Apple e Google retiram de suas lojas mais de 300 apps de opções binárias por envolvimento com golpes


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
01/08/2017 às 12:47

Depois de um apelo feito pela Comissão Australiana de Valores Mobiliários & Investimentos (Australian Securities & Investments Commission, ou ASIC), diversos aplicativos financeiros de opções binárias foram removidos tanto da App Store quanto do Google Play, conforme contou a Bloomberg.

O pedido da comissão reguladora australiana foi devido a investigações de fraude envolvendo vários apps desse tipo. Assim como revelou o The Independent, o esquema envolvendo opções binárias já causou tantos transtornos que o advogado de uma das vítimas considerou como “possivelmente o maior golpe do mundo”.

A publicação citou que milhares de pessoas, principalmente pensionistas, estão caindo nesse golpe e dificilmente as autoridades britânicas teriam como recorrer para reaver o dinheiro de todas as vítimas.

Milhares de pensionistas correm o risco de perder as economias de suas vidas em uma fraude financeira que cresce tão rapidamente que as autoridades britânicas não conseguem parar.

As plataformas de opções binárias incentivam os investidores a fazer apostas aparentemente simples se as ações ou moedas aumentam ou caem em valor ao longo do tempo. Muitas dessas plataformas são legítimas, mas um número cada vez maior surgiu em toda a Austrália, o Reino Unido e em outros lugares que são fraudulentos.

Como muito desse esquema se dava de forma online, aplicativos foram revisados pela ASIC e, como resultado, a Apple e o Google retiraram 330 apps de opções binárias de suas lojas.

Nem todos os aplicativos desse tipo são fraudulentos, porém alguns problemas foram apontados nos que aplicavam o golpe. Por exemplo, uns impediam que os clientes sacassem o dinheiro após terem vencido; outros permitiam que os usuários (aparentemente de maneira fraudulenta) ganhassem nove das dez transações da demonstração, apenas para que eles perdessem tudo quando mudassem para o produto real. Entre os apps vinculados ao golpe, 80% não ofereciam avisos sobre riscos comerciais.

Uma representante da Apple na Austrália afirmou, ainda, que as diretrizes da App Store também foram modificadas. O item na página de desenvolvedores afirma que “aplicativos que facilitam o comércio de opções binárias não são permitidas na App Store. Considere um aplicativo web em vez disso”.

É possível que golpes do tipo tenham sido realizados também aqui no Brasil. Portanto, se você gosta desse tipo de serviço, fique bastante atento aos sinais, procure ver se a empresa é confiável e sempre desconfie quando tudo parecer fácil e “bom demais para ser verdade”.

via Cult of Mac

Posts relacionados
Comentários
  • Demorou

  • Tenho um conhecido que torrou toda a economia da familia nisso ai qdo o esquema simplesmente sumiu do mapa..
    De certa forma não sei até que ponto o consumidor final não tem culpa tb por simplesmente se meter em algo sem pesquisar primeiro.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: