WWDC’17: como esperado, novo iPad Pro de 10,5 polegadas é lançado; modelo de 12,9 polegadas é atualizado


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
05/06/2017 às 16:18

A quinta novidade do dia — de seis, como a Apple avisou — da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017 foi o iPad. O executivo Greg Joswiak foi o responsável por subir ao palco para falar um pouco mais sobre o tablet da Maçã.

Conforme esperado e especulado por rumores, temos um novo iPad Pro hoje, com uma tela ocupando uma área maior da sua parte frontal. São 10,5 polegadas no total (ou 20% maior). As bordas foram reduzidas em quase 40%, e ele continua pesando a mesma coisa do “antigo” modelo Pro de 9,7″.

Novos iPads Pro com gráficos coloridos

Por que 10,5″? Bem, segundo a Apple, é o tamanho perfeito para um teclado virtual em tamanho completo e também para um Smart Keyboard. Mais de 30 línguas serão suportadas pelo acessório, incluindo chinês e japonês.

Mas as novidades de hoje não são apenas para o iPad Pro de 10,5″, não. Ambos os tamanhos de iPads Pro ganharam novas telas True Tone copm brilho de até 600 nits, suporte a ampla gama de cores, baixo reflexo e vídeos HDR1.

Apple Pencil no iPad Pro de 10,5 polegadas

Há, também, um novo recurso chamado ProMotion. Até hoje, telas atualizam a 60Hz (60 vezes por segundo). Nos novos iPads Pro vamos a 120Hz, conforme rumores também indicavam. O movimento de conteúdos na tela passa a ser muito mais suave/natural, mas só pessoalmente para perceber isso. O ProMotion também reduz a latência do Apple Pencil para 20ms. Essas telas também são capazes de mudar as suas taxas de atualização dinamicamente, indo de 24Hz até os 120Hz, o que economiza bateria quando não for necessário atualizar tão rapidamente.

ProMotion no iPad Pro

Sobre performance, os iPads incorporam o chip A10X Fusion, de 6 núcleos (3 de alta performance, 3 de alta eficiência). Há uma GPU2 de 12 núcleos com 40% mais poder gráfico e uma CPU3 com 30% mais performance.

iPad Pro com o chip A10X Fusion

A performance do novo chip foi demostrada no palco por Ash Hewson, da desenvolvedora Serif, que utilizou o app Affinity Photo (o qual chegará hoje à App Store) com o Apple Pencil em um iPad Pro de 12,9″ — ele demonstrou a criação de um pôster de filme pelo app no iPad, de forma suave e com taxas de atualização de 120Hz. Tudo imediato/instantâneo, incluindo filtros, camadas e efeitos.

Os novos iPads Pro continuam com as mesmas 10h de bateria; falando de câmeras, eles incorporam as do iPhone 7 com 12MP e estabilização óptica. A frontal, FaceTime, é de 7MP com ampla captura de cores. A tela inteira funciona como um flash Retina; há novos acessórios com suporte a USB 3 (mais rápido) e recarga mais rápida (sim, metade do tempo) nos iPads com adaptadores USB-C; como sempre, os acessórios também foram atualizados. Há novas Smart Covers de poliuretano e couro e até um estojinho pro Apple Pencil.

iPads Pro com acessórios

Os iPads Pro agora começam com 64GB de memória (o dobro de antes); nos EUA, eles custam a partir de US$649 (10,5″) e US$799 (12,9″); há ainda modelos com 256GB e 512GB! Todos estão à venda nos EUA a partir de hoje.

Pessoa trabalhando com o Apple Pencil num iPad Pro

Por conta do timing do lançamento, obviamente os novos iPads virão com o iOS 10 instalado. Mas o iOS 11 trará muitas novidades para o tablet — muito provavelmente, o update mais aguardado por donos de iPads que de fato utilizam o tablet para trabalhar como um substituto ao computador.

iOS 11 para iPads

O Dock está mais poderoso do que nunca, com muito mais espaço para apps e uma área inteligente à direita. Ele pode ser deslizado de baixo da tela a partir de qualquer app e, do próprio Dock, você arrasta e solta apps para o modo Slide Over e depois e pode expandi-lo para a Split View. A interface de troca de apps também agora está mais otimizada para a tela e o sistema todo suporta arrastar e soltar (drag & drop) com multi-touch!

Arrastar e soltar (drag & drop) no iPad Pro com iOS 11

O QuickType também foi aprimorado com seleção inteligente de símbolos no teclado (basta deslizar uma tecla para baixo para inserir um determinado número/símbolo), sem ter que trocar todo o modo do teclado virtual.

Assim como esperado e vazado um pouco antes da apresentação, o novo app Arquivos (Files) foi confirmado! Nele, você pode facilmente gerenciar arquivos e conteúdos por todo o seu iPad. Há visões de grade e lista, com detalhes, filtros, classificação, pastas, etc. Há uma coluna lateral de itens favoritos e é bem fácil arrastar arquivos entre as várias áreas do app.

No iOS 11, usuários podem marcar/anotar qualquer conteúdo de apps que suportam a geração de PDFs com o Apple Pencil. Agora, ao tirar screenshots, uma miniatura aparece no canto da tela e permite que você automática e imediatamente anote sobre ela com o lápis. O Apple Pencil também integra-se melhor ao app Notas, com acesso rápido e busca de conteúdos escritos a mão — é possível desenhar no meio de textos, sem problemas, e o app ainda vem com um scanner embutido (que remove a perspectiva do documento fotografado).

Apple Pencil no iPad Pro com iOS 11

O Developer Preview do iOS 11 será disponibilizado hoje; usuários do Apple Beta Software Program poderão baixar o novo sistema e testá-lo no fim do mês; o lançamento, como sempre, será daqui a alguns meses depois de muitos testes e refinamentos.

Notas de rodapé

  1. High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.
  2. Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
  3. Central processing unit, ou unidade central de processamento.
Posts relacionados
Comentários
  • Percevejo voltou

    A Apple só fez o que já deveria ter feito.
    Obviamente, mataram o IPad Pro 9,7 e colocaram uma tela decente pra um iPad Pro que usa uma pencil. Corrigiram o erro do que foi lançado ano passado. E finalmente um iOS melhorado pro IPad Pro. Agora deu pra empolgar.

    Ah e… ele tem quantos gigas de RAM?

  • Pepe Fraccini

    finalmente melhoraram o iOS pro iPad Pro! queria uma segunda geraçao do Apple Pencil e tals… mas n rolou e.e

  • João Vianini

    Isso agnt vai ter que esperar pra saber

  • Ajustes

    Meu iPad Pro de 9.7 tem um mês de uso, terei que vendê-lo agora.

  • Tomás Batistone

    Essas novidades virão para o iPad Air 2?

  • João Almeida

    Agora eles realmente levaram a fundo a ideia de substituir o PC pelo iPad.

  • Kloeckner
  • Maurício

    Amém iOS 11 para iPads. Demorou.

  • Diego Santos

    Se esse novo iPad não for capaz de tocar aquele arquivo matroska lossless extraído do ultra hd Bluray de smurfs 2 pra mim não valerá a pena o upgrade. Tenho o IPP 9.7, e esse arquivo específico engasga no NPlayer plus e Infuse.

  • Luiz Fernando

    As novidades do iPad carregaram esse evento nas costas

  • CARISSIMO!

  • Wilk Lima

    Será que vai ser possível gerenciar arquivos mais facilmente com esse novo aplicativo Files? Conectando um pendrive por exemplo, e copiando os arquivos do pendrive para o ipad?

  • Luiz Aleixo

    Absolutamente ridículo a Apple não colocar isso nos specs do ipad pro no site deles. Aparentemente 4Gb,segundo a Wikipedia e gsm arena, mas pode ter ficado igual aos modelos anteriores. Vamos esperar até aparecer no site da Apple mesmo.

  • 199X KID

    provavelmente

  • Percevejo voltou

    Ele tem Zoom Óptico de imagem 2x como no iPhone 7 Plus.
    Agora com uma camera dessa vai ser bizarro esse iPad de 12,9 pra tirar fotos e gravar videos. Hehehe

  • Luiz Aleixo

    Pensa no cara que comprou o Macbook Pro de 15 novo com touch bar pra sair atualização agora…… Esse se lascou!!!

  • Percevejo voltou

    Nao para por aí não! Aí eles eles dizem que agora tem suporte pra caneta. Só que nao e na nova Smart Keyboard nao. É uma nova capinha de couro que tá só 850 pratas! Hehehe https://uploads.disquscdn.com/images/7f5ca0ee4f54b6bdd336298eb7194074935b4fce9c63534e92bbcf912fdf5de9.png

  • Marcus

    Ficou muito legal esse iPad novo com o iOS novo. Achei um tamanho excelente o o sistema melhorou muito. Unica coisa pegando é o preço! Quem vai pra fora acho que vale a pena mesmo pegar um com a caneta.

  • Tomás Batistone

    Espero que sim, pois ficou parecendo bastante que isso tudo era apenas pros novos Pro

  • Thiago Buccos

    Porque terá de vende-lo?

  • Ajustes

    Porque vou querer o modelo de 10.5″.

  • Adriano Alves

    Eu to maluco ou to me adiantando????? Cade o iphone 8???

  • OverlordBR

    iPhones novos só no final do ano.

  •  david

    Alguém sabe me dizer quais iPods funciona o Spotify?

  • Dei dica pro gorducho da Samsung reduzir a caraiada de produto agora minha equipe muda uma polegada de tela. Só mesmo voltando pra puxar o pé do Cook…

  • Thiago Buccos

    Mal comprou e já quer outro, complicado rs. Já haviam rumores sobre um novo iPad, era melhor você ter esperado. Lhe desejo boa sorte na venda. Também gostei do novo modelo.

  • frederico

    Também ☺️. mas vou deixar para o início do próximo ano. Viajo e compro fora.

  • frederico

    Depende quem comprou fora, por aproveitar que estava viajando valeu a pena. Aqui no Brasil tá de brincadeira.

  • Ajustes

    Sim, eu sabia que o novo estava por vir, mas precisava da Apple Pencil (antes tinha um iPad Air 2). Economizo agora de 4 a 5 folhas por dia com a caneta, além de organizar melhor as anotações, e essa demanda surgiu há pouco tempo, por isso não comprei o Pro no lançamento. Até tentei comprar canetas compatíveis com o iPad Air 2, mas elas não possibilitam uma escrita natural, precisa e em “letras pequenas”.

    Sempre soube que o Pro de 9.7″ seria provisório. Hahaha

  • Helena Carvalho

    Tenho uma dúvida/preciso de um conselho.
    Vi um iPad Pro 12.9 256gb por 4.100 reais, estava certa de fazer a compra até ver o lançamento/atualização.
    Valeria a pena eu comprar esse modelo nesse preço ou aguardar e comprar o modelo atualizado? Lembrando que meu orçamento não passa disso.
    Minha ideia é usar o Procreate.

  • Paulinho Henrique

    Só em setembro o laçamento!

  • Paulinho Henrique

    Quero trocar meu ipad air 1. Ele já ta meio lento. Queria pegar este de 10.5 polegadas, porém está muito caro!

  • Alexander

    Disparado, a noticia do ano pra mim foi o Affinity Photo para ipad. O ipad pro finalmente tá ficando “pro”, com esse ios 11 então, vai ficar ainda melhor

    Quem comprou o affinity e está dando crash, basta trocar o idioma do ipad para english UK, ir em settings e trocar o idioma do aplicativo de “default” para “português (Brasil)”. Pode voltar o ipad para português que o affinity funciona perfeito agora. A Serif tá ciente e vai resolver esse bug

  • Gustavo Zanandrea

    Pega fora do país .

  • Glaucio

    tá maluco, iPhone só em setembro

  • Paulinho Henrique

    Pois é, o jeito è eu esperar minha tia viajar em maio do ano quem vem ao EUA e trazer pra mim!

  • Agora vem a grande dúvida, compro uma Wacom Cintiq ou este novo iPad Pro + Apple Pencil? Gostaria de saber a qualidade dela comparada a Wacom para pintar usando o Photoshop e Corel Painter do Mac, usando ela como mesa digitalizadora.

  • Thiago Buccos

    Entendi. Também sinto falta de uma boa caneta para o Air 2. Antes da minha última graduação, tentei duas Adonit’s diferentes e nenhuma delas me satisfez, mas atualmente não vejo necessidade de pagar por um iPad mais novo.

  • Gustavo Rosolem

    A Apple tirou de linha os de 9,7″ mesmo? Nenhuma chance de comprar esse nas Apple Store ainda? Eu tinha certeza que eu ia comprar esse na minha viagem de julho. Agora o preço aumentou e eu me ferrei hahah se alguém tiver alguma dica/conselho, to aceitando

  • Luiz Aleixo

    Claro. Oportunidade é oportunidade.
    Mas foi uma atualização muito rápida nesse produto de qq forma.

  • Ruben Dias

    Continuam sendo vendidos os Refurbished mas não sei se existiram em Loja…

  • saulo

    também tenho essa dúvida.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: