Sabe quando os mais velhos nos dizem para tomarmos cuidado com o que falamos, pois “as paredes têm ouvidos”? Então, talvez o similar a esse ditado no mundo da tecnologia seria “cuidado com o que você desenvolve”, que vem junto de um “pois o Facebook pode lhe copiar”. E se você estava pensando que novamente seria algum recurso do Snapchat, fique tranquilo; desta vez, o copiado foi o iMessage.

A Apple dispensou um bom tempo da WWDC 2016 se dedicando a mostrar a nova App Store do iMessage, na qual os desenvolvedores podem disponibilizar apps próprios para o aplicativo de Mensagens e tudo fica bem concentrado nas conversas. Ao que parece, alguém curtiu essa ideia também, já que foi anunciado ontem no F8, o evento anual do Facebook, que seu aplicativo Messenger em breve receberá o que chamaram de “Chat extensions”, ou seja, extensões para o chat. Mas, como já dizia o Chapolin Colorado, “não priemos cânico”, pois a Apple vai acabar se beneficiando disso também.

Além de não guardar rancor, a Maçã até já foi confirmada como parceira e disponibilizará uma extensão do Apple Music para o Messenger. Informações detalhadas sobre como funcionará essa extensão não foram divulgadas, porém o Spotify — rival de streaming da Apple —, que também firmou parceria com o Facebook, nos agraciou com alguns detalhes em relação à sua extensão.

Com o recurso Chat Extensions do Messenger, as pessoas podem pesquisar e compartilhar músicas, álbuns e listas de reprodução do Spotify diretamente com amigos sem nunca deixar o aplicativo Messenger. Pela primeira vez, os amigos na outra ponta poderão visualizar clipes de 30 segundos diretamente no aplicativo do Messenger ou visitar o aplicativo Spotify para escutar completamente.

Facebook Spotify chat extension

Além disso, o bot do Spotify no Facebook Messenger poderá oferecer recomendações de playlists, caso você queira.

A extensão do Spotify chegará primeiro e, depois, veremos a do Apple music, que provavelmente funcionará da mesma forma ou semelhantemente (como já o faz no próprio iMessage).


icon

Messenger

de Facebook, Inc.

Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com Apple TV
Versão 114.0 (269.2 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR


icon

Spotify Music

de Spotify Ltd.

Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com Apple TV
Versão 8.4.0 (128 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

[via 9to5Mac]

  • Carlos Alberto

    Por qual motivo eles não trazem tantas melhorias ao WhatsApp? Todos os serviços do Facebook evoluem, menos o WhatsApp que continua a mesma draga de sempre! É inadmissível que ainda hoje as mensagens não tenham mudado o sistema atual que é arcaico para o mesmo sistema do Facebook, onde as mensagens ficam guardadas na nuvem mesmo, facilitando que você acesse por outros aplicativos sem o aborrecimento de ter obrigatoriamente seu celular conectado à internet sempre. Seria muito mais fácil se eu pudesse usar esta porcaria também no iPad, como acontece com o Telegram.

  • Jayme Ricardo

    Pq é uma aplicativo em desuso cada vez mais, em diversas partes do mundo…mas o Brasil é um caso à parte, abraçamos o Orkut… e agora o WhatsApp.

  • Pedro Canelas

    Não acho que o Whatsapp seja tão bom, mas não concordo que o Brasil seja uma exceção nesse caso. Estava rolando por aí um mapa mostrando os aplicativos de mensagens mais populares do mundo. Tirando a América do Sul e o continente Africano, o WhatsApp também domina na maior parte da Europa (incluindo UK, Alemanha, Holanda, Itália e Rússia).

  • Germano Lichtnow Eichenberg

    WhatsApp tem uma proposta diferente voltada à segurança. Esse sistema não é arcaico, ele foi feito com privacidade e segurança em mente. Por isso as mensagens não ficam na nuvem e por isso não se pode receber mensagens em multiplos dispositivos. É um pouco demais? Talvez. Mas por isso tem uma infinidade de outros apps de chat.

  • Wesley

    Gostei da novidade. Uso demais o recurso no iMessage. Uma pena que não uso tanto o FbMessenger.

  • Carlos Alberto

    Sinceramente, não acredito nem um pouco nessa. Já é de conhecimento de muitos que o Facebook pode ter acesso à chave de criptografia do WhatsApp, interceptando qualquer conversa. Ou você acha que foi completo acaso eu ter comentado semana passada para um amigo sobre minha caixa de som JBL e no dia seguinte perceber várias caixinhas nos anúncios e banners em sites?

  • meduza

    Facebook, a Samsung das redes sociais….

  • Matheus Garrido Naumann

    Isso tem relação com o preço dos pacotes de sms, etc

  • João Almeida

    Visual ta bem parecido com o iMessage e agora os recursos kkkkk Facebook não para. MAAAS, ainda bem que a Apple cedeu uma ajudinha e colocou o AM lá.

  • Dil Ribeiro

    O recurso de extensões já está aparecendo depois que o messenger atualizou hoje. VAmos Apple agiliza o AM.

  • Somos 2

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.