Apple estaria experimentando diversos protótipos de óculos de realidade aumentada


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
04/08/2017 às 20:39

O interesse da Apple pelas tecnologias de realidade aumentada (augmented reality, ou AR) sempre foi absolutamente público e ganhou o mundo com a introdução do ARKit na última Worldwide Developers Conference (WWDC). A plataforma de desenvolvimento já está em pleno vapor nas mãos dos desenvolvedores e promete usos absolutamente impressionantes quando o grande público puder colocar as mãos no iOS 11, seu maior porta-voz.

Um aspecto, entretanto, não tem sido considerado quando falamos de realidade aumentada em Cupertino: óculos. Este é um elemento importante para a experiência mais imersiva possível na tecnologia, mas, desde a (quase) morte do Google Glass, poucas empresas de tecnologia — incluindo a Maçã — têm evitado tocar no assunto.

Bom, de acordo com o Financial Times1, pode ser que tenhamos boas notícias em relação a isso muito em breve. O jornal, que tem boas fontes dentro de Cupertino, afirmou hoje que a Apple estaria trabalhando em muitos tipos diferentes de protótipos de óculos para realidade aumentada, muito embora a visão final de como seria este produto ainda não esteja totalmente definida entre os engenheiros da companhia.

Óculos Spectacles, do Snapchat

Óculos Spectacles, do Snapchat

Por exemplo: embora alguns destes protótipos incluam telas de projeção, que exibem o conteúdo diretamente nos olhos do usuário, existe um grupo de engenheiros dentro de Cupertino que defende a escolha por um dispositivo dotado somente de uma ou mais câmeras, na verve do Spectacles, do Snapchat. Tal aparelho teria como “tela” principal o iPhone/iPad, relegando aos óculos somente o lugar dos “olhos” da tecnologia.

Se esse for o caminho escolhido pela Apple, o dispositivo poderia ser mais um acessório do que um produto “completo” — pense num Apple Pencil (que obrigatoriamente precisa de um iPad Pro para funcionar) em vez de, digamos, um Apple Watch (que tem suas funções expandidas com um iPhone, mas também pode funcionar sozinho — e é bem mais caro).

De qualquer forma, considerando que nem a própria Apple sabe ainda qual caminho seguir, o palpite geral é que ainda teremos alguns anos antes de vermos esta ideia saindo do papel (se é, claro, que isso acontecerá). E isso é bom: é o tempo que a tecnologia poderá ter para se desenvolver e tornar-se mais natural na mente dos consumidores.

O que vocês acham?

via MacRumors

Notas de rodapé

  1. Matéria fechada para assinantes.
Posts relacionados
Comentários
  •  lover

    Faz um tempo vazou um rumor de que a Apple lançaria um óculos ano que vem, e saiu um rumor de que ela estaria em faze de testes por engenheiros um produto que emitia feixes de luz nos olhos, pode ser o apple óculos sendo testado… quem sabe dentro de uns 2 anos tenhamos algo concreto.

  • Rodrigo Gomes da Silva

    Falando no ARKit, só eu q senti falta de algo do tipo? Os demos q estao aparecendo são impressionantes, mas são de videos não da sua visão e sim do celular… a maior parte dos demos q fizeram, perde um pouco de sentido se vc tiver de ficar olhando na tela do celular para ter o efeito

  • Tenho um Spectacles, é um produto impecável, dá gosto de ver a tecnologia tão bem empregada no óculos e até o sistema de carregamento dentro da caixa. Mas o resultado final é bem fraco. Empolga na 1a semana, depois os vídeos recortados redondo limitam, as possibilidades de uso são nulas!! Um hardware excelente muito mal aproveitado.

    Acho que se a Apple ir no mesmo caminho do Spectacles, vai saber explorar bem mais. Mas mesmo assim é MUITO LIMITADO. Vou na linha de raciocínio do Google Glass, que a Alphabet não se aguentou e trouxe antes do tempo sem saber o que fazer com ele, cheio de bugs e mal aproveitado. A Apple mesmo falou mal. Agora 5 anos depois, com mais tecnologia e sabendo aplicar um uso bem pensado, não tenho dúvida que a AR iria para outro patamar!! https://uploads.disquscdn.com/images/8189ca5fbcecca7f39f05a88ab3d3ad19e2aa174f60311a5c1ded21f0d5600ae.jpg

  • Samir

    Para mim óculos ideal seria um que eu posso andar direito com ele, como eu uso óculos teria que substituir os de correção. Fora isso ainda não me interessa, fica mais como hobby.

  • Mas realidade aumentada é isso mesmo, você apontar a câmera para algum lugar e criar interações ali. O que você quer é realidade virtual, e isso só é possível com um dispositivo específico pra isso (como um óculos igual menciona a matéria, por exemplo).

  • Rodrigo Gomes da Silva

    A definição de realidade aumentada é ter elementos virtuais “aumentando” oq vc tem na realidade, enq a virtual eh algo totalmente criado/virtual.
    Esses oculos, como o do google, como o hololens da microsoft, como esse o arkit no celular, são todos realidade aumentada, mas os outros fora do celular te dão uma possibilidade maior de interagir com o ambiente do q simplesmente a tela do celular q tem campo de interacao e visao limitada.
    Vc ver so pela visão do celular perde um pouco do termo “realidade” por ser bem dificil de vc aceitar oq vc ver na camera da telinha como realidade por estar vendo oq esta no mesmo lugar de modo simultaneo por traz do celular

  • Paulo Magrani

    Facilitaria muito mesmo… nem que seja aquele esquema tipo boné que espelha a tela do iPhone em um visor … mas é meio exdrúxulo… pesado etc… nada Cool e ergonômico
    O lance seria investir em um óculos translúcido mesmo

  • paulobr

    Desde a última WWDC acho que ficou bem óbvio que a Apple está de olho em óculos de realidade virtual. Se ela irá lançar um eu não sei, mas tenho certeza que estão analisando esses óculos por lá! 😉


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: