O melhor pedaço da Maçã.

Claro é a segunda operadora brasileira a oferecer o recurso Ligações Wi-Fi em iPhones [atualizado]

Repare que o nome da operadora muda para “Claro Wi-Fi” quando serviço está ativado e funcionando
Ligações Wi-Fi na operadora Claro

Quem aqui lembra do recurso Ligações Wi-Fi, lançado pela Apple no iOS 9.3? Se você não lembra, eu explico de forma rápida do que se trata — ainda que o nome seja bastante literal. Com o recurso ativado, é possível fazer uma ligação caso você esteja em uma área com pouca ou nenhuma cobertura celular e tenha uma conexão Wi-Fi.

Publicidade

Aqui no Brasil, a única operadora que oferecia tal recurso era a Vivo, que o implementou em março de 2016. Pois nesta semana, quem finalmente disponibilizou o Ligações Wi-Fi por aqui foi a Claro!

Ligações Wi-Fi na operadora Claro

Antes de habilitar o recurso, é preciso se certificar que você está com os ajustes da operadora devidamente atualizados. Para isso, vá em Ajustes » Sobre e verifique a versão. Caso você não esteja na 28.3, é bem possível que só de visitar esta tela o alerta de atualização dos ajustes apareça; caso não, toque em cima da inscrição “Operadora” para forçar essa atualização.

Operadora atualizada? Então é hora de ir em Ajustes » Telefone e ativar o Ligações Wi-Fi.

Publicidade

Nós testamos o serviço de uma forma simples, porém, prática: eu tenho alguns pontos cegos aqui em casa onde simplesmente não existe sinal de operadora (mas é coberto pela minha rede Wi-Fi, ainda que não com o desempenho ideal). Mesmo sem sinal, eu consegui receber ligações. É claro que, como o Wi-Fi neste ponto da casa também não é ótimo, a ligação não estava maravilhosa — mas, ainda assim, foi possível recebê-la e caminhar para um lugar melhor a fim de a ligação melhorar.

Ligações Wi-Fi na operadora Claro
Repare que o nome da operadora muda para “Claro Wifi” quando serviço está ativado e funcionando

O recurso também é muito bom para quem costuma viajar para o exterior já que, se estiver conectado a uma rede Wi-Fi, poderá receber e fazer ligações (e enviar/receber SMS) sem o menor problema (mesmo com o roaming de voz/dados desativado), já que tudo funciona como se você estivesse na sua cidade de origem.

Com a implementação do Ligações Wi-Fi, ela se tornou a operadora a oferecer mais recursos específicos da Apple no país, conforme podemos ver nesta página1Que ainda não foi devidamente atualizada. (além do Ligações Wi-Fi, ela oferece também o Visual Voicemail — e é a única, desde sempre).

Vale lembrar que as ligações e o envio de SMS são descontados do seu plano normalmente — nos novos planos pós-pago da Claro, porém, isso não é motivo de preocupação já que ligações e o envio de mensagens são ilimitados.

dica do Carlos Vilas Bôas Jr.

Atualização 15/06/2017 às 12:35

O regulamento do serviço está disponível para todos [PDF] e traz algumas informações bem interessantes.

Publicidade

Abaixo, nós destacamos algumas:

  • A Claro afirma que, inicialmente, o serviço estará disponível apenas para os modelos Samsung Galaxy S7, Galaxy S7 edge, Galaxy S8 e Galaxy S8+ — sem mencionar o iPhone, que obviamente está dentro do bolo.
  • Não serão permitidas ligações para números emergenciais/especiais pelo “Ligações Wi-Fi”.
  • Se o sinal Wi-Fi for interrompido no meio de uma ligação, não havendo mudança para a rede móvel (a ligação terá que ser refeita).
  • O recurso está disponível apenas para planos pós-pagos (pessoa física).
  • As ligações realizadas para qualquer número móvel ou fixo serão cobradas como locais, de acordo com as tarifas do plano contratado independentemente de onde se encontre o usuário. Ou seja, se você está no Rio de Janeiro ou em San Francisco (EUA) e ligar para alguém em Salvador pelo Claro Wifi, pagará como se fosse ligação local.
  • Chamadas realizadas para números internacionais (DDI), ainda que você esteja no mesmo país para o qual está ligando, serão tarifadas como longa distância — de acordo com os valores vigentes deste tipo de ligação.
  • As ligações realizadas através desta funcionalidade serão identificadas na fatura pela palavra “Wi-Fi”.

dica do Anderson Silva, via Tecnoblog

Notas de rodapé

  • 1
    Que ainda não foi devidamente atualizada.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft promete atualização para suportar completamente o Office 2016 no macOS High Sierra 10.13

Próx. Post

Com o app Ganhei?, você cadastra seus jogos da Mega-Sena com uma foto e sabe se ficou milionário em primeira mão

Posts Relacionados