Vídeo: desenvolvedor demonstra app rodando no iPad com suporte a mouse (e publica o framework)

Play

Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
20/05/2017 às 17:10

Quando a Apple lançou o iPhone e, posteriormente, o iPad, ela poderia muito bem ter colocado em ambos versões “compactas/enxutas” do próprio OS X macOS. Em vez disso, a empresa optou por criar um sistema operacional do zero — o iPhone OS iOS —, totalmente pensado para touchscreens.

Embora muitos hoje entendam perfeitamente o porquê de ela ter seguido esse caminho (que é oposto ao da Microsoft, por exemplo), ainda há quem sonhe com o macOS no iPad ou, no mínimo, a possibilidade de conectarmos um mouse via Bluetooth no tablet.

Eis que o desenvolvedor Louis D’hauwe‏ [@LouisDhauwe] publicou hoje um vídeo demonstrando exatamente isso na prática, como uma espécie de “prova de conceito”. Ele até publicou todo o framework, intitulado PointerKit, no GitHub para quem quiser brincar com ele — e, ao que tudo indica, a implementação dele em apps é muito, muito simples.

Só há dois grandes poréns nisso tudo: o primeiro e mais óbvio é que, para a coisa funcionar, são utilizadas APIs privadas do sistema. Ou seja, ninguém conseguiria aprovação da Apple para lançar algo na App Store com suporte ao framework. Segundo, ele usa um Mac como intermediário para “interpretar” o movimento do mouse e então enviar os comandos ao iPad via Wi-Fi/Bluetooth.

Ainda assim, fica como curiosidade. 😉

via @viticci

Posts relacionados
Comentários
  • Paulo Magrani

    iPad + Apple Keyboard = Produtividade!!!
    iPad Pro + Keboard + Magic Trackpad = Magical!!!

  • João Almeida

    Nao vejo nenhuma necessidade de um mouse num iPad.

  • Alexandre Monteiro Chequim

    Seria ótimo ter o mouse no iPad Pro.. eu não conegui substituir meu Macbook Pro pelo meu iPad Pro, mesmo com uso de teclado, pela falta de mouse.. Para quem usa pouco, até vai.. Mas para uso heavy, acaba fazendo muita falta.

  • sigma7777777
  • rjlgarcia

    É tão óbvio que o suporte ao mouse tornaria o iPad uma verdadeira máquina de produtividade, que com queda de vendas do tablet é um absurdo que ela não tenha feito isso antes. Detalhe o suporte a USB OTG, também ajudaria muito

  • Scarparo

    Não entendi essa necessidade do Mac aí no meio, afinal, tem muitos anos que soluções no Jailbreak trouxeram o Mouse pro iPad e iPhone, e rodam normalmente, tal como é no Mac.

  • Anderson Silva

    O cara deve ter feito tudo isso sem Jailbreak, provavelmente.

    E outro ponto: status atual do Jailbreak tá tão desanimador que, de vdd., perdeu o encanto que tinha. Quase não surge mais ferramentas, as que surgem são essas “Semi-untethered”, que só destrava o aparelho na base da sorte e, quando destrava, requer que vc fique renovando certificado de desenvolvedor de tempos em tempos… e vai saber de onde vc tira essas ferramentas, ainda por cima.
    Sabe… não que tenha sido regra mas o tempo de “Baixa a ferramenta, pluga o aparelho, executa e sai usando, sem maiores preocupações – mais ou menos ‘It just works'” não existe mais! Ainda tenho esperança de ver um método seguro e confiável assim ressurgindo. Por mais que muita coisa tenha sido implementada nas versões mais atuais do iOS, ainda tem MUITA COISA que podia ser adicionada e MUITA COISA realmente útil, ao invés de ficar enchendo o teclado de Emoji 😛

  • J_Eduardo

    Eu o uso meu com uma case de teclado e seria ótimo.
    Ter um mouse ou traço pad….

  • J_Eduardo

    Seria muito bom a disponibilidade do mouse, ou mesmo de poder usar meu iPhone como,uma espécie de track pad, já que uso o iPad diariamente com case Logitech com teclado acoplado…


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: