Assistente Google está chegando ao iOS através de um app dedicado — inclusive em português [atualizado]


O Google está iniciando hoje sua conferência para desenvolvedores I/O 2017 com uma keynote inaugural cheia de novidades, mas uma delas destaca-se aos olhos daqueles mais fincados ao ecossistema da sua maior concorrente: a gigante de Mountain View anunciou agora há pouco que a sua super-poderosa Assistente Google chegará em breve ao iOS por meio de um aplicativo próprio… e, para a alegria dos usuários tupiniquins, trará suporte inclusive ao português do Brasil.

Como está em território hostil e não em casa, como no Android, a Assistente Google no iOS não terá uma integração profunda ao sistema como no caso do robozinho. Não será possível, por exemplo, configurar alarmes por meio da assistente, mas ela poderá enviar iMessages ou tocar uma música no Spotify por você. Também não é possível, naturalmente, remapear o botão de início do iDevice para ativar a solução estrangeira; para atenuar este problema de acessibilidade, o Google fez um widget para a Central de Notificações com um botão gigante que sempre bota a assistente a postos em qualquer tela.

Ainda não está claro se a Assistente Google para iOS incorporará as novas funções anunciadas hoje pela empresa na keynote — entre elas, um recurso muito interessante chamado Google Lens que utiliza a câmera do dispositivo para reconhecer lugares (você pode, por exemplo, apontar a câmera para um restaurante e receber informações e avaliações dos usuários) e objetos; ou ainda a possibilidade de comprar produtos com a voz, numa integração com o Google Wallet.

É bom lembrar que uma faceta da Assistente Google já pode ser acessada de um dispositivo iOS há algum tempo, por meio do mensageiro Allo. Aquela solução, entretanto, nem de longe englobava todo o poder da assistente digital de Sundar Pichai e sua turma — e, de qualquer forma, ninguém usa o Allo, não é mesmo? Agora, sim, a Siri terá (mais) uma concorrente de peso na sua própria seara, e a briga será no mínimo interessante.

O aplicativo da Assistente Google para iOS chegará à App Store nas próximas semanas, mas inicialmente funcionando somente em inglês; alguns meses depois, nossa querida língua pátria será incorporada pela assistente, bem como o francês, o alemão e o japonês. Em seguida, será a vez do espanhol, do italiano e do coreano. Mal podemos esperar, não é?

via TechCrunch

Atualização, por Eduardo Marques 17/05/2017 às 16:17

A assistente já está disponível na App Store americana.


Ícone do app Google Assistente

Google Assistente

de Google, Inc.

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.2.8215 (154.4 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
(*) Indisponível na App Store brasileira!

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app Google AssistenteScreenshot do app Google AssistenteScreenshot do app Google AssistenteScreenshot do app Google Assistente

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: