Mais informações sobre o “iPhone 8” — e até sobre o Apple Watch — são encontradas no sistema operacional do HomePod


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
01/08/2017 às 13:19

O HomePod (a caixa de som com poderes de assistente virtual da Apple que chegará ao mercado internacional no fim do ano) está com tudo!

O dispositivo é, nesta semana, o principal foco de desenvolvedores depois que uma atualização para ele pintou nos servidores da Maçã. Isso porque, ao investigar o firmware do aparelho, desenvolvedores estão encontrando diversas curiosidades/novidades não apenas sobre o HomePod em si mas sobre o próximo smartphone da Apple, o bendito “iPhone 8”.

Mockup do "iPhone 8"

Mockup do “iPhone 8”

Confira o que já cobrimos até agora aqui no site sobre o assunto:

Mas não parou por aí, não. O desenvolvedor Steven Troughton-Smith continuou procurando por novidades e encontrou bastante coisa. Mas antes de entrar nos detalhes, vale aqui uma menção para este tweet:

Eu garanto que há uma sala de guerra agora na Apple exibindo os seus tweets em tempo real em uma tela gigante.

Trata-se de Renaud Lienhart, ex-engenheiro iOS da Apple que saiu da empresa há pouco tempo1 — e que conhece bem como as coisas funcionam lá dentro. Como Steven T-S publica tudo o que acha nas entranhas dos sistemas da Maçã no Twitter, aparentemente a Apple está 100% ligada no que o desenvolvedor anda falando na rede.

Pois bem, vamos às novidades!

Nada de Touch ID?!

Pelo que tudo indica… eu não vi nada que sugira um Touch ID ultra-sônico abaixo do display. Parece não será neste ano. Podem riscar esse.

Eu diria que a novidade mais significativa (ou a falta dela) seria essa ausência de uma prova de um Touch ID implementado na tela do aparelho. Ao menos por enquanto, absolutamente nada sobre isso foi encontrado por Steven T-S, o que deixará muita gente preocupada pois as possibilidades se resumiriam a um Touch ID no botão de liga/desliga ou na parte traseira do aparelho; ou nada de Touch ID… e ponto final!

“Toque para ativar”

Parece que os novos iPhones podem suportar o “Toque para ativar”, tal como os Windows Phones/Lumias.

Muitos smartphones atualmente já contam com um recurso chamado “Toque para ativar”. O funcionamento é bem simples: toque na tela para que ela ative e você possa, de uma forma bem rápida e fácil, visualizar as informações no display.

Atualmente o iPhone conta com algo parecido, o “Levante para ativar”, em que você simplesmente levanta o iPhone da mesa ou tira do bolso e ele ativa a tela (com base na movimentação captada pelo sensor acelerômetro). Mas parece que a Apple implementará o “Toque para ativar” também nos “iPhones 7s/7s Plus/8”.

Nova barra de status

Reparem na silhueta do “iPhone 8”:

Desenho/ícone do novo iPhone

Com esse recorte na parte superior, é simplesmente impossível termos uma barra de status exatamente igual à que temos atualmente.

A nova barra de status parece muito mais complexa e poderosa em design, talvez até interativa.

Algumas strings relacionadas interessantes (acho que você deve ter visto isso).

Segundo Steven T-S, ela tem tudo para ser muito mais poderosa. Como ela será exatamente, ninguém sabe — mas até por conta do espaço (que será menor do que a atual e “dividido ao meio”), a Apple deve ter pensado numa forma de deixá-la atraente mesmo com esse recorte ali “atrapalhando” as coisas.

Podemos estar diante do típico caso que um problema acaba se tornando uma oportunidade para a empresa criar algo interessante. Veremos!

ARKit e Fotos

Com uma câmera potente como essa (com reconhecimento facial 3D), é claro que veremos novidades relacionadas ao ARKit e a Fotos.

Parece que o ARKit e o Fotos estão recebendo um monte de coisas novas ligadas à câmera de profundidade frontal, como ARFaceAncho.

Há também muitas novas referências à detecção de expressão facial.

Não sabemos ainda os detalhes, mas o brazuca Guilherme Rambo descobriu diversas novas referências a expressões como sorrisos, franzir as sobrancelhas, covinhas e mais.

Área funcional e botão de Início

Steven T-S disse ainda que, ao menos por enquanto, não há nada que sugira a tal da área de função no “iPhone 8”, levando-o a acreditar que teremos ali um espaço para uma tela padrão.

O botão de Início virtual parece ser apenas o “Indicador de casa” — parece que o sistema operacional não tem dúvidas sobre escondê-lo em certos contextos.

Sendo um botão virtual, faz todo sentido ele aparecer e desaparecer da tela de acordo com o conteúdo mostrado — ou seja, levando em consideração o contexto do sistema para fazer um aproveitamento ainda melhor do que deve ou não ser exibido na tela.

O teclado possui uma nova IU [interface de usuário] de “dock”. Poderia ser apenas um redesenho, mas eu gosto de pensar que [a Apple] moveu alguns botões (globo, microfone) para a área do botão de Início.

Além disso, é capaz de vermos um redesenho/rearrumação do teclado por conta dessa nova área funcional que ninguém sabe muito bem como funcionará.

Apple Watch

Acreditem: o firmware do HomePod trouxe novidades até mesmo relacionadas ao próximo Apple Watch, que deverá ser lançado pela Apple ainda neste ano!

Estou explorando o [arquivo] IPSW do HomePod e descobri algo que pode interessar, @parrots

Conforme podemos ver nas imagens, códigos trazem referências a monitoramento de esqui junto a algumas strings que descrevem itens como distância de esportes de neve, dados de esqui, tipo de atividade de treino, etc. Ou seja, vem coisa nova por aí — talvez relacionada à adição de algum novo sensor ao relógio ou apenas algo fruto de mais estudos da Apple realizados em seu impressionante laboratório.

·   •   ·

As novidades simplesmente não param de surgir. Vai sobrar pouca coisa para a Apple comentar no evento especial de apresentação do aparelho…

via 9to5Mac, MacRumors

Notas de rodapé

  1. De acordo com ele, por não concordar com o banimento de estrangeiros posto em prática pelo governo americano.
Posts relacionados
Comentários
  • Fabiano M. Aguilar

    Apple é inteligente mesmo né, nao duvido nada que soltou estes furos no firmware, so para descobrirem e ativar o interesse no proprio HomePod e iPhone. Olha o burburim que esta em cima deste HomePod, aumento ainda mais o interesse

  • Ué recurso. Tocar no display para ver notificações. Ao elevar o smartphone ele já faz isso. Veremos o que está propondo a Apple.

  • Ariel Marques

    Putaa boquinha de graxa esse HomePod hein

  • Luis Cesar

    Nesse ritmo teremos dos MM no Ar essa semana.

  • Sergio Luith

    Só eu que não tenho expectativas “nesse touth id” sob a tela ?

  • Sinto que tem alguma coisa que ta passando…vem novidade

  • Lucas Mateus

    Apple pode utilizar o 3D Touch para solucionar o recorte da barra de status, clicando com força poderemos visualizar mais opções a lá Applewatch

  • lordtux

    Rapaz, que vazamento ta sendo esse viu, hahauahaau.

  • Luiz Fernando

    Não acredito que a Apple inventou a ansiedade. Eu tô sedento pela Keynote desse ano, e pronto pela “Introducing” do iPhone 8 com uma trilha sonora épica e o Ive no fundo branco.
    Pra ser sincero eu tô esperando que a Apple lance um Portrait Mode 2.0 que utilize dos sensores infravermelhos traseiros pra arrumar as falhas do efeito boker perto do cabelo, será?

  • João Almeida

    Pelo visto a Apple vai saber aproveitar a telona nova melhor que algumas certas empresas hehe

  • Luiz Fernando

    E com a ajuda dos desenvolvedores a adaptação dos apps com certeza será muito veloz

  • Rogério

    E eu pensando em trocar meu Apple Watch 1, vou esperar o 3 então kkk, que venha Setembro agitar o mercado tecnológico.

  • Fabio Junior

    Haha verdade

  • Igor Silva Barros

    medo desse novo iPhone

  • 199X KID

    vamos lembrar que: é hora de comprar NADA da apple até a keynote

  • Perceva

    Mais um “vazamento” orquestrado pela central de inteligência da Apple.
    Vamos colocar isso aqui no SO do HomePod e ninguém nunca vai notar nada…
    Na próxima matéria ao invés de colocar “mais informações” poderia trocar pra “mais easter eggs sobre iPhone 8”.

  • Gustavo Zanandrea

    Acho que não precisa nem mais de keynote para anunciar o iPhone 8.

  • Eduardo Sandi

    Muito mais obvio chamar de iPhone 7s / 7s Plus e iPhone Pro. Seguindo outras linhas da Apple…

  • Marcos Perini

    Pelo contrário, vi promoções de iPhone 7 Plus de 256GB por R$ 3.200,00 no Submarino e FastShop. Para quem quer pagar menos, vale a pena.

  • Diogo Amaral

    O vídeo não rodou aqui

  • Eduardo De Oliveira Diniz

    Essa dúvida sobre o Touch ID tá me matando. Não acredito que com toda a experiência de vazamento ao longo dos anos, várias coisas sendo descobertas por causa de códigos escondidos, que a Apple deu esse mole. Esses rumores nada mais são do que detalhamentos de coisas que já sabiamos. Pra mim a Apple está guardando coisas a sete chaves pra Keynote e esses vazamentos são seletivos. Pra tirar uma febre do que o mercado ta achando e esperando do iPhone 8.

  • Principalmente pelo redesign do iOS 11, onde o ícone de fingerprint está lindo.

  • Claudio Cabaleiro

    Esse vazamento não parece proposital… Mas por que raios o firmware de uma caixa de som tem detalhes sobre iPhone e Watch?? Deixaram “sujeira” ao compilar uma versão especial de iOS?

  • Fábio Oliveira

    O HomePod roda iOS puro!

  • Parece que vai ficar do tamanho do Moto C plus. A conferir em Setembro…

  • Tiago Albuquerque

    Quase não temos rumores do 3. Esse foi o primeiro acho… você esquia muito?

  • Patrick Dill

    Até parece que isso iria vazar sem querer, a Apple vaza essas coisas só pra ficar mais na mídia, e acho que já da pra ter certeza que o Touch ID será sim por baixo da tela, mas nada melhor que desmentir isso pras pessoas terem uma surpresa no evento.

  • Patrick Dill

    Se chegar mais caro que um iPad Pro é loucura.

  •  lover

    Capaz dela deixar pra por o Touch ID no código do iOS só na versão final.

  •  lover

    Acho que ela vai implementar o Touch ID só na versão final, pra ninguém saber se è na tela ou não.

  •  lover

    Acho que ela só vai implementar ele na GM.

  • Rogério

    Na verdade nunca esquiei, mas quero uma bateria melhor principalmente, e não vejo motivo pra troca faltando menos de 2 meses para um possível lançamento, então vamos aguardar

  • Alguem sabe por que diabos todo mundo falando do iPhone 8 e não do iPhone 7s ?

  • Porque não tem muito o que falar do “7s”.

  • Mais rafa eles vão pular a nomenclatura ou esse iPhone ai é só o de 2018 ?

  • Ah, não sabia que você não tinha acompanhado nenhum rumor dos últimos meses.

    Já é “certo” que a Apple vai lançar este ano tanto “iPhones 7s/7s Plus” quanto o “iPhone 8” (ou como quer que ela vá chamá-lo). É tudo para 2017.

  • Ahh sim, foi uma dúvida que surgiu é que estou segurando um dinheiro para comprar esse iPhone ai, a previsão é lançar juntos em setembro ? ta muito estranho isso, bem setembro vamos saber espero eu…

  • A previsão é que todos sejam anunciados em setembro, mas há rumores de que o “iPhone 8” demore um pouquinho mais para chegar ao mercado de fato — quem sabe outubro ou novembro. Mas são só rumores.

  • Obrigado rafa, seria legal colocar essas informações em uma matéria assim, que ai deixa os desinformados como eu informados HAHAH, abração !

  • Também penso isso.

  • Dahmas Dahmas

    boa!

  • Dahmas Dahmas

    Kkkkkkkkkkkkkk!!! “Você esquia muito?” Kkkkkkkkkkkkkkkk! Nem sei porque eu tô rindo…

  • Pedro S

    Não deve chegar caro eu acho, talvez uma diferença de +-700 em relação com o preço do 7

  • Junax Joe

    ate U$1000 tudo bem, mais que isso é loucura

  • Jhon

    Tenta usar o 3D Touch na barra de tarefas do seu iPhone pra experimentar, a usabilidade seria terrível. Ainda mais nesse novo iPhone que ela vai ser ainda mais na ponta do aparelho, fazer esse movimento segurando o celular com uma mão ia ser um desastre.

  • Cássio Teixeira

    Não imagino ela fazendo esse movimento todo pra rumorar a saída do Touch id e depois confimar. Acho que ele sai de vez mesmo.
    Não teve nada que vazou que ela fez questão de mudar, imagina a cadeia de produção como deve estar nesse momento pra ela vazar um sistema sem presença do touch pra depois incluir ele… muita manobra pra pouca coisa


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: