Assistente Google está chegando ao iOS através de um app dedicado — inclusive em português [atualizado]


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
17/05/2017 às 15:25

O Google está iniciando hoje sua conferência para desenvolvedores I/O 2017 com uma keynote inaugural cheia de novidades, mas uma delas destaca-se aos olhos daqueles mais fincados ao ecossistema da sua maior concorrente: a gigante de Mountain View anunciou agora há pouco que a sua super-poderosa Assistente Google chegará em breve ao iOS por meio de um aplicativo próprio… e, para a alegria dos usuários tupiniquins, trará suporte inclusive ao português do Brasil.

Como está em território hostil e não em casa, como no Android, a Assistente Google no iOS não terá uma integração profunda ao sistema como no caso do robozinho. Não será possível, por exemplo, configurar alarmes por meio da assistente, mas ela poderá enviar iMessages ou tocar uma música no Spotify por você. Também não é possível, naturalmente, remapear o botão de início do iDevice para ativar a solução estrangeira; para atenuar este problema de acessibilidade, o Google fez um widget para a Central de Notificações com um botão gigante que sempre bota a assistente a postos em qualquer tela.

Ainda não está claro se a Assistente Google para iOS incorporará as novas funções anunciadas hoje pela empresa na keynote — entre elas, um recurso muito interessante chamado Google Lens que utiliza a câmera do dispositivo para reconhecer lugares (você pode, por exemplo, apontar a câmera para um restaurante e receber informações e avaliações dos usuários) e objetos; ou ainda a possibilidade de comprar produtos com a voz, numa integração com o Google Wallet.

É bom lembrar que uma faceta da Assistente Google já pode ser acessada de um dispositivo iOS há algum tempo, por meio do mensageiro Allo. Aquela solução, entretanto, nem de longe englobava todo o poder da assistente digital de Sundar Pichai e sua turma — e, de qualquer forma, ninguém usa o Allo, não é mesmo? Agora, sim, a Siri terá (mais) uma concorrente de peso na sua própria seara, e a briga será no mínimo interessante.

O aplicativo da Assistente Google para iOS chegará à App Store nas próximas semanas, mas inicialmente funcionando somente em inglês; alguns meses depois, nossa querida língua pátria será incorporada pela assistente, bem como o francês, o alemão e o japonês. Em seguida, será a vez do espanhol, do italiano e do coreano. Mal podemos esperar, não é?

via TechCrunch

Atualização, por Eduardo Marques 17/05/2017 às 16:17

A assistente já está disponível na App Store americana.


icon

Google Assistant -- get help anytime, anywhere

de Google, Inc.

Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com Apple TV
Versão 1.0.3004 (259.4 MB)
Requer o iOS 9.1 ou superior
(*) Indisponível na App Store brasileira
Screenshot do app Google Assistant -- get help anytime, anywhereScreenshot do app Google Assistant -- get help anytime, anywhereScreenshot do app Google Assistant -- get help anytime, anywhereScreenshot do app Google Assistant -- get help anytime, anywhereScreenshot do app Google Assistant -- get help anytime, anywhere
Posts relacionados
Comentários
  • Luiz Aleixo

    Se cuida Siri…..

  • Desafiando a Siri hem!!!

  • Melhor a Apple começar a se mexer e começar a investir na Siri antes que ela fique muito mais para trás, rs…..

  • André Kbção £¬¬£

    É bom que a Siri acorde e se mexa, tava na hora de alguém aparecer.

  • Luiz Aleixo

    Antes? Vixi…

  • É… porque se a Apple correr, ainda dá tempo de alcançar as concorrentes… mas tem que correr muito…. 😉

  • Luiz Aleixo

    Só de pensar que a Siri começou no 4S… Mas evoluiu tão pouco que agora tem que correr atrás…..

    Tristeza….

  • Gustavo

    ainda acho que pela integração com o sistema a Siri será bem mais útil, porém concorrência sempre é bom…agora, faltou criatividade na hora da Google escolher o nome hein?!

  • Vinicius Hoffmann

    “…alguns meses depois, nossa querida língua pátria será incorporada pela assistente”… alguns meses… uns 120 provavelmente…

  • Anderson Balduino

    “Assistente em português do Brasil: em março, a Google realizou um grande evento em São Paulo, no qual ficamos sabendo que o Google Assistente terá suporte para português. Agora, foi confirmado que a partir do verão (hemisfério norte), teremos suporte para o nosso idioma, que até o momento podia ser usado apenas no Allo.” Esta foi a informação confirmada hoje pelo Google

  • Percevejo voltou

    Olá, Google!
    Olá, percevejo!
    Como se faz pra comer um Siri?
    Vc entra abre ele, e entra nele comendo de dentro pra fora.

  • Percevejo voltou

    Ué! Não aparece nada pra mim aqui também não. Usei uma conta americana e não tem nada na App Store americana relacionado a The Google Assistant.

  • Percevejo voltou

    Pelo campo de busca da App Store americana parece que eles estão escondendo.
    Mas vai la no google e digite: Google Assistant. Ele aparece nos resultados de busca, clica nele que vai te direcionar pra App Store pra ser baixado. O Link do MacMagazine tá errado.
    Te direciona pra atualizar o App Google Search… https://uploads.disquscdn.com/images/a3aecc7416f849fecac79898d704d627db3189aee799637cf3e55ff66f510e9c.png

  • A maior tristeza é que não vai dar para ativar pelo botão home, a Siri é ruim demais mesmo de frente para o Ok Google

  • Nosso link não está errado. A App Store é que redireciona pro “app mais próximo” caso ele não exista no país em que você está logado.

  • Percevejo voltou

    Na verdade eu estava acessado pelo iPad… por isso não acha direto pelo link. Esse Google Assistant foi feito pra iPhone mesmo. Até dá pra baixar pro iPad mas fica aquela tela reduzida tipo o Instagram do iPad.

  • Douglas Moreira

    Cara, a Google sempre trás seus recursos ao mercado brasileiro com uma velocidade muito boa.. não é bem assim não.. acho que você tá é mal acostumado..

  • Bruno Vinicius

    Só faltou o “Me lembre de fazer tal coisa quando chegar em casa”.
    xD

  • Thiago Buccos

    Está no vídeo a partir de 1:50 hehe 🙂

  • Bruno Vinicius

    Falo do detalhe “ao chegar em tal lugar”, rs

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: