Testes comprovam que o Safari 11 (beta) do macOS está mesmo muito rápido!


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
13/07/2017 às 13:40

Muitos duvidam ainda que a grande propaganda que a Apple fez na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017 em relação ao Safari 11 seja realmente verdadeira. Considerado pela empresa como “o navegador desktop mais rápido do mundo”, até então isso estava presente apenas na ideia que a Maçã queria passar. Agora, a Macworld mostrou que a constatação é verdadeira.

Ainda na versão beta pública, o navegador anunciado junto ao novo sistema operacional macOS High Sierra se saiu muito bem nos testes de benchmarks ao ser confrontado com o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Opera. O Safari apenas deixou a desejar em um quesito, mas em todos os outros ele surpreendeu!

Ares-6

Benchmark do Safari 11 - Ares-6

No Ares-6, os benchmarks utilizam JavaScript para realizar diversos testes. Neste caso, o melhor resultado é o que completa a tarefa no menor tempo. Como podemos ver no gráfico acima, o Safari é o vencedor por concluir o teste em metade do tempo do segundo colocado, o Opera.

JetStream

Benchmark do Safari 11 - JetStream

O JetStream, criado pelo projeto WebKit de código aberto, é outro benchmark baseado em JavaScript. Medindo a performance em pontos (isto é, o melhor é o navegador com mais pontos), o Safari ficou bem à frente, enquanto o Firefox (2º), o Chrome (3º) e o Opera (último) ficaram bem próximos uns dos outros. Essa vantagem não é de se espantar, já que o navegador da Maçã é baseado no WebKit.

Kraken

Benchmark do Safari 11 - Kraken

Em outro teste para medir a performance do JavaScript, foi utilizado o Kraken. Neste, que analisa por milissegundos (isto é, o que demora menos é o vencedor), o Safari também ficou à frente de seus competidores, seguido pelo Firefox, pelo Chrome e, por último, pelo Opera.

Octane

Benchmark do Safari 11 - Octane

Peacekeeper

Benchmark do Safari 11 - Peacekeeper

O navegador da Apple também ficou à frente em outros testes parecidos, como Octane e Peacekeeper.

MotionMark

Benchmark do Safari 11 - MotionMark

Speedometer

Benchmark do Safari 11 - Speedometer

O Safari ainda se saiu muito bem em testes como o MotionMark, que analisa a performance das animações nos navegadores, e o Speedometer, que mede a performance das “interações do usuário em aplicativos web”.

WebXPRT

Benchmark do Safari 11 - WebXPRT

Por fim, o único benchmark no qual o Safari não conseguiu chegar em primeiro foi o WebXPRT, que analisa a performance do navegador ao executar HTML5. Neste, mesmo que todos os navegadores tenham se saído muito bem, o vencedor foi o Firefox. Entretanto, o Safari não ficou tão longe (em segundo lugar, o que é um resultado também impressionante).

·   •   ·

Vale lembrar novamente que o Safari 11 ainda está em fase beta, o que significa que muita coisa ainda pode ser ajustada. Portanto, a Macworld afirmou que novos testes serão conduzidos quando o sistema operacional tiver sido finalizado. Então, veremos realmente se a sua performance é tão melhor quanto a Apple diz ser. 🚀

Posts relacionados
Comentários
  • Que ironia né, HTML5 foi “criado” pela apple e é o que sai perdendo.

  • Thiago Ribeiro

    Pergunta de uma pessoa leiga. Este safari beta, está rodando no SO beta certo ?
    Se sim, os outros navegadores estão prejudicados por não estarem atualizados pro novo sistema.

  • João Almeida

    Acho que isso não influencia muito e se eu me engano, o Safari beta pode ser baixado nas versões normais do macOS.

  • Doug Oliver

    Alguém sabe dizer se o navegador terá suporte a vp9?
    No caso de alguns vídeos do youtube que rodam nesse formato.

  • Rodrigo Fogagnolo

    Porém o teste foi realizado no public beta do High Sierra

  •  lover

    Todos esses benefícios estariam disponíveis no safari do iOS 11? Ou só é válido para MacOS? Pergunto prq nunca vejo ninguém testar ele em iOS e dar o feedback.

  • Ronaldo Rodrigues

    Acho que a performance melhora no High Sierra porque eu estou testando no Sierra estável e existe um ganho de performance em relação ao Safari 10 mas, em relação ao Opera por exemplo ele perde em fluidez, aliás, o opera aqui ganha disparado de todos os navegadores em quase todos os quesitos, só perde na economia da bateria para o Safari 10 e nesse comparativo o Opera não teve um bom desempenho!

  • Isso é o Safari 11, não iOS 11.
    Obviamente é no OSX ou windows, mas claro que a perfomance é sempre melhor no sistema nativo

  • “Como podemos ver no gráfico acima, o Safari é o vencedor por concluir o teste em menos da metade do tempo do segundo colocado, o Opera” mas a metade de 63.2 é 31.6 e o Safari fez 32.8…

  • Eu tinha adicionado o “menos da” sem querer, na revisão. Estou tirando.

  • Victor Hugo

    Cara, há anos o Safari deixou de receber atualizações e suporte na concorrente… 0_0

  • Ronaldo Rodrigues

    Ele está perguntando se o Safari do iOS 11 vai receber os mesmos benefícios do Safari 11 do Mac, e o Safari para Windows já foi abandonado faz muito tempo, uma pena!

  • duducolares

    Quero ver os testes de consumo de memória

  • Henrique Mafra

    Verdade uma pena mais graças a Deus tenho um Mac

  • Henrique Mafra

    Você esta usando o OSX Beta? Quebrou muito aplicativo? Como está o beta? Estou usando no iPhone mais pensei em por no Mac mais as outras versões o Beta era muito ruim. Já no iOS estou usando normal com todos apps funcionando e nem consome mais bateria que o normal

  • Ronaldo Rodrigues

    Estou testando o Safari 11 na versão estável do Sierra, também não quis testar o macOS beta desta vez, pelos mesmos motivos que você.

  • Ronaldo Rodrigues
  • Marcelo Lait

    Foi a W3C e o WHATWG que desenvolveram o HTML5.

    A W3C é independente, já a WHATWG recebe ajuda financeira da Mozilla, Opera e Apple. O que podemos dizer é que o HTML5 recebeu apoio da Apple, nada além disso. Sobre a criação das novas funções, tags, a Apple teve participação zero.

  • Marcelo Lait

    Foi a W3C e o WHATWG que desenvolveram o HTML5.

    A W3C é independente, já a WHATWG é mantido por gente da Mozilla, Opera e Apple. Então é injusto dizer que a Apple foi a criadora da linguagem, ela teve uma participação minúscula e ainda contou com gente da Mozilla.

  • Eu, sinceramente, não posso reclamar da velocidade do safari.
    É o meu navegador padrão que uso no Mac. Não onsigo notar essas diferenças que todos acham entre navegadores.

  • Rafael Gil

    Meio complicado acreditar num teste que nem colocou as especificações de hardware. No chrome do Windows na minha máquina do trampo o resultado foi muito mais próximo do safari do que nestes gráficos acima (e o pc daqui já é “velinho”).
    Será que o Safari é realmente o browser desktop mais rápido do mundo ou só o browser mais rápido do Mac OS?

  • Foi adotado em massa quando o iOS saiu sem suporte para flash, esse foi o único motivo da rápida adoção do html, então como sempre ela pode não ter criado mas sem ela, talvez nunca saísse do chão. Assim como USB, CD e agora USB C

  • Ele parou de receber atualizações no windows a um tempo já, Ele é o mais rápido do mundo sim, só não está disponível para windows,

  • Rafael Gil

    Será? O safari no mac é mais rápido que o chrome no Windows? Só tem um jeito de saber: usando o mesmo hardware.

  • Felipe Cardoso

    Fiz os testes aqui com o Microsoft Edge Windows 10 versão de aniversario (A ultima att é a Atualização de Criadores), e ficou bem similar ao safari, até me impressionei… alguém quiser eu posto os resultados…

  • Tudo bem toda boot camp em um Mac e por o chrome ainda assim o Safari é mais rápido.

  • Rafael Gil

    Aí é vc quem está dizendo. Vc fez todos os benchmarks pra ter certeza? Pq não foi isso que o cara do artigo fez.
    Achei que faltou muita informação no teste do cara.

  • se4n

    Acho que o Safari devia receber atualizações independentes e constantes como todos os navegadores modernos recebem (Chrome, Opera, Firefox).

  • A Apple não mente sobre essas coisa, igual vida útil de bateria sempre atinge ou ultrapassa e 90% dos fabricantes mentem e está tudo bem.

    Então se ele falou que é o mais rápido, é porque eles testaram e no Mac que é a única plataforma que ele está disponível, ele é o navegador mais rápido do mundo e mesmo comparando com os tempos de um computador com Windows continua a mesma coisa

  • Rafael Gil

    Não, não continua a mesma coisa. Eu testei aqui no Windows e os resultados são muito melhores dos que os do artigo. Mas não vale como comparação pois não sei o hardware que testaram.
    Pode ser que seja mais rápido sim, mas quanto mais rápido?
    Não estou duvidando da Apple, só acho que falta informação no artigo.

  • Ele é realmente mais rápido, já hoje. Mas sinto ele travando muito em páginas mais pesadas, como Netflix, Facebook e Youtube.

    Tenho 4GB de RAM somente, provavelmente neste tipo de cenário o Chrome acabe sendo mais eficiente.

    De qualquer forma, acabo ficando no Safari pela integração nativa (com Safari do iOS), reading list, keychain e modo leitor.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: