Professores e alunos da PUC-Rio criam videoaulas de desenvolvimento para iOS em português


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
11/06/2017 às 14:00

O mundo das videoaulas e tutoriais na internet relacionados ao universo do desenvolvimento iOS é extremamente vasto, mas apresenta um desafio extra para os desenvolvedores (ou entusiastas) brasileiros que não tenham uma boa afinidade com outros idiomas. Caso você não tenha o inglês totalmente afiado na ponta da língua, ficará muito difícil usufruir de grande parte desse conteúdo disponível na rede.

Felizmente, alguns profissionais e estudantes da área têm realizado esforços no sentido de trazer estes conteúdos para a língua portuguesa e, neste campo, alunos e professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro têm tirado nota dez: eles são os responsáveis por um canal no YouTube que traz uma série de videoaulas aprofundadas sobre uma série de aspectos da arte de desenvolver para o sistema operacional móvel da Apple.

Canal DEV PUC-Rio no YouTube

O projeto começou no fim de 2016, quando o professor Andrew Costa, do Programa de Formação para Desenvolvimento iOS do Centro Técnico-Científico da PUC-Rio, percebeu que seus alunos estavam rendendo muito mais ao estudarem por tutoriais em vídeo produzidos pelo próprio, totalmente em português — já que quase todo o conteúdo existente para estudo estava disponível somente no inglês. A partir daí, o professor desafiou os alunos a repetirem a sua iniciativa, criando videoaulas próprias sobre os mais variados temas do universo iOS.

O resultado está aí: até o momento, já estão no canal vídeos sobre temas como CloudKit, Core Animation, TestFlight, HomeKit, Swift e mais; a expectativa é que este número cresça com o tempo e que, com o reconhecimento da iniciativa, mais alunos e voluntários participem do projeto enviando suas próprias videoaulas para consumo geral.


icon

DEV PUC-Rio

de Andrew Costa

Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessageCompatível com Apple TV
Versão 1.0.1 (26.6 MB)
Requer o tvOS 10.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app DEV PUC-RioScreenshot do app DEV PUC-RioScreenshot do app DEV PUC-Rio

Além do canal no YouTube, os alunos e professores criaram também o DEV PUC-Rio, um aplicativo para a Apple TV o qual permite que o usuário encontre as videoaulas facilmente, organizadas por tema e com um campo de busca, e assista a tudo diretamente da tela grande sem que seja necessário entrar no ambiente altamente distrativo — e um tanto quanto confuso — do app do YouTube.

Parabéns a todos pela iniciativa e continuem com o ótimo trabalho, pessoal! 🙂

Posts relacionados
Comentários
  • Leto Leitão

    Boa!

  • Ubirajara Batalha

    SHOW! PARABÉNS a iniciativa! Espero que tenhamos mais aplicativos brasileiros e bons, porque muitos foram abandonados…

  • Parabéns pelo excelente projeto.

  • Luiz Augusto

    Boa mesmo!

  • 199X KID

    maravilhoso, agora só falta um Mac pra aprender a programar

  • JacksonBrandao

    Excelente iniciativa, meus parabéns pelo projeto.

  • hackintosh eh o caminho!

  • Off: O que são essas malditas propagandas no meio dos comentários?

  • São do DISQUS, o sistema de comentários que nós (e quase toda a web) usamos. Infelizmente eles agora cobram (caro) para sites usarem o sistema sem essas propagandas…

  • Andrew Costa

    Obrigado pessoal!! Continuaremos com a iniciativa para contribuir com a comunidade interessada. Aguardem novos vídeos!! 😉

  • Entendi, que droga!

  • Gustavo

    to tentando entrar nessa area…mas vou te falar…o curso de logica de programação….ZZZZzzzzZZzz


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: