WWDC’17: como esperado, novo iPad Pro de 10,5 polegadas é lançado; modelo de 12,9 polegadas é atualizado


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
05/06/2017 às 16:18

A quinta novidade do dia — de seis, como a Apple avisou — da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017 foi o iPad. O executivo Greg Joswiak foi o responsável por subir ao palco para falar um pouco mais sobre o tablet da Maçã.

Conforme esperado e especulado por rumores, temos um novo iPad Pro hoje, com uma tela ocupando uma área maior da sua parte frontal. São 10,5 polegadas no total (ou 20% maior). As bordas foram reduzidas em quase 40%, e ele continua pesando a mesma coisa do “antigo” modelo Pro de 9,7″.

Novos iPads Pro com gráficos coloridos

Por que 10,5″? Bem, segundo a Apple, é o tamanho perfeito para um teclado virtual em tamanho completo e também para um Smart Keyboard. Mais de 30 línguas serão suportadas pelo acessório, incluindo chinês e japonês.

Mas as novidades de hoje não são apenas para o iPad Pro de 10,5″, não. Ambos os tamanhos de iPads Pro ganharam novas telas True Tone copm brilho de até 600 nits, suporte a ampla gama de cores, baixo reflexo e vídeos HDR1.

Apple Pencil no iPad Pro de 10,5 polegadas

Há, também, um novo recurso chamado ProMotion. Até hoje, telas atualizam a 60Hz (60 vezes por segundo). Nos novos iPads Pro vamos a 120Hz, conforme rumores também indicavam. O movimento de conteúdos na tela passa a ser muito mais suave/natural, mas só pessoalmente para perceber isso. O ProMotion também reduz a latência do Apple Pencil para 20ms. Essas telas também são capazes de mudar as suas taxas de atualização dinamicamente, indo de 24Hz até os 120Hz, o que economiza bateria quando não for necessário atualizar tão rapidamente.

ProMotion no iPad Pro

Sobre performance, os iPads incorporam o chip A10X Fusion, de 6 núcleos (3 de alta performance, 3 de alta eficiência). Há uma GPU2 de 12 núcleos com 40% mais poder gráfico e uma CPU3 com 30% mais performance.

iPad Pro com o chip A10X Fusion

A performance do novo chip foi demostrada no palco por Ash Hewson, da desenvolvedora Serif, que utilizou o app Affinity Photo (o qual chegará hoje à App Store) com o Apple Pencil em um iPad Pro de 12,9″ — ele demonstrou a criação de um pôster de filme pelo app no iPad, de forma suave e com taxas de atualização de 120Hz. Tudo imediato/instantâneo, incluindo filtros, camadas e efeitos.

Os novos iPads Pro continuam com as mesmas 10h de bateria; falando de câmeras, eles incorporam as do iPhone 7 com 12MP e estabilização óptica. A frontal, FaceTime, é de 7MP com ampla captura de cores. A tela inteira funciona como um flash Retina; há novos acessórios com suporte a USB 3 (mais rápido) e recarga mais rápida (sim, metade do tempo) nos iPads com adaptadores USB-C; como sempre, os acessórios também foram atualizados. Há novas Smart Covers de poliuretano e couro e até um estojinho pro Apple Pencil.

iPads Pro com acessórios

Os iPads Pro agora começam com 64GB de memória (o dobro de antes); nos EUA, eles custam a partir de US$649 (10,5″) e US$799 (12,9″); há ainda modelos com 256GB e 512GB! Todos estão à venda nos EUA a partir de hoje.

Pessoa trabalhando com o Apple Pencil num iPad Pro

Por conta do timing do lançamento, obviamente os novos iPads virão com o iOS 10 instalado. Mas o iOS 11 trará muitas novidades para o tablet — muito provavelmente, o update mais aguardado por donos de iPads que de fato utilizam o tablet para trabalhar como um substituto ao computador.

iOS 11 para iPads

O Dock está mais poderoso do que nunca, com muito mais espaço para apps e uma área inteligente à direita. Ele pode ser deslizado de baixo da tela a partir de qualquer app e, do próprio Dock, você arrasta e solta apps para o modo Slide Over e depois e pode expandi-lo para a Split View. A interface de troca de apps também agora está mais otimizada para a tela e o sistema todo suporta arrastar e soltar (drag & drop) com multi-touch!

Arrastar e soltar (drag & drop) no iPad Pro com iOS 11

O QuickType também foi aprimorado com seleção inteligente de símbolos no teclado (basta deslizar uma tecla para baixo para inserir um determinado número/símbolo), sem ter que trocar todo o modo do teclado virtual.

Assim como esperado e vazado um pouco antes da apresentação, o novo app Arquivos (Files) foi confirmado! Nele, você pode facilmente gerenciar arquivos e conteúdos por todo o seu iPad. Há visões de grade e lista, com detalhes, filtros, classificação, pastas, etc. Há uma coluna lateral de itens favoritos e é bem fácil arrastar arquivos entre as várias áreas do app.

No iOS 11, usuários podem marcar/anotar qualquer conteúdo de apps que suportam a geração de PDFs com o Apple Pencil. Agora, ao tirar screenshots, uma miniatura aparece no canto da tela e permite que você automática e imediatamente anote sobre ela com o lápis. O Apple Pencil também integra-se melhor ao app Notas, com acesso rápido e busca de conteúdos escritos a mão — é possível desenhar no meio de textos, sem problemas, e o app ainda vem com um scanner embutido (que remove a perspectiva do documento fotografado).

Apple Pencil no iPad Pro com iOS 11

O Developer Preview do iOS 11 será disponibilizado hoje; usuários do Apple Beta Software Program poderão baixar o novo sistema e testá-lo no fim do mês; o lançamento, como sempre, será daqui a alguns meses depois de muitos testes e refinamentos.

Notas de rodapé

  1. High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.
  2. Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
  3. Central processing unit, ou unidade central de processamento.
Posts relacionados
Comentários

Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: