Elcomsoft diz que agora consegue recuperar notas apagadas do iCloud há mais de 30 dias


Por
19/05/2017 às 18:39

Alguns meses atrás, falamos aqui sobre uma falha descoberta no iCloud que possibilitava a recuperação de, entre outros elementos, notas que (em teoria) já tinham sido apagadas do serviço de nuvem da Apple. À época daquele post, entretanto, as únicas notas possíveis de serem recuperadas eram aquelas deletadas nos últimos 30 dias, já que o iCloud tem como função guardar os arquivos por este período caso o usuário deseje resgatá-los — depois disso, então, é que as notas são definitivamente extirpadas da sua existência.

Bom, parece que não é exatamente assim: num post no seu blog oficial, a produtora de ferramentas para recuperação de dados Elcomsoft anunciou que a nova versão do seu software Phone Breaker é capaz de recuperar notas do iCloud apagadas há mais de 30 dias — em alguns casos, até arquivos que foram deletados há vários anos. Sinistro, não?

Phone Breaker 6.5 recuperando notas apagadas há muito tempo do iCloud

Phone Breaker 6.5

A postagem detalha como utilizar o Phone Breaker 6.5 para recuperar notas há muito deletadas do iCloud, e dá como exemplo um iPhone com 288 notas salvas — neste mesmo aparelho, o programa conseguiu recuperar 334 notas; a mais antiga delas tinha sido apagada em 2012. Sim, há cinco anos! A Elcomsoft deixa claro que, dependendo do aparelho, os resultados podem variar — não há a garantia de que aquelas notas antiquíssimas sejam recuperadas —, mas, ainda assim, estamos falando de um deslize e tanto por parte da Apple em termos de segurança.

A Maçã, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre a falha, então não está claro se estamos falando de um simples caso de “esquecimento” de apagar dados que deveriam ser apagados ou se a Elcomsoft descobriu uma falha propriamente dita no sistema do iCloud. De qualquer forma, fica — mais uma vez — o lembrete: na internet, nada que você faz ou cria deixa de existir de verdade, portanto, não faça ou crie nada de que você possa se arrepender depois.

Ah, e se você por algum motivo estiver interessado em recuperar notas há muito apagadas, o Phone Breaker 6.5 está disponível para venda no site da Elcomsoft por US$80 (~R$260). Divirta-se… ou não.

via Tom’s Hardware

Posts relacionados
Comentários

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.


Carregar mais posts recentes