Fontes sugerem que “iPhone 8” trará sensor de reconhecimento facial 3D no lugar do Touch ID


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
03/07/2017 às 18:02

Segurem-se, porque aparentemente a carreta de rumores do “iPhone 8” (ou “iPhone X”, como queiram) está desgovernada.

Ainda hoje, mais cedo, falamos sobre as predições do célebre analista Ming Chi-Kuo, o qual apostou que a Apple não conseguirá colocar um sensor biométrico embutido na tela do seu próximo carro-chefe.

Agora, a Bloomberg vem engrossar esse caldo: de acordo com Mark Gurman — que possui muitas fontes confiáveis dentro da Apple —, é possível que o mais caro dos próximos iPhones venha sem nenhum tipo de leitor de impressões digitais! Em vez disso, o reconhecimento do usuário seria feito por sensores faciais 3D.

Mockup/render do "iPhone 8" branco

Mockup/render do “iPhone 8” branco

Citando as famigeradas fontes próximas ao assunto, Gurman afirmou que esse novo sensor substituiria o Touch ID em todas as aplicações do sistema, do desbloqueio do aparelho até a autenticação do usuário para compras e logins em aplicativos compatíveis. Aparentemente, tal tecnologia seria bem diferente — ou, em outras palavras, bem mais avançada — que outras similares aplicadas em aparelhos já lançados, como o Galaxy S8; de acordo com as fontes, o foco da Apple com o novo sensor estaria na velocidade e precisão de funcionamento.

Mais precisamente, os indivíduos consultados afirmaram que o sensor poderia desbloquear o iPhone em questão de “algumas centenas de milissegundos” e, por apresentar tecnologia 3D, funcionaria até mesmo caso o dispositivo estivesse deitado sobre uma mesa — não seria necessário, portanto, pegar o telefone e apontá-lo para o seu rosto para que ele lhe reconheça. Por fim, há a possibilidade de a Apple combinar o recurso com uma tecnologia de escaneamento de íris, para uma camada adicional de segurança — combinadas, essas tecnologias somariam um maior número de pontos de dados únicos que uma impressão digital, portanto superando o Touch ID em termos de intransponibilidade, afirmaram as fontes.

Além do novo sensor de reconhecimento facial, a Bloomberg falou ainda na possibilidade de a Apple incluir no próximo iPhone (ou nos próximos iPhones) telas com a tecnologia ProMotion de maior taxa de atualização (até 120Hz), já vistas nos novos iPads — o que, considerando o ritmo de atualização dos dispositivos iOS, não só seria provável como até mesmo esperado. A matéria ainda citou o chip dedicado ao processamento de tarefas relacionadas à inteligência artificial, batizado de Apple Neural Engine.

Voltando ao sensor: não é difícil imaginar que a Apple esteve trabalhando com as duas possibilidades ao longo dos últimos meses (ou até anos) — uma na qual ela conseguiria integrar a tempo o leitor de impressões digitais na tela e outra que esta tecnologia não ficaria pronta e seria necessário oferecer aos consumidores uma alternativa tão eficaz quanto. Ao que parece, essa segunda opção é que tornar-se-á verdadeira — muito embora ainda tenhamos que esperar alguns meses para descobrir a verdade.

Posts relacionados
Comentários
  • Marcos Paulo Pagano

    Cadê o relógio? De quem foi essa ideia de fazer um smartphone SEM RELÓGIO?

  • Gustavo Michels

    Calma garoto, relógio deve vir a baixo caso for esse estilo ai.

  • Gustavo Michels

    Uma coisa a Apple sabe fazer. É pegar algo pronto e fazer funcionar. Só quero ver como vai funcionar o Apple Pay já que toda hora que você encostar o aparelho na maquina NFC precisa colocar o dedo. Ficaria estranho você ter que posicionar o seu rosto em cima do aparelho fazendo pescoço de tartaruga. KKK

  • lordtux

    Duvido bastante, vamos ver quanto isso seria bom em ambientes de baixa luminosidade, andando na rua, dentro do carro, etc.

  • Bruno Simões

    Esse sensor pode abranger outras faixas eletromagnéticas além da luz visível. Resolveria a questão da baixa luminosidade.

  • Luiz Fernando

    “os indivíduos consultados afirmaram que o sensor poderia desbloquear o iPhone em questão de “algumas centenas de milissegundos” e, por apresentar tecnologia 3D, funcionaria até mesmo caso o dispositivo estivesse deitado sobre uma mesa”.
    Se isso se tornar realidade juro que vou ficar sentido pelos engenheiros da samsung que se vangloriaram no lançamento dessa tecnologia kk, aí vem a Apple e faz algo muitíssimo melhor. Prevejo tombo oficial do S8 em todos os recursos

  • Marcos Paulo Pagano

    A baixo disso vem o título da tela. Ou vai me dizer que o título da tela vai ficar mais abaixo ainda?

    Não faz muito sentido colocar uma tela maior pra empurrar o conteúdo e no final das contas ficar no mesmo tamanho.

  • Mario

    E se eu quiser só ver as notificações da tela de bloqueio sem desbloquear o aparelho?

  • Bruno Stecanella

    Bizarro isso, se for assim nunca mais vou conseguir ver o iPhone com tela bloqueada para ler as notificações por exemplo?

  • Leonardo N. Felix

    Vem pra nois bão, ia trocar meu 6 pelo 7 plus mas é a pior hora para trocar de celular, vou aguardar o que a Apple está reservando para os S e o suposto 8…

  • Deiwyson Moura

    Nao vi ngm se vangloriando do reconhecimento facial do s8, tecnologia inclusive que vinha nativamente no android.
    Vi pessoas se vangloriando do scanner de íris.

  • Leonardo N. Felix

    Curioso para saber da solução da Apple, o que não falta são rumores, se fala da extinção do touch id, posicionamento dele abaixo da tela, reposicionamento para a traseira… é bem incerto o que a Apple está preparando. Como falaram nos comentários, como a Apple irá fazer com o apple pay sem o id!? E ainda não pipocou nenhuma imagem da linha S, tem rumores que a traseira será de vidro, veremos.

  • Lucas Henrique

    A Samsung mal falou desse recurso kkkkkkkkk

  • Antonio Aiolfi

    Ai o cara levanta de manha com aquela cara torta e o sistema nao te reconhece kkk

  • Lucas Henrique

    Precisa ser muito bom mesmo.
    Eu particularmente nem uso a digital do S8 direito, só Iris.

  • Leonardo N. Felix

    botão power ou podem colocar algum recurso de dar dois toque na tela ou algo semelhante.

  • Ricardo Kundrat Eisenmann

    E no escuro, vai funcionar?

  • Leonardo N. Felix

    reconhecimento facial no S8 demora, ninguém usa. Já o reconhecimento de íris é muito rápido!

  • viana informática

    Rsrsrsrsrsrsrsrsrs

  • Alvaro

    Eu ainda acho que vai ter leitor embutido… 1) o mercado chinês já lançou um aparelho com isso 2) o design do AppStore no ios11 da muita ênfase nisso 3) o redesing do botão da siri e por último 4) mandar um belo CHUPA Samsung nós fizemos hahahahahhah

  • ricardopilatti

    Ta explicado esse monte de sensores na parte frontal.

  • Alvaro

    Se for 3D como o kinect sim

  • Cristian Aymay

    Que lixo. Eeeeee apple só pisando na bola. Quer dizer que agora “provavelmente” para ligar meu iPhone independente de qualquer coisa, sempre vou ter que pegar o telefone na mão enfiar ele na minha cara para desbloquear. Gênio Steve Jobs deve estar se revirando no túmulo.

  • Paulo Ricardo

    Os novos iPhones devem vir no máximo com uma tela “infinita” e talvez um Touch ID embutido na tela. E só! Esse povo que tá aqui criando expectativa por causa de rumores é o mesmo que vai estar aqui depois do lançamento chorando.

  • robertperuca .

    Gente! E nada de rumor dos iPhones 7s? Estou muito mais interessado em saber como vão atualizar a linha S. provavelmente devo tentar comprar o 8, mas se não for lá essas coisas todas, vou de 7s + mesmo. Meu iPhone tem quase 2 anos. Já está dando sinal de falência. Até lá terá mais de 2. É o momento de trocar.

  • Erasmo Fábio

    Pioneira nesse recurso é a Microsoft que lançou o leitor de iris no Lumia 950/950LX. Ele é mais seguro mas não é tão rápido que o touch.

  • Junior Souza

    Acabou aquele negócio de discretamente desbloquear o aparelho em situações onde você quer usar o mesmo sem ser notado.Não , eles nao vão fazer isso, nao pode

  • fulvioramos

    nossa, cada rumor mais sem noção… nunca que a apple vai jogar o touch id fora no celular, que é o melhor leitor de impressão digitais do mercado, sendo que ela botou no ipad e até no macbook…

    ela não vai fazer algo paliativo, como falado em outros posts… não vai colocar no botão de liga, desliga pra depois tirar

  • Luiz Fernando

    Eu me confundi com o lançamento do Note 7 e sim é o leitor de íris haha

  • OverlordBR

    Deus proíba este rumor tosco de se tornar verdade.

    Porque… PQP… prefiro que a Apple faça aquela tosquice da Samsung de colocar o sensor na traseira do aparelho do que tirar o TouchID (que é uma das coisas que funciona bem e de modo simples) para colocar uma droga de reconhecimento facial 3D onde temos que ficar “posando para selfie” só para desbloquear a porcaria do celular.

  • Marlon Fuhlendorf

    “Mais precisamente, os indivíduos consultados afirmaram que o sensor poderia desbloquear o iPhone em questão de “algumas centenas de milissegundos” e, por apresentar tecnologia 3D, funcionaria até mesmo caso o dispositivo estivesse deitado sobre uma mesa — não seria necessário, portanto, pegar o telefone e apontá-lo para o seu rosto para que ele lhe reconheça.”

  • OverlordBR

    e, por apresentar tecnologia 3D, funcionaria até mesmo caso o
    dispositivo estivesse deitado sobre uma mesa — não seria necessário,
    portanto, pegar o telefone e apontá-lo para o seu rosto para que ele lhe
    reconheça.

    Pior ainda!

    Não quero que o meu celular fique desbloqueado só porque estou perto dele.
    Quero que ele seja desbloqueado APENAS quando eu desejar… afinal, é um mecanismo de segurança.

  • robertperuca .

    Pois é! Eu ainda não sei. Viajo dia 31/12 para lá. tenho até essa data para decidir. O aproveitamento da tela do suposto iPhone 8 está melhor, mas pagar mais de 1000 USD não rola não. Ontem recebi uma cartinha da Samsung, dessas que mandam para muita gente, com desconto no Galaxy 8. Confesso que fiquei super tentado, mas vou esperar lançarem os novos iphones.

    Uma coisa que me vem a cabeça, lançando 3 aparelhos, acredito que as vendas do 7s e 7s+ ficarão prejudicadas. Não sei.

  • Marlon Fuhlendorf

    É cara…o celular vai ficar desbloqueado só pq você ta perto. Isso aí! Como não pensei nisso antes! ¬¬

  • Guilherme Goncalves

    Nao concordo muito…

    Mesmo com o TOUCH ID, é sempre prudente dar uma olhada na tela pra confirmar o valor, e nessa hora ele poderia autenticar.

    o maior problema que vejo é justamente o fato de ele ser 3D: agora seria literalmente impossivel ver a hora na tela bloqueada, certo? toda vez que pegar o aparelho, antes mesmo de vc conseguir ver a tela ele ja vai praticamente desbloqueá-la?

  • Guilherme Goncalves

    pensei a mesma coisa!

    Poderiam colocar um “trigger”, tipo dar uma piscadinha pra desbloquear…KKKKKKKKKKK

  • Poxa, não quero ficar levantando o celular na frente da cara quando estou andando na rua.
    Touch ID não reconhece nem com o dedo suado.
    Imagina esse reconhecimento ai se estiver de boné, touca, óculos, etc…
    Ta dando preguiça da Apple ultimamente.

  • Igor Flores

    Funciona bem?

  • Cristian Aymay

    Realmente fico imaginando o cara esquiando na neve e precisa fazer uma ligação. Vamos aos procedimentos para isso: tira a touca, tira o óculos em um frio de -20 graus. Desbloqueou. Ai coloca tudo de volta rápido porque o frio está intenso. Mas não deu tempo. O telefone bloqueou. Então tira tudo novamente. Desbloqueia essa porra. ( essa hora eu já estaria puto) Agora fica passando frio faz a ligação e manda a pessoa esperar porque vc precisa colocar tudo novamente antes q pegue um resfriado. Kkkkkk. Que lixo apple. Espero que esse seja só mais um rumor daqueles que não se confirmam. Please maintain touch unlock.

  • OverlordBR

    É cara…o celular vai ficar desbloqueado só pq você ta perto. Isso aí! Como não pensei nisso antes! ¬¬

    Pelo jeito, não pensou… ou simplesmente não leu o quê você mesmo postou.

  • Lucas

    Esse problema já tinha na segunda geração do Touch ID, ele era tão rápido que não dava tempo de ver a hora ou as notificações. Por isso que a tela bloqueada mudou e, mesmo desbloqueado, tem que apertar o botão home para ir para tela de início.

  • OverlordBR

    Imagina o iPhone na China entonces…

  • Hades666

    Já é sabido que Sensores faciais são facilmente burlados em sua segurança, vamos ver.

  • Hades666

    Reconhecimento facial é algo que já foi provado ser falho….quero ver. Teremos mais um facegate??? Será??

  • Filipi Espindola Lamin

    O reconhecimento facial 2d (1 camera) se mostra falho, pois da para desbloquear com uma foto, o 3d (2 cameras segundo afirma os rumores) trabalha com profundidade, ele detectaria a superficie plana da foto e não reconheceria.

  • Filipi Espindola Lamin

    fico imaginando um home virtual, onde permitira desbloquear apenas quando clicar no mesmo e nao assim que colocar o rosto na frente da tela, ficaria como o touch-id, mas em vez de ser a digital, seria o reconhecimento facial

  • Filipi Espindola Lamin

    fico imaginando um home virtual, onde permitira desbloquear apenas quando clicar no mesmo e nao assim que colocar o rosto na frente da tela, ficaria como o touch-id, mas em vez de ser a digital, seria o reconhecimento facial.

  • Don’t kill my TouchID!

  • Acho que o angulo de reconhecimento seja bem grande, uns 180º, diferente dos Android que usam a camera frontal para tal recurso.

  • Bruno Stecanella

    Concordo. Mas e se seu estiver em um quarto escuro? Ainda me parece muito bizarro isso de não ter Touch Id, enfim, saberemos em setembro rs

  • OverlordBR

    Seria interessante… mas se, por acaso, teu braço ficasse na frente do teu rosto quando você estivesse clicando no tal home virtual… já não desbloquearia. 🙂

  • Maurício

    MORTO KKKKK

  • Maurício

    Você podia ler a matéria antes de comentar né

  • Filipi Espindola Lamin

    bom, eu dei a solução para o problema do produto, em que a apple pode solucionar antes de entregar para o usuário, esse já é um problema do usuário, no estilo “aprenda a segurar o iphone 4” ahahahahha mas você sabendo como funciona a tecnologia, não iria fazer isso, vejo muitos elogios ao reconhecimento da irirs no s8, que teria o mesmo problema. usar o reconhecimento facial com algo na frente do rosto, é o mesmo que o touch id com o dedo suado, sujo ou molhado, após saber dos limites, a utilização se torna pratica

  • Filipi Espindola Lamin

    O iPhone ja possui infrevermelho na parte frontal para o sensor de proximidade, nada impede ela de por um mais forte, o que solucionaria o problema de visão noturna. Qualquer que seja a solução que a apple dara para fazer um display infinito (se o fizer), ela esta estudando a bastante tempo, e sabe dos pros e contra das alternativas, e que isso (utilizar o iphone a noite) seria algo trivial, e obrigatoriamente, necessita de uma solução.

  • Anderson Camões

    Eu acredito que, se a Apple adotar este tipo de desbloqueio, colocará o Touch ID atras como uma alternativa.

  • Ronaldo Rodrigues

    Não sei o que é pior, reconhecimento facial ou o touch na parte traseira do aparelho!

  • Lucas Henrique

    Muito

  • Victor Zavecz

    Já existe o “Levantar para Acordar” né?

    Acho que seria viável casar essas duas funções, apesar de preferir o Touch ID embutido na tela.

  • Segundo a matéria, não é autenticação do rosto com câmera. São sensores 3D, sem usar a câmera e permitindo que a autenticação seja feita na área em volta, mesmo com o telefone deitado.

    Só comento testando. É estranho. É rumor. Mas se duvidar é um avanço e realmente deixando a biometria para trás. Mas é rumor…

  • Pepe Fraccini

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Leandro Nascimento

    Meu, por mim, que o iPhone continuasse do mesmo jeito na frente.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: