O melhor pedaço da Maçã.

Apple amplia o uso de “privacidade diferencial” para obter dados úteis que poderão melhorar seus produtos/serviços

Privacidade diferencial

Há pouco mais de um ano, na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2016, a Apple anunciou que passaria a usar uma técnica desenvolvida há cerca de uma década, chamada de “privacidade diferencial” (“differential privacy”).

Publicidade

Acredite você na Apple ou não, há anos a empresa orgulhosamente se gaba de não violar a privacidade dos seus usuários de forma a obter dados que a ajudem a aprimorar produtos/serviços. E essa técnica vem justamente para “resolver” isso, já que funciona de forma totalmente anônima e ainda é opcional.

O uso da técnica pela Apple começou cobrindo apenas quatro áreas e, no iOS 10.3, passou a incluir também (de novo: opcionalmente) dados do iCloud.

Agora, conta o Wall Street Journal [matéria fechada para assinantes], a Apple está de novo expandindo o uso de privacidade diferencial para incluir também histórico de navegação na web e dados gerais de saúde.

Publicidade

Mas uma coisa que achei particularmente interessante, na reportagem do WSJ, foi este graficozinho que explica bem como funciona a tal da privacidade diferencial:

Como funciona a privacidade diferencial

Eles basicamente usam um exemplo fictício de um condomínio de 100 moradores onde precisa-se fazer uma pesquisa usando privacidade diferencial. Dos 100 questionários, 10 têm a pergunta “Você fuma maconha?” trocada por “Jogue uma moeda e responda ‘sim’ se der cara”. Ou seja, imaginando que o questionário por exemplo pergunte também a cor do carro do morador e que aconteça de haver apenas um único carro azul no condomínio, não há como saber se o dono dele recebeu o questionário trocado ou não.

Publicidade

E não é só a Apple; empresas como Microsoft e Uber (e até o Google, em menor escala) também já têm feito experimentos com privacidade diferencial, até porque, se você for perguntar para usuários, eu até imagino que muitos diriam não se importar em ter sua privacidade violada em prol de melhores produtos/serviços, mas tenho certeza de que eles prefeririam que isso não fosse necessário.

Aos interessados, as configurações referentes a isso, no iOS, ficam dentro de Ajustes » Privacidade » Análise:

Ajustes de privacidade (diferencial) no iOS
Imagem: Placeit

E você aí, o quanto se preocupa com isso?

via iDownloadBlog

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Registro de marca do iCloud é atualizado e agora cobre até óculos inteligentes

Próx. Post

Updates recentes na App Store: Snapchat, apps do Google, Telegram, Typeeto e mais!

Posts Relacionados