O melhor pedaço da Maçã.
Comparativo apps escola faculdade

Você é estudante? Então confira o nosso comparativo de apps para se organizar na escola/faculdade!

Não importa a sua idade ou a sua força de vontade, organizar os estudos sempre é uma tarefa laboriosa. Seja estando no Ensino Médio, fazendo cursinho pré-vestibular, entrando em uma faculdade ou saindo dela, não há quem consiga fazer malabarismos mentais para lembrar exatamente quais aulas você tem em cada dia, qual é o professor em cada uma delas, quais são as tarefas, as provas, os trabalhos, os seminários e tantas outras informações. E, ainda que você consiga se lembrar de tudo, um pouco de organização nunca é demais; temos que poupar nossas mentes.

Publicidade

Para organizar a sua vida de uma maneira geral, há quem prefira utilizar aplicativos de calendário como o nativo do iOS/macOS, o Google Agenda, o Fantastical, entre outros. Assim como há aqueles que se organizam com aplicativos/gerenciadores de tarefas — neste caso, sugiro que você confira o outro comparativo que fizemos, somente com os famigerados to-dos. Há também aqueles que organizam todo o material escolar em apps de anotações — para estes, também, nós já fizemos um comparativo aqui no MacMagazine.

Não há problema nenhum em usá-los, mas certo é que, quando o assunto é estudo, há diversas informações mais específicas que talvez queiramos guardar para consultar sempre que precisarmos. Por isso, juntamos agora alguns aplicativos que têm por objetivo tornar a vida do estudante mais fácil ao organizar as matérias, horários e tarefas (trabalhos, leituras, etc.).

Analisaremos alguns aspectos dos seguintes aplicativos: iStudiez, My Study Life, myHomework, Pocket Schedule e The Dog Ate It.

Design e interface

Como muitos dizem, “a primeira impressão é a que fica”. Eu não sei para você, mas algo que facilita bastante a minha adaptação a um aplicativo é a sua estética e a maneira como as opções são dispostas; quanto mais fácil e prático, melhor.

Publicidade

Primeiramente, o idioma. Nada acontece se não entendemos o que está no aplicativo. Infelizmente, dos cinco que comparamos, apenas o iStudiez tem a opção de português, e isto somente com a sua versão “Pro”. Por mais simples que o app seja, o idioma pode ser um fator desanimador, o que faz a pessoa logo desistir de continuar o utilizando. Aqueles que entendem o inglês não terão problemas, mas precisamos levar isso em conta. Portanto, um ponto para o iStudiez. E para os desenvolvedores dos demais apps, eu estou estudando tradução, ok? Só avisando. 😝

A aparência de todos é bem aprazível, mas já que isso varia muito com o gosto de cada um, vamos analisar mesmo a parte funcional de cada app de acordo com a sua intuitividade.

Publicidade

A disputa foi acirrada, porém quem liderou foi o My Study Life. Apesar de o menu ficar no canto superior (como é característico de apps para Android), ele revela todas as possíveis opções que um aluno gostaria de acessar, muito facilmente. Tudo bem bacana, mas existe uma coisa que realmente o faz se destacar: o “Dashboard”, onde é possível verificar e adicionar de cara tarefas, provas ou aulas logo na tela inicial. Outra possibilidade ótima é a de acessar, editar e adicionar qualquer coisa em todas as telas do app; isto é, mesmo se você apenas estiver visualizando a matéria no calendário, ao tocar, é possível ver/editar tanto a matéria quanto as atividades ligadas a ela (não é necessário, por exemplo, ir à tela referente às tarefas para fazer isso).

Em segundo lugar, temos o myHomework, cujo menu é também parecido com um app de Android, mas tem uma organização muito boa, com filtros de fácil acesso em todas as páginas. Assim como o anterior, as tarefas e matérias podem ser facilmente visualizadas e editadas, não precisando estar necessariamente em aba própria. Algo que é bom lembrar é que nele as nomenclaturas são bastante sugestivas (Homework, Classes, Calendar, Settings), o que facilita o reconhecimento de qualquer um, mesmo sendo usuário novo do app.

Já no iStudiez, a primeira aba, “Hoje”, também tem um tipo de painel com provas, aulas e tarefas, porém eu achei menos intuitivo do que no My Study Life; ainda assim, quando o usuário se adapta, esta opção pode ser ótima. Os filtros também estão bastante presentes neste app e é até possível escolher ver no calendário as aulas ou tarefas. Ele está em terceiro pois o caminho a percorrer para editar/visualizar uma matéria é um pouco mais longo; é necessário ir em “Planejador” e, depois, no semestre específico — e as tarefas e provas não aparecem linkadas a ela.

Publicidade

O Pocket Schedule inicia com a grade de horários onde é possível visualizar o calendário com provas ou aulas e as informações referentes a elas. As abas “Courses” e “Assignments” tornam essas opções mais óbvias e de fácil acesso, também. Outros semestres, feriados e professores ficaram bem organizados na aba “More”. Ainda assim, a opção de adicionar provas (em “Timetable”) não está tão óbvia quanto poderia ser e, por alguma razão, o nome e descrição de uma tarefa não ficaram na mesma tela de edição (é necessário tocar no campo para editar separadamente). Também estou tentando entender ainda a opção e a diferença dos “Assignments” para as “Tasks” (por que isto está aqui?).

Por último, temos o The Dog Ate It. Achei que o app não aproveitou tão bem o espaço na parte inferior. De início, apenas mostra as matérias e somente é possível visualizar e adicionar tarefas na tela específica de cada matéria. No calendário, ainda é possível visualizar as tarefas, mas ao tentar adicionar por lá, só aparece opção para um novo reminder (lembrete) em vez de uma nova tarefa ou aula. Portanto, no “conjunto da obra”, eu achei que ele deixou a desejar por não ter as opções dispostas mais claramente.

Recursos

Na tabela abaixo, listei alguns dos recursos mais básicos que um estudante poderia querer e também alguns que apareceram em mais de um app.

 iStudiezmyHomeworkMy Study LifePocket ScheduleThe Dog Ate It
Calendário/tabela de horáriosSIMSIMSIMSIMSIM
Divisão por semestresSIMNÃO – Depois da data configurada, as matérias ficam separadas em “aulas passadas”SIMSIMSIM – Pra arquivar o atual, precisa da full version)
Anotações (descrição) nas tarefasSIMSIMSIMSIMSIM
Anexos nas tarefasNÃOSIM – Na versão premiumNÃONÃONÃO
Sistema de pontuaçãoSIM – Com cálculo de média geral (“GPA”)NÃONÃONÃOSIM – Com cálculo de média geral (“GPA”)
Campo para local (sala e prédio)SIMSIMSIMSIM – Em “Location”NÃO
Configurar feriadosSIMSIMSIM

 

SIMNÃO
NotificaçõesSIM – No Pro, para aulas, provas e tarefasSIM – Para tarefasSIM – Para aulas, provas e tarefasSIM – Para aulas e tarefasSIM – Para tarefas
Info. dos professoresSIM – Com opção de importação do app ContatosNÃO – Somente campo na matéria para o nomeNÃO – Somente campo na matéria para o nomeSIM – Com fotoSIM – Com opção de importação do app Contatos
Sincronização entre dispositivosSIM – No ProSIMSIMSIMNÃO
BackupSIM – No ProNÃONÃONÃOSIM – Enviando para o seu email
Senha para bloquear o appNÃONÃONÃOSIMSIM
Modificar o tipo de aula (palestra, seminário, etc.)SIMNÃONÃOSIMNÃO
Selecionar diferentes ícones por matériaSIM – Apenas alguns gratuitosNÃONÃONÃOSIM
Adicionar créditos por matériaSIMNÃONÃONÃOSIM
Personalização de cores/temasNÃOSIM – No premiumNÃONÃOSIM
Versão para Apple WatchSIM — No ProSIMNÃONÃONÃO
Recursos singulares que valem ser citados
  • No Pro, pode-se configurar aula online — e notificação para ela.
  • Possibilidade de integrar todo o calendário do sistema ou o Google Agenda e visualizar/editar os eventos tanto nos outros calendários quanto no próprio iStudiez.
  • Aulas e provas (com horários específicos) têm contagem regressiva.
  • Opção de adicionar “parceiros” em uma tarefa a partir dos contatos.
  • Integração com escolas e professores conectados ao Teachers.io.
  • Opção de editar aulas que iniciaram antes ou terminaram mais cedo.
  • Opção de adicionar syllabus à matéria (premium).
  • Possibilidade de criar tarefa de revisão para provas adicionadas anteriormente.
  • Barra de progresso para marcar quantos por cento já foi feito.
  • Visão geral no início do app (“Dashboard”).
  • Opção para buscar qualquer coisa no app.
  • Em cada matéria, é possível ver o dia das aulas passadas e futuras, assim como cancelá-las facilmente.
  • Além de “Assignments” (“Tarefas”), há uma aba somente para tarefas e projetos gerais (como se fosse um gerenciador de tarefa).
  • Lista de livros para a matéria (nomes e preços, somados no fim).

Aqui eu levei em conta realmente a quantidade de recursos (sem fazer diferença entre versão paga ou gratuita). Contando os recursos da tabela acima, temos o iStudiez com 18, seguido pelo Pocket Schedule e pelo The Dog Ate It empatados com 12 e, por fim, o myHomework e o My Study Life também empatados com 11.

Apesar de relutar um pouco para avaliar os recursos quantitativamente, acredito que seja a maneira mais “visível” de se analisar esse quesito. Entretanto, como sempre, é bom lembrar que quem vai avaliar quais recursos pesam mais na hora da escolha é o usuário — e, por isso, a tabela talvez ajude. Acho necessário, porém, fazer algumas ressalvas em relação a alguns recursos dos apps.

Existe uma função bastante singular no My Study Life que pode ajudar muito: a opção “Search”, na qual é possível procurar qualquer coisa dentro do aplicativo, seja uma matéria de anos anteriores, um semestre, um ano letivo, um professor, uma tarefa, uma prova, uma revisão e mais. Como já expliquei no tópico anterior, o “Dashboard” também é um diferencial do app, assim como a barra de progresso de uma tarefa — o que pode ser tanto um ponto positivo (para quem usa) ou negativo (pois é somente colocando a barra em 100% que a tarefa é tida como completa).

O iStudiez, além de ter a maior quantidade de recursos, é o mais personalizável de todos — o myHomework vem logo atrás. Nele, é possível escolher entre o sistema de notas por letras (A+, A-, etc.), por pontos ou porcentagem, podendo você controlar qual é o máximo. 

Outro recurso fantástico é a opção de sincronizar qualquer outro calendário a ele. Isto é, eu consegui sincronizar tanto o Google Agenda quanto o calendário nativo do iOS, visualizar e *editar* os eventos diretamente do iStudiez. Ou seja, se o usuário quiser, pode usar o app como seu único aplicativo de calendário e afazeres. Com a versão Pro, ainda é possível compartilhar o calendário (tarefas, aulas, provas) com outros usuários. E, mesmo tendo todas essas possibilidades, ainda é bem fácil de escolher e configurar.

O The Dog Ate It, assim como o iStudiez, também tem sistema de pontuação e média geral, porém aparentemente só é possível configurar o sistema em letras (mesmo podendo adicionar em nota, ele calcula e coloca uma letra) — sem falar que achei complicado, à primeira vista, para configurar (três formas diferentes de sistemas em letra).

Considerei o aplicativo Pocket Schedule interessante, mas algumas coisas bugaram a minha mente. Por exemplo, qual seria a necessidade de ter senha em um aplicativo de gerenciamento de tarefas para a faculdade (recurso presente também no The Dog Ate It)? Não estou julgando, apenas gostaria de entender. E, talvez, o que eu tenha estranhado mais é a aba “Tasks”; continuo sem entender a necessidade de adicionar uma aba a mais para tarefas e projetos sem estarem ligados às matérias ou aulas de nenhuma maneira.

Disponibilidade

Os nossos smartphones não saem do nosso lado, então a maioria das vezes que nós precisaríamos consultar algum dos apps, possivelmente ele estaria disponível nos nossos aparelhos. Entretanto, a utilização de um aplicativo depende muito das circunstâncias e do modo de planejamento de cada um. Portanto, vamos também analisar aqui a disponibilidade deles, colocando em cheque a variedade de plataformas suportadas.

O vencedor neste quesito foi o myHomework. Além de versões gratuitas para iPhone, iPad e Mac, ele também tem versões web, para Android, Chromebook, Windows e até pro Kindle Fire!

O segundo e terceiro lugares são controversos, então cada um avalia conforme as suas necessidades. Isto é, o iStudiez tem duas versões, uma gratuita (Lite) e outra paga (Pro); todas as duas estão disponíveis para iPhone, iPad e Mac, assim como para Windows e Android. Já o My Study Life tem gratuitamente um app para iPhone, Windows, Android e Google Chrome; apesar de não ter aplicativo para Mac nem iPad, ele tem uma versão web que funciona muito bem em qualquer um dos dispositivos citados anteriormente. Então, se você preferir aplicativos e precisar utilizá-los com o iPad e o Mac, o iStudiez é seu segundo lugar; já se você acha mais importante ter acesso ao conteúdo do app em qualquer lugar e hora, o My Study Life é o seu #2.

O Pocket Schedule ficou em quarto lugar por estar disponível apenas para iPhone e iPad; em último lugar temos o The Dog Ate It, que está disponível apenas para iPhone.

Preço

Todos os cinco aplicativos que escolhemos são gratuitos. Porém, com exceção do My Study Life, todos têm uma versão paga para quem quiser mais opções. Abaixo, listamos do mais barato ao mais caro.

  1. My Study Life: completamente gratuito;
  2. Pocket Schedule: gratuito, com versão Pro por US$2 (remove as propagandas e adiciona tarefas/provas em um widget na Central de Notificações);
  3. The Dog Ate It: gratuito, com a versão completa por US$2 (lembretes, arquivamento de matérias e opção de adicionar mais de quatro matérias);
  4. myHomework: gratuito, com versão premium por US$5 (remoção de anúncios, vários temas, anexos, possibilidade de completar uma tarefa pelos widgets e opção de syllabus);
  5. iStudiez: gratuito, com versões Pro para o iOS (US$3) e macOS (US$10), dando direito a notificações, backups, sincronização entre dispositivos, mais semestres, app para Apple Watch, suporte a 30 idiomas e widget.

Veredito

Analisando todos os quesitos acima e as posições de cada app, concluímos que o grande ganhador em custo/benefício é o My Study Life.

Por ser totalmente gratuito, bem organizado e ter todas as opções necessárias, ele conseguiu vencer. Entretanto, como eu sempre faço questão de citar nos comparativos, a última palavra é sempre a do usuário. Há quem prefira utilizar ferramentas mais diretas ao ponto, sem ter que configurar muita coisa; mas também há quem prefira algo mais completo (que acarreta uma cerca complexidade). Isto é, você precisa do app somente no iPhone ou prefere usá-lo no Mac e/ou iPad? Você é do tipo que gosta de avisos brotando para lhe lembrar dos compromissos ou não? Tudo isso precisa ser levado em conta na hora de escolher.

Em segundo, está o iStudiez. Sim, ele é bem mais parrudo, mas também é mais carinho, o que acabou pesando bastante no comparativo. Em seguida, temos o myHomework e o seu suporte a uma infinidade de dispositivos; por pouco ele não fica em uma posição melhor, porém ter que pagar (mesmo que só um pouco mais) para ter mais recursos pode também afetar a avaliação do usuário (mesmo que só um pouco mais).

O Pocket Schedule e seu verde brilhante ficou em quarto lugar por ter algumas opções meio distantes da intenção do app e talvez não ser a opção mais intuitiva. Por último, como se poderia supor, o engraçadinho The Dog Ate It — começando pelo nome, né? O aplicativo é bem recente, então ainda esperamos que ele possa aproveitar melhor o espaço que tem e deixar as opções mais intuitivas.

Outra coisa que é preciso sempre bater na tecla é que nada disso funciona sem que você transforme em um hábito, algo que atualiza todos os dias e sempre está acompanhando. Iniciar um plano de estudos sempre é fácil; o difícil é mantê-lo. Então, aproveite as dicas e continue se esforçando que você conseguirá ser um ótimo aluno. 😊

Vale mencionar

Como nós priorizamos aplicativos mais parecidos em sua essência, separamos também alguns que não tiveram como competir mas merecem uma citação.

O Class Timetable é a maneira mais simples de você visualizar a sua grade de matérias na semana. Ele está disponível para iPads e iPhones — no aparelho menor, é preciso comprar por US$1 a versão Pro para ter acesso à visão de calendário (timetable) horizontalmente.

Com o brasileiro Easy Study, você organiza a sua rotina de estudos, cronometra o quanto você consegue estudar e pode ver a estatística de tempo por matéria. A grande sacada dos desenvolvedores aqui foi criar diversos planos de estudos para concursos já prontos — mas, é claro, estes só estão disponíveis no plano “Coach” (US$4/mês).

O The Homework App era um dos mais cotados para ganhar este comparativo; entretanto, ele foi atualizado durante meus testes e simplesmente não consegui mais prosseguir. O aplicativo não fazia mais login, apenas pedia para logar incessantemente. É com pesar que eu o cito aqui, mas espero que, até que este comparativo seja publicado, ele já tenha sido consertado.

Por último, o School Assistant não se dá muito bem em termos de organização de classes pois o sistema não é tão intuitivo. Entretanto, ele pode ser usado para guardar as suas anotações na opção “Notebook” (cujas páginas se assemelham a folhas de caderno com pauta e têm animação ao virar) e também a opção “Books”, pela qual você pode enviar arquivos em PDF.


Desculpe, app não encontrado.


Desculpe, app não encontrado.


Ícone do app iStudiez Pro – Student Planner
iStudiez Pro – Student Planner de iStudiez Team
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 2.0.1 (43.1 MB)
Requer o iOS 12.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app iStudiez Pro Legendary Planner
iStudiez Pro Legendary Planner de iStudiez Team
Compatível com Macs
Versão 2.0 (14.1 MB)
Requer o macOS 10.13.2 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app myHomework Student Planner
myHomework Student Planner de Rodrigo Neri
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 6.8.12 (60 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app myHomework Student Planner
myHomework Student Planner de Instin
Compatível com Macs
Versão 1.3.8 (1.8 MB)
Requer o macOS 10.9 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app My Study Life - School Planner
My Study Life - School Planner de My Study Life, Ltd.
Compatível com iPhones
Versão 3.2.5 (69.6 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Pocket Schedule Planner
Pocket Schedule Planner de Nova Mobile, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 3.7.6 (73.4 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app The Dog Ate It Class Organizer
The Dog Ate It Class Organizer de Birdsoft LLC
Compatível com iPhones
Versão 1.23 (6.9 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Student Planner • Dog Ate It
Student Planner • Dog Ate It de Birdsoft LLC
Compatível com iPhones
Versão 1.23 (4.9 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
R$ 24,90Badge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Carros elétricos são o foco do mais novo update dos Mapas da Apple na Europa; Paris ganha informações de transporte público

Próx. Post

Estreia de “Carpool Karaoke” no Apple Music irá atrasar

Posts Relacionados