WWDC’17: Apple apresenta o macOS High Sierra, nova versão do seu sistema operacional desktop com melhorias e refinamentos


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
05/06/2017 às 14:55

Craig Federighi subiu ao palco da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017 para falar sobre as novidades do macOS e explicou que a última versão lançada, a Sierra, trouxe uma série de novidades que encantaram ao público, como a Siri.

Esta nova versão, portanto, é mais um refinamento daquilo trazido no ano passado, o que começa pelo seu nome: macOS High Sierra.

macOS High Sierra num iMac de frente

A primeira novidade da atualização do sistema é o Safari, que, segundo a Apple, será o navegador desktop mais rápido do mundo no High Sierra. Os ganhos de performance em JavaScript são enormes, se comparados com o Google Chrome. O Safari no High Sierra virá com alguns recursos deveras interessantes, como o bloqueio de vídeos que tocam automaticamente em sites pouco educados e um sistema de proteção inteligente para melhorar a privacidade de usuários, impedindo que sites obtenham dados obtidos de outros via cookies.

Siri no macOS High Sierra

O Mail no High Sierra também tem grandes melhorias, a começar pelo sistema de busca. O Spotlight embutido no aplicativo será mais inteligente, agora, mostrando os resultados mais relevantes da busca em vez de simplesmente os mais recentes. Além disso, o aplicativo terá uma nova visão dividida em tela cheia, e virá com um recurso para que os emails salvos ocupem até 35% menos espaço no disco.

O Fotos também virá com mais melhorias no High Sierra, para organizar mais intuitivamente fotos. Há um menu de filtros para que o usuário só veja o que quiser, enquanto o sistema de reconhecimento de rostos também foi aprimorado — e tudo isso fica finalmente sincronizado em todos os dispositivos do usuário. Também há novas opções de edição e a possibilidade de mandar fotos para editores externos, como o Adobe Photoshop, e depois voltar ao Fotos para continuar de onde você parou. Por fim, o sistema de impressão de fotos agora será aberto a empresas de terceiros (esperamos, todos, que no mundo todo, já que até agora este é um serviço exclusivo para os Estados Unidos).

Fotos no macOS High Sierra

Como já especulado, nas entranhas do macOS High Sierra teremos uma mudança invisível, mas importantíssima, já que o sistema será o primeiro do Mac a trazer o novo Apple File System (APFS), que já está no iOS 10.3 e traz melhorias enormes na indexação de arquivos e velocidade de transferência.

Além disso, o novo macOS virá com um novo padrão de vídeos, substituindo o ubíquo H.264: o novo H.265 (HEVC, isto é High-Efficiency Video Coding) é focado em vídeos 4K HDR, com otimizações que o tornam 40% mais comprimido que o H.264 — e os Macs mais recentes ainda terão aceleração gráfica para rodar estes vídeos. O suporte a H.265 já está sendo trabalhado para os apps de edição de vídeo da Apple.

Gráficos no macOS High Sierra

O High Sierra ainda receberá outros grandes avanços gráficos, com melhorias significativas em performance de GPU. Para melhorar, a Apple está introduzindo a nova geração do seu motor gráfico, agora chamado de Metal 2, com inúmeras otimizações e uma série de novas APIs para desenvolvedores, proporcionando ganhos enormes e perceptíveis. Mais que isso: a Maçã está levando o Metal a placas gráficas externas e para realidade aumentada — o SDK do Steam VR, por exemplo, chegará ao Mac em breve, bem como a Unity e a Unreal Engine.

VR no macOS High Sierra

O Developer Preview do macOS High Sierra estará disponível ainda hoje para desenvolvedores, enquanto o beta público chegará no fim de junho. A versão final do sistema chegará em alguns meses e será um update, como de costume, totalmente gratuito — e, excelente notícia, funcionará em todos os Macs compatíveis com o Sierra.

Posts relacionados
Comentários
  • Leonardo Caldas

    De repente sou só eu, mas a audiência não está parecendo lá muito animada com as novidades…
    Até os aplausos estão minguados e fora de sincronia.

  • Reinaldo Versuri

    Opa, vou trocar meu Macbook Pro 2012 por este atual devido ao Safari. #sqn

  • Marcvs Antonivs

    É…Desde o lançamento do Leopard que a Apple se tornou uma especialista em encher linguiça…O Leopard foi realmente a última grande novidade.

  • OverlordBR

    Que triste este iOS 11.

  • zemahon

    Wtf?

  • Lui Alexandre

    Isso pq o macOS novo vai ser compatível com Macs desde 2010…

  • Augusto B. Tremarin

    Esse é o pior nome de um sistema operacional que eu já vi em toda minha vida. Pensei que nunca veria algo tão ruim quanto “El Capitan” e a Apple foi lá e mostrou que tem muita margem pra piora. Espero que sinceramente esteja ao menos bem polido.

  • Pepe Fraccini

    gente, e esse nome pqp? o povo lá ta total sem criatividade HAHAHAHAHAHA

  • Murilo Herrmann

    Papel de parede tão ruim quanto o nome

  • Renato

    O Nome acompanhou a quantidade de “Novidades”

  • Alvaro

    a unica mudanca significativa útil e o APFS… o resto foi maquiagem mesmo

  • senavinicius

    Há anos parei de usar o Mail porque ele trava na hora de desligar o computador, caso a internet esteja ruim.

  • Vinicius L.

    macOS Sierra Deluxe Version.

  • Luiz Augusto

    Estão tentando vender que um iPad é completo igual a um computador… só que não. Parada no tempo. Dava gosto de acompanhar essas keynotes.

  • Ajustes

    Então… É…

  • Jailson Leocadio

    Se a Apple tratasse os apps Fotos, Mail, Safari como independentes as novidades serão bem menos ainda.

  • Alexandre Santiago

    Cara, eu tbm reparei isso, o povo num desânimo incrível. A câmera quando filmava a platéia tava todo mundo com cara de entediado. Nos aplausos também se via isso. Pois eu achei a apresentação entediante e sonolenta. Foi-se o tempo de empolgarem.

  • Leon

    “macOS High Sierra”… Que nome.

  • daniel

    Mas o Macbook Pro de 2012 roda Sierra, e, portanto o High Sierra também. Ao menos o meu roda.

  • daniel

    Queria que o Spotlight ao menos tivesse um uso atualizado. Não dá nem pra pesquisar na internet com ele. Poderia ser integrado a comandos dos apps.

  • Ming-Chi Kuo

    Eu vi umas 2 pessoas literalmente bocejando kkkkk Sdds Steve!!

  • Igor Flores

    Na boa, agora existe o Finder, o Files e o nada. Todos integrados! Porque não deixar tudo integrado desde a origem?

  • Alvaro Guatura

    Meu Macbook Air 11″, comprado em 2011, está firme e forte.. me impressiona a durabilidade e essas atualizações, ele vai parecer ainda mais parrudo.
    Qualquer notebook comum que eu tivesse comprado já teria sido aposentado

  • Alexandre Soares

    “….novo macOS virá com um novo padrão de vídeos, substituindo o ubíquo H.264: o novo H.265 é focado em vídeos 4K HDR, com otimizações que o tornam 40% mais comprimido que o H.264″…..

    Novo H.265? De novo não tem nada … Há tempo o Windows é compativel e se compra celeron/Pentium/i3 para cima com suporte de hardware para o x.265 / HEVC.

    Não fizeram nada de .. Novo.

  • Alexandre Soares

    Tenho um Pentium dual core aqui de 2009 firme e forte rodando Windows sem problema algum.

  • Ronan Arraes Jardim Chagas

    Pro pessoal que está chateado com a falta de inovação, eu até que gostei! Quem não se lembra, a Apple antigamente soltava uma versão nova a cada 2 anos. Isso fazia com que os sistemas ficassem realmente sólidos. Isso de fazer mudanças radicais a cada ano é horrível. Aparentemente, eles estão lançando um sistema com mínimos ajustes (a não ser o APFS), mas com estabilidade melhor. Além disso, o fato de não terem removido nenhum Mac do suporte eh maravilhoso! Isso deve ter fornecido 1 ou 2 anos de sobrevida para vários usuários de sistemas antigos.

  • Fábio ZC

    Alfred é vida.. com powerpack então, ele vira seu melhor amigo.

  • Anderson Moura

    Esses lançamentos de hoje corroboram com minha ideia de: não se pode mais criar expectativas com a Apple! Infelizmente.

  • beagle

    Papo furado. Tenho notebook aqui Sony rodando liso windows 10. Desde 2008.

  • Marcos

    No Safari a opção ‘Permitir apenas [cookies] do site atual’ já impede que o site aberto fuce nos outros, mas atrapalha a experiência do usuário (com essa opção marcada, por exemplo, é necessário logar no Disqus cada vez que for fazer um comentário, e algumas vezes ainda dá erro na hora de publicar)… um recurso que assegure privacidade sem afetar a usabilidade seria muito bem-vindo.

  • Gabriel de Melo

    A apple vai acabar falindo, porque antes do Steve morrer, quando ele saiu da Apple, a Apple quase fali, e só voltou a normalidade quando Steve estava vivo. Não estranharia se a Apple falisse. E se falir não vai fazer tanta falta assim para o Brasileiro, porque a Apple simplesmente se recusa a abaixar os preços. E na real mesmo, apple já deu no que tinha que dar, a inovação foi e será somente quando lançaram o primeiro Macintosh ou até antes disso. Simplesmente paramos no tempo, chega de evolução, não só Apple, mas Miscrosoft também, ta tudo a mesma coisa, sem inovações significativas, só enchem linguiça. Mundo da tecnologia perdendo a graça? Sim! Pra mim inovações mesmo foi nos primeiros computadores da Apple quando ainda tínhamos Steve Jobs.

  • meduza

    Utilizo Mac desde 2002, quando os sistemas eram atualizados a cada 2 anos mais menos, acho que não tinha muita regra na verdade, Jaguar, Panter, Tiger e Leopard foram sistemas que duraram 2 anos ou mais. Só após o Snow Leopard que vieram as atualizações anuais, que eu sempre achei meio desnecessário. Claro que precisamos de atualizações, mas não acho que seja preciso uma troca de sistema todos os anos. Eu ainda estou no Yosemite pensando em ir para o El Captain, são muitos e muitos os plugins que preciso instalar a cada formatação/atualização e nem sempre eles ficam estáveis no sistema novo. Por isso eu vejo essas atualizações de refinamento com bons olhos. As pessoas estão muito loucas buscando felicidade em atualizações de sistemas. Deviam é voltar a política de 2 anos com o mesmo sistema, não só a Apple, mas todos…

  • Hoje em dia eu acho a Amazon e a Tesla as empresas mais inovadoras da tecnologia, a Apple tá muito “mais do mesmo”, se acomodaram após alcançarem o status de empresa mais valiosa do mundo e parecem ter medo de inovar e perder dinheiro.

  • Carlos Lemos

    Amazon inovadora?

  • Louis

    Parece que a Samsung fez escola…

  • likens

    Únicas duas coisas boas foram a indexação de arquivo e melhorias de segurança.

  • Vinícius Miranda

    Meduza, eu tenho um Mac e um Hackintosh (sim funciona muito bem) e uso ambos com softwares pesados de produção de musica, com centenas de plugins. Tive o mesmo problema que você, mas consegui entender uma coisa. O Yosemite foi uma virada de chave em tecnologia, ele veio para trazer as tecnologias novas, e por isso, o sistema é meio bugado. El Capitan e Sierra vieram para refinar o sistema, e por isso são mais estáveis. O Sierra esta legal, estável, não tenho vários problemas nele que tive no Yosemite ( tirando o utilitário de disco ), esse sim me da trabalho com uns pendrives. Essa política de 1 ano esta me parecendo mais refinações de sistema do que novos sistemas. Felizmente ou infelizmente os sistemas operacionais estão ficando grandes demais, e conseguir gerenciar códigos disso é extremamente complicado. Para se ter idéia, o Windows 7 lançado em 2009 tinha 70 milhões de linhas de código, quase todas escritas matematicamente corretas e com sintaxe correta. È muita coisa rsrrs… O Sierra ta legal, quero muito ver esse novo sistema.

  • Glaucio

    Até hoje to esperando um Kindle com e-ink colorido…rs

  • Glaucio

    Não pesquisa na internet AQUI, nos EUA pesquisa sim… vc até escolhe o site de pesquisa no ajuste do spotlight

  • Devem ter desistido por conta dos tablets.

  • Por que não seria? Amazon Phone, apesar das poucas vendas, era incrível e tentou trazer algo diferente.

  • Carlos Lemos

    A inovação deles foi o AWS, pena que já tem 10 anos …

  • meduza

    E ai Vinicius. Eu trabalho com áudio também, realmente são muito plugins fora o Logic Pro X, Pro Tools e por ai vai, você sabe.
    O Yosemite aqui esta rodando bem legal (iMac mid 2011), quer dizer, estava bem legal, agora a maquina esta começando a apresentar uns momentos de lentidão, já que faz mais de 2 anos que não formato. Com o momento da formatação chegando vou aproveitar para atualizar a máquina, e estou na dúvida entre o El Capitan e o Sierra. Fiquei bem feliz com essa nova atualização do HighSierra justamente por trazer de volta esse lance de refinamento do sistema, como antigamente, acho que isso pode prolongar um pouco a vida das nossas maquinas. Você usa o Sierra nas duas maquinas, no hack e no mac? Aconselha o upgrade para o Sierra? Valeu!

  • Foco Bovespa

    Kara, quem tem um 2012 se não for usar recursos das novas placa de videos, nunca pense em trocar.

  • Luiz Augusto

    Isso detonaria com as propagandas

  • Luiz Augusto

    Mesma coisa aqui. Dual core, 2 GB Ram e HD 160 GB. Liso

  • Diego Mendes Fernandes

    Meu Mid 2010 agradece

  • Diego Mendes Fernandes

    O que o Tizen tem a ver com isso?

  • daniel

    tem algum bloqueio por regiao? uso tudo em ingles aqui e nada

  • Vinícius Miranda

    Meduza, desculpa a demora pra responder, semana final na faculdade, ai ja viu né. Eu tenho aqui o Cubase Pro 8 e o Ableton Live e tive vários problemas nos dois no Yosemite. Chegou o El Capitan e as fabricantes atualizaram os sistemas e diminuiu bem os problemas, antes os softwares estavam fechando muito, do nada, mas continuou uns bugs pequenos e chatos. Agora no Sierra, não acontece mais problema nenhum nos softwares. Eu só tenho um problema que é com o Utilitário de disco na formatação de pendrives, 70% das vezes falha a formatação e tenho que fazer isso até dar certo. Tirando esse problema o Sierra está muito bom. Acho que você será mais feliz atualizando pro Sierra (espero muito não estar errado). Eu utilizo nos dois, tanto no macbook 2012 quanto no Hackintosh.

  • Victor Hugo

    Gabriel você misturou uma coisa com outra e fez uma bagunça! Do ínicio: a saída de Jobs em 1985 foi devido à queda de vendas de Macs na época, ele não foi simplesmente “expulso” da Apple pelo presidente da época, mas também se demitiu. Hoje os tempos são outros, sob a administração de Cook a Apple cresceu 5x e atingiu números recordes em seus lucros nunca vistos antes. Lembrando que ainda é a maior empresa de valor de mercado do mundo, engolindo IBM, Amazon, Microsoft, Google e Oracle.
    Agora o meio: os preços no Brasil tem diversos fatores, assunto pra outro post….
    Por fim, o final: como um leitor comentou há algum tempo “depois que se atinge a perfeição num produto, é cada vez mais difícil atingir um novo brilho”.

  • Victor Hugo

    PS: nem a Intel consegue mais com a Lei de Moore, veremos a Apple agora!

  • Victor Hugo

    Assino embaixo Ronan. Sou usuário Apple recente, mas uma das razões pra ter migrado pra esse ecossistema foi a velocidade de lançamento de novas versões do sistema operacional. Final do ano minha máquina vai ter o 5º S.O., no Windows não passaria do 2º. Lembrando também que foi devido a esse ciclo longo pra lançar um sistema que o maior fiasco da tecnologia foi abandonado: Vista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Victor Hugo

    Nem pensar amigo! Acertou em quase tudo, mas errou nas últimas linhas. Lançamentos anuais do sistema ajudam a embutir pequenos recursos sem sacrificar a compatibilidade, o fato dos seus plugins (talvez!) não funcionarem se devem aos desenvolvedores que não atualizam também. Por isso que a Maçã lança as versões Beta, lembrando também que a última vez que um sistema demorou 6 anos pra ser lançado virou o maior fracasso da história da tecnologia: Windows Vista.

  • Victor Hugo

    Eu disse o mesmo pra ele. Atualizações anuais é o melhor que pode acontecer. O Yosemite pesou na minha máquina e foi apenas com ele que tive kernel panic. Falando em Windows, eu mostrei um exemplo do que dá ficar anos e anos sem lançar um sistema operacional

  • Victor Hugo

    Verifica se em outras máquinas também acontece, às vezes pode ser o próprio pen drive problemático

  • Victor Hugo

    Acredito que seja a geolocalização que oculta essa funcionalidade

  • meduza

    Olá Victor, boa noite. Acho que você não entendeu direito meu ponto. Eu concordo sim com as atualizações, elas tem que ocorrer exatamente assim como já ocorre. Só acho que não precisa de uma troca de sistema a cada ano. Como disse acima, o Jaguar, Panter, Tiger e o Leopard foram sistemas que duraram 2 anos mais ou menos, mas isso não quer dizer que a Apple parou de atualiza-los, muito pelo contrário, ela continuou liberando updates e eles eram muito estáveis.

  • meduza

    Opa, esquenta não, sem problemas. Eu vou tentar migrar direto pro Sierra então, o lance da formatação no pen drive acontece comigo também no Yosemite algumas vezes. Valeu pelas infos, boa semana!! Ab

  • Vinícius Miranda

    Não, tenho 3 pendrives, 1 MacBook Pro 2012 e um Hackintosh. Acontece com todos os pendrives, tanto no macbook quanto no hack.

  • Vinícius Miranda

    Também gosto de atualizações todo ano. A Apple não é igual a Microsoft que faz uma revolução toda em cada sistema. Eles fazem basicamente melhorias, e o lançamento todo ano garante o comprometimento em melhorias.

  • Glaucio

    não sei explicar como eles fazem isso, mas uma vez até perguntei sobre isso no podcast do Macmagazine, eles responderam (se não me engano é o podcast numero 117) e eles também não sabiam explicar porque isso acontecia mas é verdade.

  • Victor Hugo

    Sim entendi perfeitamente, mas é esse ciclo anual de atualizações que fez o iOS, usando como exemplo, um triunfo imbatível comparando à altíssima fragmentação do Android. Sou um usuário relativamente “iniciante para médio” no Mundo Apple, comecei usando o Mavericks, e todos os sistemas tenho atualizado ano após ano. Não dá pra ficar sem novidades, lá no Windows a Microsoft quer fazer uma revolução pra cada 3 anos e aí acaba tendo essas reclamações que nem “arranham” aos applemaníacos

  • Victor Hugo

    Que estranho! O.o aqui nunca tive esse tipo de problema, o único defeito que encontrei no Mac até hoje foi não reconhecer o NTFS do Windows, pois usava HD’s formatado nesse sistema. Aí comprei uma licença do Paragon (muito bom e, aliás, em português brasileiro) e tudo voltou a ser uma maravilha

  • Victor Hugo

    Verdade, igual o iOS. Agora vai nas fabricantes do robozinho verde se conseguem o mesmo. Lembra do que Cook disse sobre a fragmentação do Android? HORROROSA! KKKKKKKKKKKKKK

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: