Mais informações sobre o “iPhone 8” — e até sobre o Apple Watch — são encontradas no sistema operacional do HomePod


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
01/08/2017 às 13:19

O HomePod (a caixa de som com poderes de assistente virtual da Apple que chegará ao mercado internacional no fim do ano) está com tudo!

O dispositivo é, nesta semana, o principal foco de desenvolvedores depois que uma atualização para ele pintou nos servidores da Maçã. Isso porque, ao investigar o firmware do aparelho, desenvolvedores estão encontrando diversas curiosidades/novidades não apenas sobre o HomePod em si mas sobre o próximo smartphone da Apple, o bendito “iPhone 8”.

Mockup do "iPhone 8"

Mockup do “iPhone 8”

Confira o que já cobrimos até agora aqui no site sobre o assunto:

Mas não parou por aí, não. O desenvolvedor Steven Troughton-Smith continuou procurando por novidades e encontrou bastante coisa. Mas antes de entrar nos detalhes, vale aqui uma menção para este tweet:

Eu garanto que há uma sala de guerra agora na Apple exibindo os seus tweets em tempo real em uma tela gigante.

Trata-se de Renaud Lienhart, ex-engenheiro iOS da Apple que saiu da empresa há pouco tempo1 — e que conhece bem como as coisas funcionam lá dentro. Como Steven T-S publica tudo o que acha nas entranhas dos sistemas da Maçã no Twitter, aparentemente a Apple está 100% ligada no que o desenvolvedor anda falando na rede.

Pois bem, vamos às novidades!

Nada de Touch ID?!

Pelo que tudo indica… eu não vi nada que sugira um Touch ID ultra-sônico abaixo do display. Parece não será neste ano. Podem riscar esse.

Eu diria que a novidade mais significativa (ou a falta dela) seria essa ausência de uma prova de um Touch ID implementado na tela do aparelho. Ao menos por enquanto, absolutamente nada sobre isso foi encontrado por Steven T-S, o que deixará muita gente preocupada pois as possibilidades se resumiriam a um Touch ID no botão de liga/desliga ou na parte traseira do aparelho; ou nada de Touch ID… e ponto final!

“Toque para ativar”

Parece que os novos iPhones podem suportar o “Toque para ativar”, tal como os Windows Phones/Lumias.

Muitos smartphones atualmente já contam com um recurso chamado “Toque para ativar”. O funcionamento é bem simples: toque na tela para que ela ative e você possa, de uma forma bem rápida e fácil, visualizar as informações no display.

Atualmente o iPhone conta com algo parecido, o “Levante para ativar”, em que você simplesmente levanta o iPhone da mesa ou tira do bolso e ele ativa a tela (com base na movimentação captada pelo sensor acelerômetro). Mas parece que a Apple implementará o “Toque para ativar” também nos “iPhones 7s/7s Plus/8”.

Nova barra de status

Reparem na silhueta do “iPhone 8”:

Desenho/ícone do novo iPhone

Com esse recorte na parte superior, é simplesmente impossível termos uma barra de status exatamente igual à que temos atualmente.

A nova barra de status parece muito mais complexa e poderosa em design, talvez até interativa.

Algumas strings relacionadas interessantes (acho que você deve ter visto isso).

Segundo Steven T-S, ela tem tudo para ser muito mais poderosa. Como ela será exatamente, ninguém sabe — mas até por conta do espaço (que será menor do que a atual e “dividido ao meio”), a Apple deve ter pensado numa forma de deixá-la atraente mesmo com esse recorte ali “atrapalhando” as coisas.

Podemos estar diante do típico caso que um problema acaba se tornando uma oportunidade para a empresa criar algo interessante. Veremos!

ARKit e Fotos

Com uma câmera potente como essa (com reconhecimento facial 3D), é claro que veremos novidades relacionadas ao ARKit e a Fotos.

Parece que o ARKit e o Fotos estão recebendo um monte de coisas novas ligadas à câmera de profundidade frontal, como ARFaceAncho.

Há também muitas novas referências à detecção de expressão facial.

Não sabemos ainda os detalhes, mas o brazuca Guilherme Rambo descobriu diversas novas referências a expressões como sorrisos, franzir as sobrancelhas, covinhas e mais.

Área funcional e botão de Início

Steven T-S disse ainda que, ao menos por enquanto, não há nada que sugira a tal da área de função no “iPhone 8”, levando-o a acreditar que teremos ali um espaço para uma tela padrão.

O botão de Início virtual parece ser apenas o “Indicador de casa” — parece que o sistema operacional não tem dúvidas sobre escondê-lo em certos contextos.

Sendo um botão virtual, faz todo sentido ele aparecer e desaparecer da tela de acordo com o conteúdo mostrado — ou seja, levando em consideração o contexto do sistema para fazer um aproveitamento ainda melhor do que deve ou não ser exibido na tela.

O teclado possui uma nova IU [interface de usuário] de “dock”. Poderia ser apenas um redesenho, mas eu gosto de pensar que [a Apple] moveu alguns botões (globo, microfone) para a área do botão de Início.

Além disso, é capaz de vermos um redesenho/rearrumação do teclado por conta dessa nova área funcional que ninguém sabe muito bem como funcionará.

Apple Watch

Acreditem: o firmware do HomePod trouxe novidades até mesmo relacionadas ao próximo Apple Watch, que deverá ser lançado pela Apple ainda neste ano!

Estou explorando o [arquivo] IPSW do HomePod e descobri algo que pode interessar, @parrots

Conforme podemos ver nas imagens, códigos trazem referências a monitoramento de esqui junto a algumas strings que descrevem itens como distância de esportes de neve, dados de esqui, tipo de atividade de treino, etc. Ou seja, vem coisa nova por aí — talvez relacionada à adição de algum novo sensor ao relógio ou apenas algo fruto de mais estudos da Apple realizados em seu impressionante laboratório.

·   •   ·

As novidades simplesmente não param de surgir. Vai sobrar pouca coisa para a Apple comentar no evento especial de apresentação do aparelho…

via 9to5Mac, MacRumors

Notas de rodapé

  1. De acordo com ele, por não concordar com o banimento de estrangeiros posto em prática pelo governo americano.
Posts relacionados
Comentários
  • Fabiano M. Aguilar

    Apple é inteligente mesmo né, nao duvido nada que soltou estes furos no firmware, so para descobrirem e ativar o interesse no proprio HomePod e iPhone. Olha o burburim que esta em cima deste HomePod, aumento ainda mais o interesse

  • Ué recurso. Tocar no display para ver notificações. Ao elevar o smartphone ele já faz isso. Veremos o que está propondo a Apple.

  • Ariel Marques

    Putaa boquinha de graxa esse HomePod hein

  • Luis Cesar

    Nesse ritmo teremos dos MM no Ar essa semana.

  • Sergio Luith

    Só eu que não tenho expectativas “nesse touth id” sob a tela ?

  • Sinto que tem alguma coisa que ta passando…vem novidade

  • Lucas Mateus

    Apple pode utilizar o 3D Touch para solucionar o recorte da barra de status, clicando com força poderemos visualizar mais opções a lá Applewatch

  • lordtux

    Rapaz, que vazamento ta sendo esse viu, hahauahaau.

  • Luiz Fernando

    Não acredito que a Apple inventou a ansiedade. Eu tô sedento pela Keynote desse ano, e pronto pela “Introducing” do iPhone 8 com uma trilha sonora épica e o Ive no fundo branco.
    Pra ser sincero eu tô esperando que a Apple lance um Portrait Mode 2.0 que utilize dos sensores infravermelhos traseiros pra arrumar as falhas do efeito boker perto do cabelo, será?

  • João Almeida

    Pelo visto a Apple vai saber aproveitar a telona nova melhor que algumas certas empresas hehe

  • Luiz Fernando

    E com a ajuda dos desenvolvedores a adaptação dos apps com certeza será muito veloz

  • Rogério

    E eu pensando em trocar meu Apple Watch 1, vou esperar o 3 então kkk, que venha Setembro agitar o mercado tecnológico.

  • Fabio Junior

    Haha verdade

  • Igor Silva Barros

    medo desse novo iPhone

  • 199X KID

    vamos lembrar que: é hora de comprar NADA da apple até a keynote

  • Perceva

    Mais um “vazamento” orquestrado pela central de inteligência da Apple.
    Vamos colocar isso aqui no SO do HomePod e ninguém nunca vai notar nada…
    Na próxima matéria ao invés de colocar “mais informações” poderia trocar pra “mais easter eggs sobre iPhone 8”.

  • Gustavo Zanandrea

    Acho que não precisa nem mais de keynote para anunciar o iPhone 8.

  • Eduardo Sandi

    Muito mais obvio chamar de iPhone 7s / 7s Plus e iPhone Pro. Seguindo outras linhas da Apple…

  • Marcos Perini

    Pelo contrário, vi promoções de iPhone 7 Plus de 256GB por R$ 3.200,00 no Submarino e FastShop. Para quem quer pagar menos, vale a pena.

  • Diogo Amaral

    O vídeo não rodou aqui

  • Eduardo De Oliveira Diniz

    Essa dúvida sobre o Touch ID tá me matando. Não acredito que com toda a experiência de vazamento ao longo dos anos, várias coisas sendo descobertas por causa de códigos escondidos, que a Apple deu esse mole. Esses rumores nada mais são do que detalhamentos de coisas que já sabiamos. Pra mim a Apple está guardando coisas a sete chaves pra Keynote e esses vazamentos são seletivos. Pra tirar uma febre do que o mercado ta achando e esperando do iPhone 8.

  • Principalmente pelo redesign do iOS 11, onde o ícone de fingerprint está lindo.

  • Claudio Cabaleiro

    Esse vazamento não parece proposital… Mas por que raios o firmware de uma caixa de som tem detalhes sobre iPhone e Watch?? Deixaram “sujeira” ao compilar uma versão especial de iOS?

  • Fábio Oliveira

    O HomePod roda iOS puro!

  • Parece que vai ficar do tamanho do Moto C plus. A conferir em Setembro…

  • Tiago Albuquerque

    Quase não temos rumores do 3. Esse foi o primeiro acho… você esquia muito?

  • Patrick Dill

    Até parece que isso iria vazar sem querer, a Apple vaza essas coisas só pra ficar mais na mídia, e acho que já da pra ter certeza que o Touch ID será sim por baixo da tela, mas nada melhor que desmentir isso pras pessoas terem uma surpresa no evento.

  • Patrick Dill

    Se chegar mais caro que um iPad Pro é loucura.

  •  lover

    Capaz dela deixar pra por o Touch ID no código do iOS só na versão final.

  •  lover

    Acho que ela vai implementar o Touch ID só na versão final, pra ninguém saber se è na tela ou não.

  •  lover

    Acho que ela só vai implementar ele na GM.

  • Rogério

    Na verdade nunca esquiei, mas quero uma bateria melhor principalmente, e não vejo motivo pra troca faltando menos de 2 meses para um possível lançamento, então vamos aguardar

  • Alguem sabe por que diabos todo mundo falando do iPhone 8 e não do iPhone 7s ?

  • Porque não tem muito o que falar do “7s”.

  • Mais rafa eles vão pular a nomenclatura ou esse iPhone ai é só o de 2018 ?

  • Ah, não sabia que você não tinha acompanhado nenhum rumor dos últimos meses.

    Já é “certo” que a Apple vai lançar este ano tanto “iPhones 7s/7s Plus” quanto o “iPhone 8” (ou como quer que ela vá chamá-lo). É tudo para 2017.

  • Ahh sim, foi uma dúvida que surgiu é que estou segurando um dinheiro para comprar esse iPhone ai, a previsão é lançar juntos em setembro ? ta muito estranho isso, bem setembro vamos saber espero eu…

  • A previsão é que todos sejam anunciados em setembro, mas há rumores de que o “iPhone 8” demore um pouquinho mais para chegar ao mercado de fato — quem sabe outubro ou novembro. Mas são só rumores.

  • Obrigado rafa, seria legal colocar essas informações em uma matéria assim, que ai deixa os desinformados como eu informados HAHAH, abração !

  • Também penso isso.

  • Dahmas Dahmas

    boa!

  • Dahmas Dahmas

    Kkkkkkkkkkkkkk!!! “Você esquia muito?” Kkkkkkkkkkkkkkkk! Nem sei porque eu tô rindo…

  • Pedro S

    Não deve chegar caro eu acho, talvez uma diferença de +-700 em relação com o preço do 7

  • Junax Joe

    ate U$1000 tudo bem, mais que isso é loucura

  • Jhon

    Tenta usar o 3D Touch na barra de tarefas do seu iPhone pra experimentar, a usabilidade seria terrível. Ainda mais nesse novo iPhone que ela vai ser ainda mais na ponta do aparelho, fazer esse movimento segurando o celular com uma mão ia ser um desastre.

  • Cássio Teixeira

    Não imagino ela fazendo esse movimento todo pra rumorar a saída do Touch id e depois confimar. Acho que ele sai de vez mesmo.
    Não teve nada que vazou que ela fez questão de mudar, imagina a cadeia de produção como deve estar nesse momento pra ela vazar um sistema sem presença do touch pra depois incluir ele… muita manobra pra pouca coisa

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: