O melhor pedaço da Maçã.

Gráfico do dia: o quanto algumas empresas dependem diretamente da Apple para os seus negócios

Só nas últimas duas semanas, dois casos mostraram bem o quanto certas empresas dependem diretamente da Apple para os seus negócios.

Publicidade

A fabricante de chips gráficos Imagination Technologies anunciou oficialmente que a Apple deixaria de ser sua cliente num prazo de 18-24 meses e viu suas ações despencarem cerca de 70%. Alguns dias depois, informações obtidas por um analista colocaram a Dialog Semiconductor, que fornece chips de gerenciamento de energia para a Apple, numa posição semelhante — e, de novo, as ações dela tiveram uma queda significativa.

Aproveitando-se desses dois exemplos, a Statista compilou um gráfico mostrando o quanto seis empresas — incluindo a Imagination e a Dialog — dependem da Apple:

Gráfico de dependência da Apple

Sim, tirando a Imagination todas elas têm mais de 50% das suas vendas destinadas à Maçã; a maior de todas é justamente a Dialog, com praticamente três quartos do total. Me impressionou ver a Foxconn na lista, uma empresa que trabalha com praticamente todas as gigantes de tecnologia e que emprega mais de 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo.

Publicidade

Curiosamente, a própria Apple tem uma situação “semelhante” dentro das suas linhas de produtos. Há um bom tempo, já, o iPhone por si só representa mais da metade do seu faturamento. Obviamente, há de considerar que ele nunca sumiria da noite pro dia (como acontecerá nesses casos de encerramento de parcerias) e que a outra metade da Apple também é gigantesca, gerando bilhões e bilhões em lucro anual para ela.

Fica, então, a máxima: “Nunca ponha todos os ovos numa cesta só.”

[via Business Insider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Filme da semana: compre “Os Oito Odiados”, do diretor Quentin Tarantino, por US$3!

Próx. Post

Apple ganha permissão para testar carros autônomos pelas ruas da Califórnia e reacende o rumor do “Apple Car” [atualizado]

Posts Relacionados