas de comportamento e monitora aplicativos que tentam acessar arquivos confidenciais e recursos do sistema. Ele também detecta e bloqueia ransomwares para Macs. A F-Secure construirá a próxima geração do Little Flocker em sua nova tecnologia XFENCE, que complementará as soluções de endpoint existentes na F-Secure para oferecer proteção avançada para usuários corporativos e domésticos de Macs.

Com o Little Flocker, a empresa espera melhorar ainda mais os seus produtos para que possam prevenir ataques de forma mais efetiva.

[via 9to5Mac, MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aplicativo Clips para iOS, aquele de vídeos “divertidos” (da Apple), está agora disponível para todos

Próx. Post

Rumor: novo iMac será lançado em outubro, acompanhado de um novo teclado [atualizado]

Posts Relacionados