Um enorme problema: em quatro anos, tamanho médio dos principais apps para iOS cresceu mais de 1000%


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
19/06/2017 às 20:11

Caso isto já não seja de seu costume, faça um pequeno exercício: pegue seu o iPhone ou iPad e, nos Ajustes, vá até em Geral » Armazenamento e iCloud » Gerenciar Armazenamento. Confira, então, quais aplicativos estão ocupando mais espaço no seu aparelho — tirando alguns óbvios, como Fotos ou Apple Music/Spotify (caso você tenha o hábito de baixar as suas playlists), certamente alguns nomes surpreendentes aparecerão no topo, como Facebook Messenger ou Uber (todos ocupando centenas de megabytes).

Levantamento sobre crescimento do tamanho dos principais apps da App Store, da Sensor Tower

Esse fenôneno, de aplicativos ocupando um enorme espaço na memória interna do seu aparelho sem razão aparente para tal, é alvo de um estudo da Sensor Tower, que foi analisar a “inflação de tamanho” dos 10 apps mais populares da App Store nos Estados Unidos. As descobertas da firma são preocupantes: de acordo com o relatório publicado, o espaço total requerido para a instalação destes 10 aplicativos cresceu de 164MB, em 2013, para nada menos que 1,8GB no mês passado — um crescimento de cerca de 11 vezes, ou mais de 1000%.

Analisando os títulos individualmente, temos alguns exemplos ainda mais extremos. Tomemos como exemplo o Snapchat: o app que revolucionou a interação social e vem sendo descaradamente copiado e minado pela turma do Facebook pesava ínfimos 4MB em 2013; hoje, são necessários 203MB de espaço livre no seu dispositivo para baixá-lo — 51x mais que há quatro anos. O Uber cresceu 22x, o Gmail 20x e o app do Facebook — que é atualmente o mais pesado da relação, com 388MB — saltou 12x.

Levantamento sobre crescimento do tamanho dos principais apps da App Store, da Sensor Tower

Claro que há uma razão óbvia e ululante para essa inflação, que atende pelo nome de avanço tecnológico. É natural que o tamanho dos aplicativos cresça com o tempo, com a adoção de novos recursos, novas tecnologias e paradigmas de funcionamento mais complexos. O problema é que o iPhone de menor capacidade vendido em 2013 (iPhone 4, descontinuado em setembro daquele ano) tinha 8GB; os iPhones de menor capacidade vendidos hoje têm 32GB — ou seja, em quatro anos, o armazenamento mínimo do iPhone cresceu apenas 4x, contra 11x do crescimento médio do tamanho dos aplicativos.

Ao menos a Apple está tentando criar soluções paliativas para minimizar o problema da desproporção desses ritmos. Como lembra a própria Sensor Tower, o iOS 11 trará novos recursos de otimização de espaço que permitirão, inclusive, apagar temporariamente aplicativos para liberação de armazenamento, baixando-os novamente com todos os seus dados intactos no momento necessário.

São medidas importantes, claro, mas que não desobrigam tanto a Maçã de continuar subindo o armazenamento mínimo dos seus dispositivos móveis como os desenvolvedores de trabalharem em novas formas de otimizar o espaço ocupado por seus aplicativos. Afinal, ainda não vivemos no mundo perfeito onde o armazenamento local é dispensável e tudo é acessado via nuvem — por enquanto, ainda dependemos (e muito) daqueles pequenos números na parte de baixo das caixas dos iPhones e iPads.

via Daring Fireball

Posts relacionados
Comentários
  • Gustavo Saez

    E o tal App Thinning?? Os devs estão usando?

  • Ainda vou conferir, mas tenho a enorme suspeita de que esses apps ainda têm de suportar versões anteriores ao iOS 9, que introduziu o feature.

  • Gustavo Saez

    Faz sentido mano. Eu perguntei porque o app Cloud.mailRu foi o primeiro a usar, caiu de 70mb pra 18mb

  • Ok, conferi aqui. Dos 10 listados, só 4 suportam o iOS 9 em diante: Netflix, Google Maps, YouTube e Snapchat, então esses teriam condições de habilitar o App Thinning.

    Agora vou ver se consigo ~investigar~ se estão mesmo ou não usando o feature.

  • Aviso, hahaha!
    Meu palpite:

    Não se chamará iPhone 8 nem iPhone 8 Plus… Seguindo a analogia dos MacBooks, iMacs e iPads, acredito que será o iPhone e iPhone Pro o nome dos novos iPhones, com as seguintes versões: 128 GB, 256 GB e 512 GB (igualmente ao iPad Pro).

    O que vocês acham? hahaha 🙂

  • Gustavo Jaccottet

    Nesses momentos dá pena de quem tem Android, cujo OS jaez gigante, associado às modificações do fabricante do Smartphone e aos Apps, que são até maiores que no iOS, haja vista versões light dos próprios Apps, algo que ainda não há no iOS, é que se vê pelo menos a segurança que o ambiente Apple oferece ao consumidor.

  • obitow

    Seu método pra descobrir isso está errado. Meu app suporta iOS 8.1 e tem App Thinning. https://uploads.disquscdn.com/images/18034bde5a5075c2225e0b0ed1778925a10e7a446385a3f49007af0e256937f8.png

  • Rodrigo Gomes da Silva

    Quem tem android como eu (S7) tem cartão de memoria de 64gb q paguei uns R$50 de diferença em cima dos 32gb nativo… da pena quem tem ios q tem q agar uma fortuna pela capacidade maior

  • R. Monnerat

    Dei o meu iPhone 7 plus pra patroa e peguei um Galaxy S8 com subsídio da operadora. Nunca tive um android na vida, sendo usuário da Apple desde o iPhone 3G. Uma coisa eu lhe garanto, os apps pra android são bem menores em tamanho. Nesse celular que peguei, o que eu considero bloatware são os apps como o Facebook e toda a suite MSOffice, que não tem como desinstalar. Existe também vários apps nativos do iOS que podem ser considerados bloatware caso o usuário não use. Quanto a segurança, concordo contigo. No iOS tudo funciona a contento….

  • Bruno Oliveira

    É difícil considerar o SD como “expansor” de capacidade. Não é esse o propósito dele, até porque a performance de I/O é bem mais lenta do que a memória NAND usada para o armazenamento real do device. Algumas ROMs sequer permitem a instalação de apps no cartão SD. O fato é que o SD é para armazenar arquivos portáteis (fotos, vídeos, música) e olhe lá, mais dados que não precisem passar dos 10mb/s do que itens que precisam de processamento, como apps.

  • Patrick Carneiro

    As versões lites são para androids mais baratos e usam menos armazenamento porque foram pensados tendo em mente mercados emergentes e rede 2G, bem longe do público alvo da Apple.

  • Rodrigo Gomes da Silva

    Procura por Adoptable storage… não tem opção nativa na rom do S7 mas da pra fazer por adb na rom oficial sem root… ele permite vc usar todo cartão de memoria na area de dados dos app q eh a q mais fica cheia enq os apks mesmo ficam nos 32gb q praticamente não enche… a velocidade eh mais q suficiente pra armazenar tudo do whatsapp, media, cache, etc, etc e tudo mais oq realmente enche o celular.
    Area de dados = aquela unica q aparece no computador qnd vc liga por cabo qnd não tem cartão de memoria.

  • Paulino Filho

    Há um “truque” pra eliminar espaço e dados desses aplicativos, pra quem tem menos de 4gb disponível no aparelho.
    Você abre a iTunes Store, vai na sessão de filmes e toca na opção de compra ou aluguel de um. Antes de pedir confirmação, ele vai fazer uma limpeza no sistema apagando cache dos principais apps (facebook, instagram, whatsapp, safari…), pra só depois dar um alerta de falta de espaço, ou de confirmação de compra. Ou seja, os apps armazenam dados e caches exageradamente.
    O que faço periodicamente é apaga-los e reinstala-los pra liberar espaço.

  • Paulino Filho

    Eu, que sofro com os míseros 16gb de memória do já quase morto meu iPhone 5s, vivo fazendo esse processo..

  • hecnpo

    Eu me satisfaço com 16gb exceto pelo fato de não poder ter minhas músicas do Spotify offline. Mas de resto sem problemas, as fotos no Google Fotos e para os apps dá e ainda sobre um pouco.

  • Alex

    Eu que nao compro aparelhos de 16 ou 32GB,daqui uns 2anos no maximo o de 32GB sera tao obsoleto quanto o de 16GB,pra quem nao pode trocar de aparelho todo ano precisa colocar isso na balança,pelo menos a geração atual de 128GB da pra sobreviver por muitos anos!

  • Senhor Bean
  • rick

    Acho que vem 7S mesmo.

  • hecnpo

    Acho até plausível, contato que matem o 7 Plus (futuro 7s Plus). Aí ficaria iPhone (o “7s”) e o iPhone Pro (com design novo e 5,5″). Se ela decidir manter o Plus, teríamos iPhone (o de 4,7″), iPhone Plus (5,5″ design atual) e iPhone Pro (o com design novo).

  • Sergio Filho

    Excelente escolha de tema para uma matéria! Um assunto aparentemente simples mas de imensa importância sendo tratado dessa forma.. Parabéns!

  • Meu fez nada disso, pediu direto a digital. E não limpou os caches.

    Será que é apenas pra quando tá com pouco espaço?

  • Matheus Dilon

    Só a última atualização do Facebook estava em 399MB!!

  • João

    A melhor coisa q já fiz foi usar o Facebook via Safari! Rápido e leve e não te atola de notificações. Obs: a duração da bateria aumentou muito!

  • Tiago Freitas

    Sim, somente quando vc tem pouco espaço, tipo tenta no filme batman vs superman na versão estendida que tem mais de 7gb, mas tem que fazer isso quando tiver uns 4gb ou menos livre… faz esse procedimento umas 3x vc consegue até uns 3gb de espaço de cachê limpo

  • Alice Almeida

    Voce esta totalmente, completamentente, absolutamente, absolutamente, extremamente, equivocado. Uma atualização do WhatsApp (exemplo) na mesma versão análoga ao da AppleStore, na PlayStore pesa apenas 6 a 8 MB. No Android, os apps em geral tem mais recursos, pesam menos e as atualizações são distribuídas mais rápido e sem redundâncias (sem precisar baixar o pacote inteiro como e’ no iOS). Apple tem muito o que aprender com o Android. Por esse e outros motivos em breve me livrarei dessa plataforma atrasada e sem novidade sensível.

  • Danilo Cursino

    Acho improvável, porque Pro é o nome dos produtos profissionais da Apple, sendo que o iPhone sempre foi consumer.

  • Eduardo Pires

    Mas os apps no Android funcionam de maneira mais precária.
    Nao que o sistema em si seja mais precário, mas é NÍTIDO que os app pra Android não chegaram ao nível dos do iOS. Talvez eles precisam “crescer”

  • Romolo VanHalenBR

    Gostaria de saber como foi feita a pesquisa, com a adoção do App Thinning uma serie de assets foram adicionados aos apps mas que não chegam ao device
    No mais há imagens e texturas para dispositivos específicos, mas com o ‘ App Thinning’ isso não chega no device
    Não adianta comparar o tamanho de um app no iPhone 4S com o mesmo app hoje baixado no iPad Pro 12″

  • Phillip César

    Perceba que apenas os aplicativos de mídias sociais ou conteúdo streaming pesam tanto… Visto a quantidade de vezes que esses aplicativos são usados, os caches aumentam, os arquivos baixados também e os recursos tecnológicos também, ou seja, tudo isso faz sentido. Acho desnecessário tratar de um assunto desses sabendo da lógica evolutiva de cada aplicativo.

    Pareceu que está relatando um problema, quando na verdade a evolução dos apps traz melhorias de uso e menos bugs, em detrimento disso, tem-se mais espaço, mas no meu entendimento, normal.

  • César Krentzenstein Borman

    Isso só acontece pq o Android permite que seu app baixe somente a “atualização”, vc não precisa baixar o app inteiro novamente como no iOS. É uma bela feature, sem dúvida, mas não significa que o app pesa só isso. O primeiro download pode ser, em muitos casos, maior do que o mesmo app na Apple Store.

  • Pedro Mendes Júnior

    Não existe ou existia um projeto da Apple em disponibilizar para baixar apenas versão compilada do App especifico para o seu aparelho? Morreu este projeto?

  • Esse é o mais sem fundamento

  • Ah o meu tem mais, mas eu queria limpar o cache de qualquer forma, hehe.

    Tinha uns macetes antigamente que não precisava de memória cheia. Abria o app calendário (ou qualquer outro padrão do iPhone), apertada como se fosse desligar o iPhone e quando aparecesse o botão de desligar era só apertar e segurar o botão início.

    Ele voltava pra te de início com cache zerado. Mas hoje não funciona mais (e como povo descobre essas coisas, haha?)!!

  • Anderson Balduino

    “os apps no Android funcionam de maneira mais precária” “mas é NÍTIDO que os app pra Android não chegaram ao nível dos do iOS”. Cite exemplos.

  • Anderson Balduino

    A versão light é para atender mercados emergentes onde as conexões 3g e 4g não são satisfatórias. Tanto é que nem sempre estão disponíveis WorldWide.

  • Anderson Balduino

    Exato.

  • Jeorgelis

    Alguém poderia explicar isso? No meu iPhone 7 os apps ocupam bem mais espaço que no meu 6s. Por que essa diferença? Sendo que ambos têm a mesma resolução de tela? https://uploads.disquscdn.com/images/557d76583f27e06e5b848f9a0460e18ad635e751657fd128376d6417ef9aec52.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/029094e0d43e74a10d70777bec45b3ca5b206209d31f4a583966f25fe3ff83ca.jpg

  • Eu acho mais plausível apenas iPhone e iPhone Plus. E diferencia os modelos pelo ano, mas dona apple deixaria de colocar o [S] ostentation dela? Ela adora botar esse S só pra vender mais (como fez com 4s, 6s)…

  • phensalves

    Usa o app Magic Cleaner. Funciona da mesma maneira mas sem precisar de limite mínimo de espaço para rodar, como o macete do iTunes.

  • Já posso até me ver com 80 anos rindo, com os amigos em alguma conversa, ao lembrar da capacidade dos iPhones e iPods com 8GB ou até mesmo do próprio celular…

  • Marco Lindoso

    Também uso via Safari. Não so Facebook, mas LinkedIn também. Gosto demais e começo a ponderar de usar mais serviços só via browser.

  • Edson

    Também notei essa diferença no meu, parece que a cada update ele aumenta 10mb.

  • Realmente, cada update tem um tamanho. Pode vir update pequeno, enorme, varia de acordo com as correções de erro e novidades.

    Porém, o que ele disse é que a mesma atualização (mesma build) pesa 60 para iphone 6S e 110 para iphone 7. Sendo que mesmo com App Thining isso não faz sentido por serem basicamente o mesmo celular (termos de recursos)…

  • Adalberto Taylor

    Isso se deve ao App Slicing, recurso que permite aos desenvolvedores “marcar” trechos de código exclusivos para determinados dispositivos, assim esses trechos que códigos não são baixados em dispositivos que não os usarão.

    Esses trechos de código, geralmente, são tratamentos como por exemplo o uso do 3D Touch apenas em iPhones compatíveis. Sem esse recurso, o código para uso do 3D Touch estaria presente mesmo que o iPhone não tenha esse recurso.

    Possivelmente esses apps fazem alguma distinção entre o iPhone 6s e o 7, não me pergunte qual…

  • Adalberto Taylor

    Vale lembrar que muito desse espaço consumido é cache. Veja o exemplo abaixo do Twitter e Facebook no meu iPhone…

    O aplicativo em si, já usa bastante recurso, mas o uso de cache o o pior. O Twitter usa 5x o seu tamanho em cache, enquanto que o Facebook usa mais de 2x o seu tamanho…

    Outro “problema” que pode estar causando isso é a adoção de alternativas como o Native Script e o React Native no desenvolvimento desses apps. Esses frameworks exigem uma série de bibliotecas adicionais para facilitar o desenvolvimento e tal…

    https://uploads.disquscdn.com/images/ed5f6a9999d5591c25b96c169dc7dfa4898b4037fc2f82177ef3183c1619f3ac.png https://uploads.disquscdn.com/images/3857b289038f1cfcdaded778ee3f2e443e2f85009184f760c64990c5356b6b63.png

  • Adalberto Taylor

    Ps. A Apple poderia disponibilizar um “Limpar dados do aplicativo” assim como existe no Android…

  • Paulino Filho

    Eu tinha um desses apps de limpeza, mas depois da atualização para o iOS 10.3, onde o sistema de arquivos mudou, nenhum deles funcionou mais, então tive que apelar pra isso…

  • fulvioramos

    exatamente o que eu ia falar, isso é tudo cache… o que esses aplicativos guardam de informação não é brincadeira… facebook pode ocupar gigas se tu não limpar ele de tempos em tempos, deve ter tudo

  • Luciano Assunção

    Os apps de fato ficaram mais pesados, independente do cache que guardam.

  • Gustavo Jaccottet

    Bom, eu uso O Android 7.0 e não é o que parece. O tamanho dos Apps é absurdo. Os 32GB foram consumidos num piscar de olhos.

  • Paulo Pinto

    Fiz isso e deu certo! Tentei com o Filme do Batman VS Superman. Meu iPhone 6s de 16GB tinha 1,8GB disponível, agora tem 3,09GB. Agora é só apagar alguns históricos de conversa no WhatsApp e os 4GB de música que eu sincronizei. Vai ter “bastante” espaço.

  • Osni Mokfa

    Da pra limpar o cache do Twitter pelo próprio App

  • Não precisa ter pena, não. Instalei todos os aplicativos indicados num Android e eles ocuparam 1,331GB, quase 30% menos que no iOS.

  • MFS

    Gustavo, acho que esta enganado, usa mesmo o Android 7? O Android 7 possuí o compilador de arquivos JIT, o JIT alcança velocidades de desempenho até 600% maiores do que o Marshmallow, além disso, essa tecnologia consome menos bateria e otimiza o tempo de instalação de aplicativos no sistema. Além de tornar a instalação de apps 75% mais rápida, o JIT contribui para que eles ocupem menos espaço, aproximadamente 50% menos.
    Uso um Moto X Style de 32GB (ainda com Android 6.0) e os apps ocupam bem menos espaço de armazenamento, comparados as declarações e fotos dos colegas que usam os mesmos apps no iOS, no meu caso, tende a melhorar com a chegada do Android 7. Veja por exemplo o app Facebook, no meu aparelho ocupa 176MB, já no iOS, segundo relatos abaixo, passa de 731MB. O app que ocupa mais espaço em meu aparelho é o Google Allo, com 242MB de uso, isso pq baixei todos os adesivos animados possíveis do app. Mesmo com músicas, fotos, vídeos, apps, etc., estou ocupando cerca de 50% da capacidade de armazenamento.

    https://uploads.disquscdn.com/images/e9ce7457c06824e453ae2c53a8e2b1d72652c7fec6bd6a0f6f433eec2d523bd7.png

  • MFS

    O espaço ocupado pelo Facebook em meu aparelho Android é de 176MB, o Instagram ocupa exatos 54,11MB! Já o Google Allo, no meu caso, está ocupando 242MB, mas também baixei todos os adesivos animados disponíveis, isso usando o Android 6, na atualização para o Android 7 o espaço ocupado tende a cair pela metade, de acordo com o prometido pela Google, vou aguardar e comparar o antes e depois da atualização do sistema.

  • Senhor Bean

    No iOS os apps não ocupam tanto como mostra nos meus screenshots, são os dados em cache. Esses dados são eliminados automaticamente quando o iOS precisa de espaço. https://uploads.disquscdn.com/images/c8cc7620c11c5020e581aa84c4d5ede3353c0e5fc3b31cb1709c827bc03f5ac0.png

  • MFS

    Sim sim, no Android 7 vc tbm pode eliminar o cachê habilitando a opção de limpeza a cada 30 dias, ou fazer manual.De qualquer forma, pelo que vi, o espaço ocupado por apps no iOS é maior.

  • Adalberto Taylor

    Sim, mas é um recurso implementado pelo Twitter, no Android você pode limpar os dados de qualquer aplicativo, pois o recurso é do sistema operacional.
    Mas é claro, palmas para o Twitter por ter esse cuidado que o FB jamais teria.

  • Osni Mokfa

    Entendi teu ponto. Facilitaria muito, até porque é tenso ter que reinstalar aplicativo pra limpar cache.

  • Tiago Celestino

    O Facebook, se ñ me engano pode ser o uso do React Native, que aumenta bastante o peso dos apps.

  • Wellington Agudá

    Antigamente, tinha a opção de limpar dados, eles removeram.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: