O melhor pedaço da Maçã.

Rumores: apenas o “iPhone 8” contará com carregamento rápido; adaptador de energia sem fio será vendido separadamente

Exemplo de carregador sem fio (padrão Qi)
Exemplo de carregador sem fio (padrão Qi)

Ainda ontem nós publicamos dois artigos falando especificamente sobre rumores do “iPhone 8”. Eles cobrem dois tópicos interessantes e importantíssimos do aparelho: a falta de um sensor de impressão digital na tela e, como uma consequência disso, a inclusão de um sensor de reconhecimento facial 3D, o qual substituiria o Touch ID em todos os sentidos (desde desbloquear o aparelho a efetuar compras usando o Apple Pay). Mas os rumores não param por aí, não — e as novas informações contrapõem algumas veiculadas recentemente.

Publicidade

Batendo de frente com o analista Blayne Curtis, Ming-Chi Kuo (que tem ótimas fontes na Ásia e acerta muita coisa quando o assunto é prever o futuro de produtos da Apple) afirmou que *todos* os supostos novos aparelhos (iPhones “7s”, “7s Plus” e “8”) virão com carregadores de 5W (em vez de 10W) e que apenas o “iPhone 8” virá com o tal chip de entrega de energia USB-C integrado (e não todos).

Suposto "iPhone 8"

Além disso, Kuo afirmou que todos os iPhones virão com estrutura de vidro por conta do carregamento sem fio (que funciona bem melhor com esse material do que com alumínio, utilizado atualmente) — alguns rumores cobriam a possibilidade de os “iPhones 7s/7s Plus” serem basicamente iguais aos atuais 7/7 Plus, apenas com modificações internas.

Publicidade

Sobre o carregamento sem fio, muitos de nós especulamos se ele seria um novo método totalmente sem fio e sem contato (ou seja, você simplesmente entrar em um ambiente equipado com o adaptador de energia e o telefone começar a recarregar) ou se seria o que conhecemos hoje, já amplamente utilizado por fabricantes concorrentes da Apple. Para Kuo, a Maçã utilizará, sim, a mesma tecnologia empregada hoje por outras empresas (padrão Qi) — e o tal carregador será vendido separadamente.

Exemplo de carregador sem fio (padrão Qi)
Exemplo de carregador sem fio (padrão Qi)

Finalizando, o analista corroborou que o “iPhone 7s” terá 2GB de RAM enquanto o “7s Plus” e o “8” viriam com 3GB. Todos eles, porém, contariam com DRAM mais rápidas (cerca de 10-15%), muito por conta das necessidades envolvendo realidade aumentada.

·   •   ·

Publicidade

Analisando todo esse cenário, eu fiquei assustado com o fato de o “iPhone 8” poder vir sem Touch ID integrado à tela — aliás, sem Touch ID e ponto final. Na minha cabeça, não faz sentido abandonar a tecnologia que funciona tão bem e que acabou de chegar ao Mac, por exemplo. Mas o que eu penso pouco importa para a Apple e para o futuro dos dispositivos da Maçã.

O fato é: os rumores que antes cobriam novidades interessantíssimas (Touch ID integrado à tela, possível carregamento sem fio e sem contato, etc.) deram uma boa desacelerada. Todas essas supostas novidades, juntas, justificariam facilmente uma terceira edição do iPhone (além dos “7s/7s Plus”) para incorporá-las; mas, se tudo se resumir a algumas coisas pontuais como tela de ponta-a-ponta e carregamento sem fio com contato (tecnologias que já conhecemos, que já estão no mercado há algum tempo, e que a Apple não tem como apresentar de uma forma tão diferente assim), não justificaria.

Não podemos esquecer que a Apple “segurou” a tradicional mudança de design que costuma fazer nos seus aparelhos (de dois em dois anos) ao lançar o iPhone 7 com o mesmo visual dos seus antecessores (iPhones 6/6s). Isso, sem dúvida nenhuma, ajudou a criar ainda mais expectativa para o lançamento de um modelo totalmente novo e cheio de novidades (que seria o “iPhone 8”).

Publicidade

Eu posso dizer com toda a certeza que nunca fiquei tão curioso para acompanhar um lançamento como esse, do “iPhone 8”. Não apenas para ver o que será lançado, para também para acompanhar o discurso/as justificativas da empresa no emprego de algumas certas tecnologias. Pois se tudo aquilo desejado e ventilado por aí se confirmar (Touch ID na tela, nova forma de carregamento e tudo mais), ótimo; mas se a Apple fizer o que chamamos de básico… como justificar, por exemplo, adotar o carregamento sem fio utilizado pela concorrência há anos apenas agora, em 2017? Como justificar um Touch ID na parte traseira ou até um possível sumiço dele (no momento em que o recurso finalmente chegou ao Mac)?

Por essas e outras, o próximo(?) evento especial da Apple promete fortes emoções!

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Fontes sugerem que “iPhone 8” trará sensor de reconhecimento facial 3D no lugar do Touch ID

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Linia, Two Dollar Tuesday, R.B.I. Baseball 17, SnippetsLab e mais!

Posts Relacionados