O melhor pedaço da Maçã.
Siri no iPhone

Bloomberg: Apple já começou a fabricar o alto-falante da Siri, que será apresentado na WWDC e trará tecnologia de áudio de ponta

Podem começar a preparar seus bolsos. De acordo com a Bloomberg — um dos veículos com maior índice de acertos quando se trata de predições relacionadas à Apple, é bom notar —, a Maçã vai mesmo apresentar na keynote de abertura da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017, na segunda-feira que vem, um alto-falante dedicado à Siri nos moldes do Google Home e do Amazon Echo.

Publicidade

Ok, esta é uma notícia que muitos já esperavam, mas além da virtual “confirmação” da existência do produto, o jornal traz também alguns detalhes do que pode colocar este novo dispositivo em uma relativa vantagem ante a concorrência. E, aparentemente, o plano da Apple para fazer do seu alto-falante inteligente posicionar-se um degrau acima dos rivais tem a ver com apenas uma palavra: áudio.

O jornal, que tem como referência fontes próximas ao desenvolvimento do aparelho, cita uma suposta “tecnologia de som surround virtual”, que viria equipando o alto-falante, como grande diferencial do aparelho. Este recurso possibilitaria uma reprodução de som estéreo mesmo com apenas um alto-falante, e a Apple ainda estaria planejando a inclusão de sensores que mediriam a acústica do recinto onde o equipamento estaria localizado para ajustar os níveis de reprodução automaticamente. O dispositivo, cujos protótipos já estariam em testes em Cupertino há alguns meses, estaria sendo fabricado pela mesma montadora que produz os AirPods para a Maçã.

O outro grande diferencial do alto-falante, naturalmente, seria a integração profunda com os demais serviços da Apple. O foco aqui seria tratar o aparelho como um hub do HomeKit, recurso de automação residencial da Maçã, além de trazer novos recursos para a Siri — no fim das contas, portanto, fazer com que os consumidores fiquem ainda mais com os pés fincados no ecossistema de Tim Cook e sua turma. Apesar disso, entretanto, a Apple estaria disposta a abrir a API do aparelho a terceiros, permitindo que soluções de fora de 1 Infinite Loop também fossem integradas a ele.

Publicidade

Por fim, quanto à data de lançamento do alto-falante propriamente dita, as fontes da Bloomberg afirmam que o dispositivo só será despachado mais para o fim do ano, ou seja, tudo indica que não teremos um anúncio seguido imediatamente de pré-venda (o que, aliás, quase nunca acontece com novas categorias de produto, seja na Apple ou no mundo da tecnologia em geral).

·   ·   ·

Em uma nota relacionada, a competição para tomar o topo do mercado de alto-falantes inteligentes ficou ainda um pouco mais difícil para a Apple hoje. Digo isso porque a Amazon anunciou que a sua assistente digital, a Alexa, agora oferece suporte aos calendários do iCloud, trazendo mais um chamariz para os usuários do ecossistema da Maçã que queiram desfrutar das soluções da gigante do varejo.

Amazon Echo

Em um comunicado liberado ao MacRumors, a Amazon diz:

A partir de hoje, você pode conectar seus calendários do iCloud à Alexa. Para fazer isso, os usuários do Calendário do iCloud simplesmente precisam conectar sua conta na aba “Configurações” do app Alexa. Uma vez conectado, basta dizer, “Alexa, o que tem no meu calendário para hoje?”, ou “Alexa, adicione um almoço com a Sarah ao meio-dia no meu calendário”.

O suporte ao calendário do iCloud tem sido um dos recursos mais pedidos pelos usuários da Alexa, e estamos animados em trazê-lo para os dispositivos Alexa nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Alemanha hoje.

A Alexa obviamente ainda não está disponível no Brasil, então, em terras tupiniquins, não é um anúncio que vá fazer muita diferença. Ainda assim, estamos falando de mais um indício de que esta corrida está só no início e a Apple deve se mexer logo se quiser ter alguma chance de conquistar um lugar ao sol no mercado dos alto-falantes inteligentes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 5s, de 2013, sai campeão em comparativo de aparelhos de até R$1.500 da PROTESTE

Próx. Post

Minimize praticamente qualquer vídeo no Safari do iPad com o pequeno utilitário PiPifier

Posts Relacionados