O melhor pedaço da Maçã.

★ O que as novidades da WWDC17 para desenvolvedores trarão de bom para usuários?

Encerramos mais uma Worldwide Developers Conference e, como sempre acontece, dezenas de novidades nas áreas de software e hardware para desenvolvedores de aplicativos foram apresentadas. Precisamos lembrar que todas estas novidades da indústria da tecnologia são elaboradas em prol do usuário; a ideia é que novos produtos surjam para que novas soluções, em formato de aplicativos, sejam construídas com essas novidades.

Publicidade

Só que a WWDC não é mais dedicada aos desenvolvedores, apenas. É um evento também para usuários que esperam novas soluções de dispositivos e aplicativos. Sabemos que o poder de processamento dos aparelhos está aumentando exponencialmente e que novos produtos são apresentados, tal como o HomePod, que estará em breve no lar e nos escritórios de diversos usuários. Da mesma forma, foram apresentadas muitas novidades para desenvolvedores, dentre elas muitas evoluções técnicas e novos frameworks. Mas o que os usuários podem esperar?

Aqui vai um resumo do que achamos bem interessante e que merece o nosso destaque:

Core ML

Logo do Core ML

Para o desenvolvedor de aplicativos, trata-se de um framework que integra todos os devices e produtos da Apple para que possamos criar modelos inteligentes de captação de dados; os dispositvos, então, “aprendem” e, com isso, podem tomar algumas decisões com base no contexto da situação.

O benefício, para o usuário, é bem visível: saem de cena os aplicativos que necessitam de digitação (formulários, senhas, endereços entre outros dados) e entra o reconhecimento de rosto, imagem, texto e principalmente, voz.

Vision

Já que estamos falando de reconhecimento, a Apple desenvolveu um framework especial chamado Vision que, para o desenvolvedor de aplicativos, será uma forma de reconhecimento de imagens, cenários, locais, entre outras coisas.
 
Para o usuário, isso significa que aquele futuro vislumbrado está ainda mais perto. Será possível, por exemplo, reconhecer produtos, placas, livros, textos, etc. — tudo isso com bastante precisão, explorando cada detalhe!

ARKit

O ARKit integra o ambiente do aplicativo com recursos 3D interativos e amplia o uso da realidade aumentada nos aplicativos.

Logo do ARKit

Para o usuário, o benefício de algo assim é visível: mobiliar uma casa ou um apartamento ficará ainda mais divertido e fácil com as dezenas de aplicativos que irão exibir, em tempo real, móveis digitais em cantos, salas, paredes e quartos. As lojas de departamentos passarão a ter aplicativos/catálogos para que o cliente consiga visualizar tudo antes de comprar! Será que a geladeira caberá naquele espaço? Como ficará o sofá naquele canto? As simulações de paredes pintadas ficarão ainda mais realísticas!

ARKit

E os jogos? A realidade ficará ainda mais aumentada, ampliada, com o que os desenvolvedores farão. E a forma de jogar chegará a um novo patamar; filmes terão novos detalhes e brinquedos também compartilharão desta tecnologia — hoje já temos jogos de tabuleiro com realidade aumentada, imaginem o que ainda virá por aí!

MusicKit

Logo do MusicKit

O MusicKit ampliará, para os desenvolvedores, a integração da música com os aplicativos e, com certeza, fará surgir novas formas de apreciar músicas — principalmente no modo como poderemos nos envolver mais com ela. Aplicativos de karaokê, jukebox e games musicais ficarão mais divertidos, diferentes e interessantes.

Conclusão

Imagine a sua próxima viagem de férias: que tal utilizar um app de viagens que reconhece imagens e locais os quais você está visitando? Que tal apontar o seu iPhone para um prato de comida em um país com uma cultura bastante diferente da sua e o aparelho reconhecer os ingredientes que estão ali, para você evitar surpresas?

A tecnologia Core ML poderia ser integrada a alguns locais históricos, apresentando os principais personagens envolvidos ali, em realidade aumentada, com o ARKit. Imagine as possibilidades! Você poderia, por exemplo, interagir com esses personagens e pedir para escutar uma música da época em questão, graças ao framework MusicKit.

Tudo é possível, cabe aos desenvolvedores integrar todos os frameworks debaixo de uma ideia interessante.

·   •   ·

Em 2018 teremos mais novidades na Worldwide Developers Conference… ou seria melhor, na Worldwide Users Conference? Afinal, tanto usuários quanto desenvolvedores compartilham o mesmo universo incrível de tecnologias que a Apple constrói todos os dias. Com todas essas novidades, não podemos esperar para ver o surgimento de aplicativos com funcionalidades cada vez mais incríveis!

Vamos programar? A Quaddro é o maior centro de treinamentos iOS do Brasil, com uma formação completa que vai além da criação de aplicativos… nós vamos preparar você para o mercado!

Aprenda com os melhores em nosso iOS Swift Bootcamp. Participe dessas novidades e comece uma nova carreira! Venha conhecer a Quaddro!

·   •   ·

Selo - Artigo Patrocinado

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tópicos do MM Fórum: iOS 11, garantia da Apple, AppleCare+, cliente de email para macOS e mais!

Próx. Post

Vídeos na vertical? Não importa, o YouTube se adaptará para que você assista a tudo numa boa!

Posts Relacionados